Ouvindo...

São Paulo vence Libertad fora e assume liderança do grupo na Libertadores

Lucas Ferreira e André Silva anotaram os gols tricolores

Lucas Ferreira foi um dos autores dos gols do Tricolor

O São Paulo venceu o Libertad-PAR por 2 a 0 nesta quarta-feira (23), no Estádio Tigo La Huerta, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.

O garoto Lucas Ferreira entrou no segundo tempo e abriu o placar, fazendo seu primeiro gol na equipe profissional. André Silva também balançou as redes na etapa complementar.

Com o resultado, o Tricolor desbancou o Libertad e assumiu a liderança do Grupo D, com sete pontos conquistados. Alianza Lima-PER (3º) e Talleres-ARG (4º) completam a chave.

O próximo adversário do São Paulo é o Ceará, neste sábado (26), pelo Campeonato Brasileiro. Na semana seguinte, o time encara o Náutico, no Morumbis, pelo primeiro jogo da terceira fase da Copa do Brasil.

São Paulo e Libertad fazem primeiro tempo “morno”

O São Paulo tomou iniciativa de pressionar no campo de defesa do Libertad, mesmo fora de casa. Aproveitando as entrelinhas, o Tricolor permaneceu com a bola no campo ofensivo por mais tempo, mas não tinha objetividade para buscar passes verticais e criar oportunidades de gol.

A melhor chance ocorreu em “bate e rebate”, e a bola sobrou para Marcos Antônio, que cruzou rasteiro para André Silva. Praticamente embaixo do gol, o centroavante finalizou por cima, sem goleiro, mas foi marcado impedimento.

Zubeldía mexe, e Tricolor aumenta o ritmo

No intervalo, o técnico Luis Zubeldía decidiu colocar mais um jogador no campo de ataque e promoveu a entrada de Lucas Ferreira na vaga do ala Cédric. Depois, Luciano substituiu Alves. O São Paulo aumentou o ritmo ofensivo e chegou ao gol após as trocas: Luciano armou contra-ataque, André Silva abriu na ponta, Lucas Ferreira arrancou, finalizou e abriu o placar.

Libertad perde pênalti e pressiona

Na sequência do gol são-paulino, após revisão no VAR, o árbitro assinalou pênalti em lance que a bola resvalou na mão de Wendell. Um dos artilheiros do Libertad na temporada, Lorenzo Melgarejo tomou pouca distância e finalizou a penalidade no travessão.

Como Zubeldía fez trocas ofensivas, o São Paulo ficou exposto diante da pressão do Libertad, que se lançou para buscar o empate. O Tricolor contou com intervenções fundamentais do goleiro Rafael. Em contra-ataque, a equipe de Zubeldía tinha espaço para aumentar o placar e assim fez: Lucas Ferreira abriu para Ferraresi, que cruzou para André Silva fechar o placar.

Libertad 0 x 2 São Paulo

Escalação do Libertad

Rodrigo Morínigo; Martín Cáceres, Diego Viera, Néstor Giménez e Matías Espinoza; Campuzano, Caballero, Melgarejo e Marcelo Fernández (Alcaraz), Óscar Cardozo (Aguilar) e Iván Franco (Fretes). Técnico: Sergio Aquino.

Escalação do São Paulo

Rafael; Cédric (Lucas Ferreira), Ferraresi, Ruan, Alan Franco e Wendell (Enzo Díaz); Alisson, Marcos Antônio (Bobadilla) e Alves (Luciano); Ferreirinha (Sabino) e André Silva. Técnico: Luis Zubeldía.

Leia também

Gols

  • Lucas Ferreira (16 minutos/2ºT)
  • André Silva (37 minutos/2ºT)

Cartões amarelos

  • Melgarejo e Caballero (Libertad); Marcos Antônio e André Silva (São Paulo)

Cartões vermelhos

  • Motivo: Terceira rodada da fase de grupos da Libertadores
  • Data e hora: 23 de abril de 2025 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
  • Local: Estádio Tigo La Huerta, no Paraguai
  • Árbitro: Cristian Garay (CHI)
  • Auxiliares: Jose Retamal (CHI) e Alan Sandoval (CHI)
  • VAR: Rodrigo Carvajal (CHI)
Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.