A direção da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) definiu o Paraguai como sede da Copa Libertadores Feminina de 2024. O torneio será disputado de 3 a 19 de outubro, e os estádios que receberão as partidas ainda serão anunciados. Inicialmente o torneio seria no Uruguai, mas a federação local abriu mão da realização.
Serão 16 participantes, três deles brasileiros: o Corinthians, que tem a vaga por ser o atual campeão, a Ferroviária, vice campeã brasileira de 2023, e o Santos, terceiro colocado no último nacional. O Corinthians também é o atual campeão brasileiro, o que abriu mais uma vaga ao país.
Em 2022, na Colômbia, a final foi brasileira, com o Corinthians derrotando o arquirrival Palmeiras por 1 a 0, em Cáli, no dia 21 de outubro.
Das 16 equipes participantes da Libertadores Feminina de 2024, 11 já estão definidas. Faltam as duas representantes da Colômbia, uma do Peru, uma da Venezuela e uma da Bolívia.
O Brasil conquistou 14 das 16 edições disputadas até hoje. O Corinthians é o maior campeão, com quatro taças, seguido pelo São José-SP, com três, e Santos e Ferroviária, com duas cada. Colo-Colo, do Chile, em 2012, e Atlético Huila, da Colômbia, em 2018, quebraram a hegemonia brasileira.
Veja os times já classificados:
Brasil
Corinthians
Ferroviária
Santos
Argentina
Boca Juniors
Chile
Colo-Colo
Santiago Morning
Equador
Barcelona de Guayaquil
Paraguai
Olímpia
Guarani
Uruguai
Peñarol
Nacional