Ouvindo...

Na Libertadores, São Paulo põe à prova retrospecto quase perfeito contra Nacional

Tricolor nunca levou gols contra time uruguaio e só não venceu uma partida; foram disputados quatro confronto

Luis Zubeldía, técnico do São Paulo

O São Paulo enfrenta o Nacional no estádio Parque Central, em Motenvidéu, no Uruguai, às 19h (de Brasília) desta quinta-feira (15). Quando entrar em campo no confronto de abertura das oitavas de final da Copa Libertadores, o Tricolor Paulista colocará à prova um retrospecto quase perfeito diante do rival. É que o time tricampeão continental nunca tomou gols e só não venceu os Albos em um dos confrontos que disputou.

O portal Itatitiaia Esporte traz a narração dessa partida em tempo real, assim como no jogo da volta, que acontece no próximo dia 22 às 19h (de Brasília), no Morumbis.

Leia também

Até o momento, foram quatro partidas entre Nacional e São Paulo. Todas, por coincidência, aconteceram nas oitavas de final da Copa Libertadores. Nos primeiros confrontos, os torcedores do time hoje comandado pelo técnico Luis Zubeldía carregam especial recordação.

As equipes duelaram em 1992, primeiro ano em que o Tricolor Paulista levantou a taça continental com a histórica equipe comandada por Telê Santana.

O outro embate eliminatório foi em 2008. Foram três vitórias e um empate, com cinco gols marcados pelo São Paulo e nenhum sofrido.

Confrontos entre São Paulo e Nacional

  • Nacional-URU 0x1 São Paulo (Ida das oitavas – Libertadores 1992)
  • São Paulo 2×0 Nacional-URU (Volta das oitavas – Libertadores 1992)
  • Nacional-URU 0x0 São Paulo (Ida das oitavas – Libertadores 2008)
  • São Paulo 2×0 Nacional-URU (Volta das oitavas – Libertadores 2008)

Escalação do São Paulo

Após poupar toda a equipe titular na vitória de 1 a 0 sobre o Atlético-GO, no último domingo (11), pelo Brasileirão, o São Paulo retoma a escalação com os principais jogadores.

Entre os desfalques, o Tricolor não conta com o lateral-direito Igor Vinicius, que está em prevenção de lesão. Além dele, o atacante Erick se queixou de dores musculares na coxa direita e não viajou. O mesmo aconteceu com o meia Galoppo, que se recupera de dores no dorso do pé direito.

A lista de ausências ainda conta com os volantes Alisson e Pablo Maia. Ambos seguem em recuperação de cirurgias.

Como chega o Nacional

Os Albos chegam para o duelo com o São Paulo depois da conquista do Torneio Intermédio sobre o rival Peñarol. O jogo terminou empatado em 1 a 1, mas o Nacional levou a melhor nos pênaltis (8 a 7). A tendência é que a escalação dessa partida tenha apenas uma mudança com a entrada do zagueiro Coates.

Com isso, o atacante Nico López, ex-Internacional e considerado um dos maiores reforços do time, deve começar a partida entre os reservas. Ele ainda não reestreou pelo clube onde foi revelado.

Na Libertadores, o Nacional se classificou em segundo lugar do grupo H, com dez pontos. Foram três vitórias, um empate e duas derrotas. O primeiro colocado da chave foi o River Plate.

Nacional-URU x São Paulo

Nacional-URU

Luis Mejía; Leandro Lozano, Coates, Diego Polenta e Gabriel Báez; Christian Oliva, Lucas Sanabria e Alexis Castro; Galeano, Zabala e Federico Santander. Técnico: Martín Lasarte

São Paulo

Rafael; Rafinha, Arboleda, Alan Franco e Welington; Luiz Gustavo, Bobadilla, Lucas, Luciano e Ferreira; Calleri. Técnico: Luis Zubeldía

Motivo: jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores
Data e horário: 15 de agosto de 2024, às 19h (de Brasília)
Local: estádio Gran Parque Central, em Montevidéu (Uruguai)

Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Auxiliares: Ezequiel Brailosky (ARG) e Pablo González (ARG)
Árbitro de vídeo: Jorge Baliño (ARG)

Transmissão
Paramount+


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.