Ouvindo...

Boca-ARG pede para torcida não cometer atos racistas em jogos da Sul-Americana

Clube terá que jogar com La Bombonera com parte da arquibancada fechada no início da ‘Sula’ por causa de insultos racistas na semifinal da Libertadores de 2023

Torcedor do Boca Juniors mostrou celular com palavra “macaco” para palmeirenses na Bombonera

Em um comunicado, a diretoria do Boca Juniors iniciou uma campanha contra atos racistas em seus jogos na Copa Sul-Americana. A iniciativa faz parte da punição que o clube levou por causa de flagras de racismo no primeiro jogo da semifinal da Libertadores passada, contra o Palmeiras, em 28 de setembro de 2023.

Na punição pelo Comitê Disciplinar da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), o Boca recebeu uma multa de US$ 100 mil (R$ 505 mil) e ficará com parte do setor Sul do seu estádio, La Bombonera, em Buenos Aires, interditado. Serão cerca de 2.900 assentos liberados na área. Também será preciso exibir uma faixa com a frase “chega de racismo”.

O Boca estreia em casa na Sul-Americana nesta terça-feira (9), contra o Sportivo Trinidense (PAR), às 21h (de Brasília). Na estreia o time empatou em Potosí, na Bolívia, por 0 a 0 contra o Nacional. O Fortaleza está neste grupo da ‘Sula’, o D, e jogará em La Bombonera no dia 15 de maio.

No comunicado, a direção do Boca explica a seus torcedores a sanção e pede colaboração para que novas punições não sejam impostas pela Conmebol.

Duas imagens do confronto contra o Palmeiras, enviadas pela direção do clube brasileiro, foram usadas pela Conmebol como provas dos atos racistas: um homem que mostrava a palavra “macaco” escrito em um celular, e outro que imitava um macaco.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.