Pela segunda vez na história, o CRB está na grande final da Copa do Nordeste. Neste domingo (26), o time treinado por Daniel Paulista surpreendeu o Bahia, venceu nos pênaltis, por 8 a 7, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), e garantiu vaga na decisão da competição. O tempo regulamentar terminou empatado em 0 a 0.
A única participação do Galo em finais ocorreu na primeira edição do Nordestão, em 1994. Na ocasião, foi derrotado pelo Sport nos pênaltis.
Apesar de jogar fora de casa neste domingo, o CRB atuou de forma extremamente organizada e soube suportar bem a pressão exercida pelo Bahia e sua torcida.
O Esquadrão, por sua vez, foi capaz de criar chances para vencer, mas esbarrou na falta de efetividade de seus jogadores. Custou caro.
Buscando o primeiro título da competição, o CRB vai enfrentar o Fortaleza na final, em partidas de ida e volta: o primeiro na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), e o segundo no Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL). As datas e horários ainda serão confirmados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Próximos jogos
O Bahia volta a campo no próximo domingo (2), para visitar o Atlético, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela 7ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A bola começa a rolar às 16h (de Brasília).
Já o CRB terá pela frente a Ponte Preta, também no domingo, às 16h, pela oitava rodada da Série B do Brasileiro. O jogo será disputado no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP).
Relato da Partida
O Bahia começou o jogo controlando a bola, mas quem levou perigo primeiro foi o CRB. Aos 13 minutos, Hereda arriscou chute forte da intermediária, de esquerda, e a bola passou próxima à trave defendida por Marcos Felipe.
Na trave!
O Bahia ficou a centímetros de abrir o placar aos 32 minutos. Everton Ribeiro achou bom passe na direita para Ratão, que cruzou na medida para Jean Lucas dentro da área. O camisa 6 tricolor chegou finalizando e a bola explodiu no travessão, para depois quicar em cima da linha. Torcedores na Fonte Nova chegaram a comemorar, mas o árbitro não deu o gol.
Bahia quase marca de novo
Quatro minutos depois, o Esquadrão chegou de novo com perigo. Luciano Juba fez ótima jogada pela esquerda e cruzou na área. O goleiro Matheus Albino afastou. Na sobra, Jean Lucas arriscou de direita e a bola passou muito perto da trave.
Ratão leva perigo
Rafael Ratão foi o autor da terceira boa chegada do Bahia no jogo, aos 42 minutos. O atacante ajeitou a bola fora da área, encontrou um bom espaço para chutar e acertou a rede pelo lado de fora.
Jean Lucas para na trave de novo
O Bahia voltou para o segundo tempo disposto a resolver a parada ainda no tempo regulamentar. Logo aos quatro minutos, Jean Lucas chutou colocado de fora da área e acertou o travessão pela segunda vez na noite.
Cauly perde grande chance
Aos 16, Cauly teve a melhor oportunidade do jogo. Após belo passe de Everton Ribeiro, o camisa 8 do Esquadrão chegou sozinho na cara do gol, com bastante tempo para pensar. Ao tentar tirar de Matheus Albino, contudo, mandou para fora.
Matheus Albino salva o CRB
O Tricolor de Aço voltou a assustar aos 39 da etapa final. Cauly cobrou falta na área e Arias subiu sozinho para cabecear. A bola quicou no chão e Matheus Albino fez grande defesa, à queima-roupa.
Pênaltis
Após empate em 0 a 0 no tempo regulamentar, a semifinal da Copa do Nordeste foi definida nos pênaltis.
Everaldo, Estupiñan, Luciano Juba, Cauly, Jean Lucas, Biel e Ademir marcaram para o Bahia. Caio Alexandre desperdiçou sua cobrança.
Anselmo Ramon, Gegê, Rômulo, Hereda, Mike, João Pedro, Matheus Ribeiro e Lucas Kallyel marcaram para o CRB.
Bahia 0 x 0 CRB
Bahia
Marcos Felipe; Arias (Everaldo), Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro (Estupiñan) e Cauly; Thaciano (Ademir) e Rafael Ratão (Biel). Técnico: Rogério Ceni.
CRB
Matheus Albino; Hereda, Fábio Alemão, Saimon e Matheus Ribeiro; Falcão (Rômulo), João Pedro e Gegê; Facundo Labandeira (Caio César/Lucas Kallyel), Léo Pereira (Mike) e Anselmo Ramon. Técnico: Daniel Paulista.
Cartões amarelos
Matheus Ribeiro, Rômulo e Anselmo Ramon (CRB)
Público: 43.222 pagantes
Renda: R$ 1.479.024,00
Motivo: semifinal da Copa do Nordeste
Data e horário: 26 de maio de 2024 (domingo), às 18h (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Fábio Augusto Santos Sá Júnior (SE)
Auxiliares: Daniel Vidal Pimentel (SE) e Vanessa Santos Azevedo (SE)
Árbitro de vídeo: Thayslane de Melo Costa (VAR-Fifa-SE)