Ouvindo...

Veja a cidade que pode receber a final da Copa Libertadores de 2025

Montevidéu, no Uruguai, foi único local que até agora se apresentou oficialmente como candidato; Medellín, na Colômbia, manifestou interesse

Montevidéu, no Uruguai, oficializou candidatura para receber a final da Copa Libertadores de 2025 no estádio Centenário. A decisão está marcada para 29 de novembro do ano que vem.

Por enquanto é a única cidade que apresentou oficialmente interesse em receber a partida. Representantes de Medellín, na Colômbia, fizeram uma sondagem.

O estádio Centenário já foi sede de uma final em jogo único da Libertadores, em 2021. O Palmeiras venceu o Flamengo por 2 a 1, na prorrogação, e conquistou o tricampeonato. Mais de 45 mil pessoas estiveram presentes na arena.

A direção da Conmebol vê com bons olhos repetir a final em Montevidéu, mas vai aguardar o início de 2025 para uma definição, que precisa ser feita em reunião do Conselho (grupo formado pelo presidente da confederação, Alejandro Dominguez, e os presidentes das dez associações filiadas, incluindo Ednaldo Rodrigues, o chefão da CBF).

Formato adotado em 2019, a final em jogo único já foi disputada duas vezes no Maracanã, no Rio, uma delas, em 2020, entre Palmeiras e Santos, sem torcedores por causa da pandemia de Covid-19. O Verdão venceu por 1 a 0. Em 2023, o Fluminense, jogando em casa, bateu o Boca Juniors-ARG por 2 a 1 e levou sua primeira taça.

Em 2019, o estádio Monumental de Lima, no Peru, foi palco dos 2 a 1 do Flamengo sobre o River Plate-ARG e outro Monumental, o de Guayaquil, no Equador, foi sede da decisão de 2022, quando o Rubro-Negro carioca bateu o Athletico-PR por 1 a 0.

A decisão de 2024 foi no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, na Argentina, em mais uma final brasileira, desta vez entre Atlético e Botafogo. Os cariocas fizeram 3 a 1.

A Sul-Americana de 2025 já tem sede definida: Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, receberá a partida no dia 22 de novembro do ano que vem.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais