Ouvindo...

Palmeiras e Del Valle fazem protesto contra o racismo antes de partida da Libertadores; veja

Equipes realizaram protesto simbólico antes da partida pela Libertadores Sub-20 em resposta aos ataques racistas sofridos pelo atacante Luighi, do Palmeiras

Equipes realizaram protesto simbólico antes da partida pela Libertadores Sub-20 em resposta aos ataques racistas sofridos pelo atacante do Palmeiras

Na noite deste domingo (9 de março), a equipe Sub-20 do Palmeiras enfrentou o Independiente del Valle-EQU, no Estádio Gunther Vogel, no Paraguai, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores Sub-20.

Antes do início da partida, os jogadores das duas equipes realizaram um protesto simbólico em apoio ao atacante Luighi, vítima de ataques racistas durante o confronto contra o Cerro Porteño.

Os atletas formaram um círculo no gramado e, com o punho cerrado, manifestaram sua indignação contra os atos de racismo, reforçando a luta por igualdade e respeito no futebol.

Entenda o caso

O episódio de racismo ocorreu durante a partida entre Palmeiras e Cerro Porteño, quando torcedores paraguaios proferiram insultos racistas contra jogadores brasileiros.

Durante o segundo tempo, um torcedor, segurando uma criança no colo, fez gestos de imitação de macaco em direção a Figueiredo, jogador do Palmeiras. Pouco depois, Luighi relatou ter sido chamado de “macaco” por outro torcedor. Emocionado e indignado, o atacante chorou no banco de reservas.

O caso ganhou ainda mais repercussão após a forte declaração de Luighi durante uma entrevista pós-jogo. Visivelmente abalado, ele questionou a falta de interesse da imprensa em abordar o caso de racismo:

“Não, não. É sério isso? Vocês não vão me perguntar sobre o ato de racismo que ocorreu hoje comigo? É sério? Até quando vamos passar por isso? Me fala, até quando? O que fizeram comigo é crime, não vai perguntar sobre isso?”, desabafou Luighi.

Próximo compromisso

O Palmeiras, líder do Grupo C da competição, está classificado a semifinal e irá enfrentar o Belgrano na próxima fase da Libertadores, em partida marcada par a aproxima quinta-feira (13), em local e horários a serem definidos.

*Em colaboração com o portal Itatiaia Esporte

Leia também

André Stehling escreve em colaboração com o portal Itatiaia Esporte