Ouvindo...

Inter vence o Nacional fora de casa e se recupera na Libertadores

Ricardo Mathias e Aguirre marcaram os gols do Colorado contra o time uruguaio nesta quinta-feira, pela 5ª rodada da fase de grupos da competição continental

Ricardo Mathias abriu o placar para o Inter

Pressionado a vencer, o Inter conseguiu bater o Nacional-URU por 2 a 0 nesta quinta-feira (15), pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.

Os gols no Estádio Gran Parque Central, em Montevidéu, foram marcados por Ricardo Mathias no fim do primeiro tempo e por Aguirre no último lance da segunda etapa.

Com o resultado, o Colorado ultrapassou o Bahia e assumiu a segunda colocação do Grupo F, com oito pontos. Na última rodada marcada para as 19h (de Brasília) de 28 de maio, o time gaúcho precisa de um empate contra o Esquadrão de Aço para avançar às oitavas.

O Nacional, por sua vez, ficou com quatro pontos e está eliminado na Libertadores. O time uruguaio ainda busca uma vaga na Sul-Americana, caso fique em terceiro lugar da chave.

Como foi o jogo

A etapa inicial foi morna e com poucas oportunidades para ambos os lados. Mesmo assim, cada time marcou um gol impedido e anulado — além da abertura de placar por parte do time gaúcho.

Logo no primeiro minuto, Nico López, ex-Inter e atualmente no Nacional, ficou na cara de Anthoni e abriu o placar. Porém, estava em posição irregular e o impedimento foi assinalado.

Aos 42, foi a vez de Thiago Maia balançar a rede estando à frente da linha defensiva. O volante fez o gol de cabeça, mas o auxiliar levantou a bandeira.

Inter abre o placar no Uruguai

No início dos acréscimos, Alan Patrick começou uma jogada que terminou no cruzamento de Aguirre para Ricardo Mathias. O jovem de apenas 18 anos aproveitou a oportunidade e colocou a bola no fundo do gol: 1 a 0 para o Inter.

Este é a primeira partida que o atacante começa entre os titulares, e mostrou sua estrela (além do ‘dedo’ de Roger Machado).

Segundo tempo

A primeira chance na etapa complementar surgiu com o autor do primeiro gol colorado. Aos 2 minutos, Ricardo Mathias driblou o marcador e chutou cruzado para fora.

Com oito, Nico López limpou a marcação do Inter e mandou uma bomba no travessão, muito perigosa.

O camisa 7 apareceu novamente aos 24, chutando de dentro da área para fora, com desvio.

Aos 31, o Colorado teve duas oportunidades para amplicar o placar. Primeiro com Bernabei, depois com Gustavo Prado. Ambos chutaram cruzado pelo lado esquerdo e viram Mejía defender.

O Nacional tentou um ‘abafa’ na reta final de jogo. Muitos escanteios foram cobrados e afastados pela defesa do Inter.

Com 37, Anthoni passou para Fernando na cobrança de tiro de meta, e o volante perdeu a bola. Petit ficou na cara do gol, mas Anthoni saiu bem e agarrou a bola. Susto enorme para a torcida colorada.

Gustavo Prado teve a chance de ‘matar’ o jogo aos 43 minutos do segundo tempo. O camisa 47 recebeu de Lucca, ficou na cara do gol e chutou para fora ao tentar tirar do goleiro Mejía.

Nos acréscimos, Otero, ex- Atlético, cobrou uma falta no travessão de Anthoni.

Inter amplia no último lance

Apesar do susto e da grande pressão do Nacional, o Inter conseguiu um contra-ataque com Aguirre, que driblou o goleiro e entrou com bola e tudo: 2 a 0, placar final.

O lateral-direito marcou o gol e concedeu uma assistência na partida, se consolidando como o grande nome do time gaúcho na noite de quinta-feira.

Nacional 0 x 2 Internacional

Nacional

Mejía; Morales, Coates (Calione, 37 1ºT), Milán e Báez (Herazo, 23 2ºT); Oliva, Boggio (Otero, 29 2ºT), Pereyra (Petit, intervalo) e Villalba; Romero (Recopa, intervalo) e Nico López. Técnico: Pablo Peirano.

Internacional

Anthoni; Aguirre, Vitão, Victor Gabriel (Juninho, 16 2ºT) e Bernabei; Fernando, Bruno Henrique (Gustavo Prado, 16 2ºT), Thiago Maia (Ronaldo, 6 2ºT) e Alan Patrick; Wesley (Lucca, 28 2ºT) e Ricardo Mathias (Bruno Tabata, 16 2ºT). Técnico: Roger Machado.

Motivo: 5ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores 2025
Data e horário: 15 de maio (quinta-feira) de 2025, às 19h (de Brasília)
Local: Estádio Gran Parque Central, em Montevidéu, no Uruguai

Árbitro: Piero Maza (CHI)
Auxiliares: Claudio Urrutia (CHI) e Alejandro Molina (CHI)
Árbitro de vídeo: Carlos Orbe (EQU)

Gols:
Ricardo Mathias (45min 1ºT), Aguirre (51min 2ºT), do Inter

Cartões amarelos:
Victor Gabriel (25min 1ºT), do Inter

Leia também

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduando em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.