Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Copa do Nordeste: veja o que cada time precisa para avançar de fase

No Grupo A, sete clubes têm chances de se classificar às quartas de final; no Grupo B, só o Bahia está garantido

Ver resumo
  • A última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste será disputada nesta quarta (27)
  • No Grupo A, sete clubes disputam quatro vagas nas quartas de final; no B, seis clubes disputam três vagas
  • A Itatiaia explica o que cada time precisa para avançar de fase

A Copa do Nordeste chega, nesta quarta-feira (27), à última rodada da fase de grupos. Todos os jogos da 8ª rodada serão realizados no mesmo horário, às 21h30 (de Brasília). Depois de sete jogos disputados, apenas o Bahia, líder do Grupo B com 18 pontos, está garantido nas quartas de final.

Além disso, duas equipes já estão eliminadas: o América-RN, do Grupo A, e o Itabaiana-SE, do Grupo B. A Itatiaia explica o que cada um dos outros 13 clubes precisa para avançar no certame.

Grupo A

Sport

Líder do Grupo A com 14 pontos, o Sport está a um empate de se garantir nas quartas de final. O Leão da Ilha enfrenta a Juazeirense-BA na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE).

Caso seja derrotado, o Rubro-Negro pernambucano precisa apenas que dois dos cinco clubes que estão atrás dele na tabela (CRB, Ceará, Botafogo-PB, Vitória e Maranhão-MA) não vençam seus jogos.

É importante ressaltar que o time treinado por Mariano Soso tem o melhor saldo de gols do grupo: 5. Dessa forma, equipes que não podem alcançar o time em pontuação (Vitória e Maranhão) precisam tirar essa diferença para ultrapassarem o Sport na tabela.

CRB

O CRB é, neste momento, o segundo colocado da chave, em 12 pontos, e também depende das próprias forças para avançar de fase. Basta vencer o Altos-PI, no estádio Rei Pelé, em Maceió (AL), para carimbar a vaga nas quartas de final.

Em caso de empate, o Galo Alagoano precisará torcer para que três adversários diretos (entre Ceará, Botafogo-PB, Vitória, Maranhão-MA e River-PI) não vençam seus jogos. Neste caso, todos eles, exceto o River, que precisaria tirar uma diferença de sete gols de saldo, ultrapassariam o time regatiano em pontuação.

Se o CRB perder, existem algumas combinações possíveis:

  • Vitória, Maranhão-MA e River-PI não vencem seus jogos
  • Ceará e Botafogo-PB perdem, e Vitória ou Maranhão-MA ou River-PI não vencem
  • Ceará perde, e outros dois adversários diretos (entre Vitória, Maranhão e River-PI) não vencem
  • Botafogo-PB perde e outros dois adversários diretos (entre Vitória, Maranhão e River-PI) não vencem

Ceará

O Ceará vive uma situação muito parecida com a do CRB. Terceiro colocado com 12 pontos, o Vozão só tem que vencer o Itabaiana-SE, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), para se classificar.

Um empate obriga o time treinado por Vagner Mancini a torcer por uma das seguintes combinações de resultados:

  • CRB perde, e dois adversários diretos (entre Botafogo-PB, Vitória, Maranhão e River-PI) não vencem
  • Botafogo-PB, Vitória, Maranhão e River-PI não vencem

Nestes casos, o River-PI precisaria tirar uma diferença de cinco gols de saldo para ultrapassar o Vozão.

Já a derrota complica um pouco mais. Neste caso, as combinações para a classificação alvinegra seriam as seguintes:

  • Botafogo-PB e Vitória perdem
  • Vitória perde, e Maranhão e River-PI não vencem
  • Botafogo-PB perde, e Maranhão e River-PI não vencem

Botafogo-PB

Quarto colocado, o Botafogo-PB também tem 12 pontos. O clube paraibano tem uma missão difícil: vencer o Bahia, no Almeidão, em João Pessoa (PB). Se perder, qualquer time que está abaixo pode ultrapassar o Belo com uma vitória - o Vitória passa até com um empate.

Em caso de empate, o Botafogo-PB terá de torcer para uma das seguintes combinações de resultados:

  • Ceará e CRB perdem
  • CRB perde, e Vitória, Maranhão ou River-PI não vencem
  • Ceará perde, e Vitória, Maranhão ou River-PI não vencem
  • Vitória, Maranhão e River-PI não vencem

É importante ressaltar que o River-PI teria que tirar uma diferença de cinco gols de saldo para ultrapassar o clube paraibano.

