Ouvindo...

Libertadores-2024: os estádios que concorrem para receber a final em novembro

Conmebol anunciou Buenos Aires como sede, mas vai atrasar a definição do palco para esperar os finalistas; Monumental de Nuñez é o preferido

O renovado estádio Monumental de Nuñez é o preferido da direção da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) para receber a final da Copa Libertadores de 2024, previamente marcada para 30 de novembro. Mas tem um problema: é muito grande.

Com capacidade para 86 mil pessoas, o campo do River Plate, em Buenos Aires, faz florescer o principal temor da cúpula da Conmebol em suas finais únicas: um estádio vazio, a depender dos finalistas. Na terça-feira (13), a entidade divulgou que a capital argentina receberá a decisão, mas o estádio ainda foi anunciado.

Outros três equipamentos foram credenciados pela Conmebol e serão monitorados durante o ano:

  • La Bombonera, do Boca Jrs. (54 mil pessoas)
  • Nuevo Gasometro, do San Lorenzo (47 mil pessoas)
  • Jose Amalfitani, do Velez Sarsfield (49 mil pessoas)

Mais dois foram apresentados pela AFA (Associação de Futebol da Argentina): o Tomas Adolfo Ducó, do Huracán, onde cabem 48 mil pessoas, e o Diego Armando Maradona, do Argentinos Juniors, com capacidade para 28 mil espectadores.

A princípio esses dois não estão competindo, mas particularmente o campo do Argentinos intriga porque tem uma capacidade bem menor do que os outros e, a depender dos finalistas e da capacidade deles levarem torcedores a Buenos Aires, poderia ser uma opção para evitar estádio vazio.

Essa estratégia foi usada em 2023 na decisão da Copa Sul-Americana, entre Fortaleza e LDU de Quito. O jogo saiu de Montevidéu e foi para a região de Punta Del Este, no pequeno Domingo Burgueño, com capacidade para 22 mil pessoas em Maldonado.

River Plate na disputa

Seis equipes da Argentina disputam a Libertadores em 2024: River Plate, San Lorenzo, Rosario Central, Talleres, Estudiantes e o Godoy Cruz. Este último entra na segunda fase preliminar, os demais na fase de grupos.

A Conmebol deve esperar até a definição dos finalistas para escolher o estádio, por isso todas as opções vão precisar estar preparadas. Se o River Plate for para a final, claro que jogará no Monumental de Nuñez. Se outro argentino se qualificar é possível que o campo também seja o escolhido, mas não uma certeza.

Uma decisão entre brasileiros, comum nos últimos anos, poderia ser no Monumental e seus 86 mil lugares, a depender dos participantes. La Bombonera, de um Boca não classificado, também seria uma opção. A direção da Conmebol vai avaliar a capacidade dos clubes de levarem torcedores a Buenos Aires.

Em 2021, em um Centenário de Montevidéu com 60 mil lugares, Palmeiras e Flamengo levaram público que agradou a Conmebol.

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.