Ouvindo...

Times

CRB surpreende, vence Bahia nos pênaltis e vai à final da Copa do Nordeste

Após empate no regulamentar, o Galo levou a melhor na marca da cal

Pela segunda vez na história, o CRB está na grande final da Copa do Nordeste. Neste domingo (26), o time treinado por Daniel Paulista surpreendeu o Bahia, venceu nos pênaltis, por 8 a 7, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), e garantiu vaga na decisão da competição. O tempo regulamentar terminou empatado em 0 a 0.

A única participação do Galo em finais ocorreu na primeira edição do Nordestão, em 1994. Na ocasião, foi derrotado pelo Sport nos pênaltis.

Apesar de jogar fora de casa neste domingo, o CRB atuou de forma extremamente organizada e soube suportar bem a pressão exercida pelo Bahia e sua torcida.

O Esquadrão, por sua vez, foi capaz de criar chances para vencer, mas esbarrou na falta de efetividade de seus jogadores. Custou caro.

Buscando o primeiro título da competição, o CRB vai enfrentar o Fortaleza na final, em partidas de ida e volta: o primeiro na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), e o segundo no Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL). As datas e horários ainda serão confirmados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Próximos jogos

O Bahia volta a campo no próximo domingo (2), para visitar o Atlético, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela 7ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A bola começa a rolar às 16h (de Brasília).

Já o CRB terá pela frente a Ponte Preta, também no domingo, às 16h, pela oitava rodada da Série B do Brasileiro. O jogo será disputado no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP).

Relato da Partida

O Bahia começou o jogo controlando a bola, mas quem levou perigo primeiro foi o CRB. Aos 13 minutos, Hereda arriscou chute forte da intermediária, de esquerda, e a bola passou próxima à trave defendida por Marcos Felipe.

Na trave!

O Bahia ficou a centímetros de abrir o placar aos 32 minutos. Everton Ribeiro achou bom passe na direita para Ratão, que cruzou na medida para Jean Lucas dentro da área. O camisa 6 tricolor chegou finalizando e a bola explodiu no travessão, para depois quicar em cima da linha. Torcedores na Fonte Nova chegaram a comemorar, mas o árbitro não deu o gol.

Bahia quase marca de novo

Quatro minutos depois, o Esquadrão chegou de novo com perigo. Luciano Juba fez ótima jogada pela esquerda e cruzou na área. O goleiro Matheus Albino afastou. Na sobra, Jean Lucas arriscou de direita e a bola passou muito perto da trave.

Ratão leva perigo

Rafael Ratão foi o autor da terceira boa chegada do Bahia no jogo, aos 42 minutos. O atacante ajeitou a bola fora da área, encontrou um bom espaço para chutar e acertou a rede pelo lado de fora.

Jean Lucas para na trave de novo

O Bahia voltou para o segundo tempo disposto a resolver a parada ainda no tempo regulamentar. Logo aos quatro minutos, Jean Lucas chutou colocado de fora da área e acertou o travessão pela segunda vez na noite.

Cauly perde grande chance

Aos 16, Cauly teve a melhor oportunidade do jogo. Após belo passe de Everton Ribeiro, o camisa 8 do Esquadrão chegou sozinho na cara do gol, com bastante tempo para pensar. Ao tentar tirar de Matheus Albino, contudo, mandou para fora.

Matheus Albino salva o CRB

O Tricolor de Aço voltou a assustar aos 39 da etapa final. Cauly cobrou falta na área e Arias subiu sozinho para cabecear. A bola quicou no chão e Matheus Albino fez grande defesa, à queima-roupa.

Pênaltis

Após empate em 0 a 0 no tempo regulamentar, a semifinal da Copa do Nordeste foi definida nos pênaltis.

Everaldo, Estupiñan, Luciano Juba, Cauly, Jean Lucas, Biel e Ademir marcaram para o Bahia. Caio Alexandre desperdiçou sua cobrança.

Anselmo Ramon, Gegê, Rômulo, Hereda, Mike, João Pedro, Matheus Ribeiro e Lucas Kallyel marcaram para o CRB.

Bahia 0 x 0 CRB

Bahia

Marcos Felipe; Arias (Everaldo), Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro (Estupiñan) e Cauly; Thaciano (Ademir) e Rafael Ratão (Biel). Técnico: Rogério Ceni.

CRB

Matheus Albino; Hereda, Fábio Alemão, Saimon e Matheus Ribeiro; Falcão (Rômulo), João Pedro e Gegê; Facundo Labandeira (Caio César/Lucas Kallyel), Léo Pereira (Mike) e Anselmo Ramon. Técnico: Daniel Paulista.

Cartões amarelos

Matheus Ribeiro, Rômulo e Anselmo Ramon (CRB)

Público: 43.222 pagantes

Renda: R$ 1.479.024,00

Motivo: semifinal da Copa do Nordeste

Data e horário: 26 de maio de 2024 (domingo), às 18h (de Brasília)

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)

Árbitro: Fábio Augusto Santos Sá Júnior (SE)

Auxiliares: Daniel Vidal Pimentel (SE) e Vanessa Santos Azevedo (SE)

Árbitro de vídeo: Thayslane de Melo Costa (VAR-Fifa-SE)

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é correspondente da Itatiaia na região Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM. Atua no jornalismo esportivo desde 2019.
Leia mais