Para uma derrota do Belo, existem apenas duas combinações:

  • Ceará perde por mais gols de diferença, Vitória perde ou Maranhão e River-PI não vencem
  • Vitória perde, e Maranhão e River-PI não vencem

Vitória

Para o Vitória, a conta é simples. O Leão da Barra precisa vencer o Treze-PB e torcer para que qualquer um dos três times que estão acima (CRB, Ceará ou Botafogo-PB) não vença o seu confronto.

Um empate permite ao time do técnico Léo Condé avançar de fase com uma derrota do Ceará ou do Botafogo-PB e com o River-PI não vencendo. Se perder para o Galo de Campina Grande, está eliminado.

Maranhão-MA

O Maranhão-MA vive uma situação mais difícil. Além de vencer o Fortaleza, no Castelão, em São Luís (MA) a equipe terá de torcer para que dois adversários diretos (CRB, Ceará, Botafogo-PB e Vitória) não vençam seus jogos.

Um empate só classifica o Bode Gregório se o Vitória perder, e se Ceará ou Botafogo-PB forem derrotados por mais de dois gols de diferença. Além disso, o River-PI não poderia vencer. Caso perca, o Maranhão está eliminado.

River-PI

A classificação mais improvável no Grupo A é a do River-PI. O clube encara o ABC no estádio Albertão, em Teresina (PI), e precisa vencer. Além disso, tem que torcer para que Vitória e Maranhão não vençam seus jogos e para que Ceará, Botafogo-PB ou CRB sejam derrotados.

O River, neste caso, até pode se classificar com um empate do Botafogo-PB ou do Ceará, mas precisaria tirar uma diferença de cinco gols de saldo. Um empate ou uma derrota eliminam o Galo Carijó.

Grupo B

Com o Bahia classificado e o Itabaiana-SE eliminado, restam apenas três vagas para seis clubes em disputa no Grupo B.

Fortaleza

Vice-líder da chave com oito pontos, o Fortaleza se garante na próxima fase com uma vitória sobre o Maranhão. Em caso de empate, precisará apenas torcer para que dois dos seus quatro adversários diretos (Altos-PI, Náutico, Juazeirense-BA e Treze-PB) não vençam suas partidas. No caso do Treze, ainda seria necessário tirar uma diferença de três gols de saldo.

Se perder, as combinações de resultados ficam um pouco mais complexas para uma classificação do Tricolor do Pici:

  • Altos-PI perde, e Náutico não vence
  • Altos-PI perde, e Juazeirense ou Treze não vencem
  • Náutico, Juazeirense e Treze não vencem

Altos-PI

Também com 8 pontos, o Altos-PI, terceiro colocado do Grupo B, é outro que só depende de uma vitória para carimbar a vaga nas quartas de final. A equipe visita o CRB, no estádio Rei Pelé.

Se empatar, no entanto, precisa torcer para que uma dessas combinações de resultados aconteça:

  • Fortaleza perde e um adversário direto (entre Náutico, Juazeirense e Treze) não vencem
  • Dois dos adversários diretos (entre Náutico, Juazeirense e Treze) não vencem

Nos dois casos, o Treze precisaria tirar uma diferença de três gols de saldo para ultrapassar o Altos.

Uma derrota do clube piauiense requer pelo menos uma das seguintes combinações:

  • Náutico perde, e Juazeirense ou Treze não vencem
  • Juazeirense e Treze não vencem

Náutico

Dos integrantes do G4 do Grupo B, o Náutico é quem está na situação mais complicada. Quarto colocado com sete pontos, o Timbu, para depender apenas de si, precisa vencer o América-RN na Arena das Dunas, em Natal (RN).

Se empatar, o clube pernambucano terá de torcer para que Juazeirense e Treze não vençam suas partidas. Em caso de derrota, a torcida é por uma derrota da Juazeirense e para que Treze e ABC não vençam.

É importante ressaltar que o ABC precisaria tirar uma diferença de cinco gols de saldo para ultrapassar o Timbu.

Juazeirense-BA

Primeiro clube fora do G4, a Juazeirense tem seis pontos e vai enfrentar o Sport na Arena de Pernambuco. Para se classificar com uma vitória, o Cancão de Fogo terá de torcer para que pelo menos um de seus adversários diretos (Náutico, Altos ou Fortaleza) não vença.

Se empatar, o clube baiano precisa que o Náutico seja derrotado. Se perder, está eliminado.

Treze-PB

Apesar de também ter seis pontos, o Treze-PB vive situação mais complicada por causa do saldo de gols (-3). Para se classificar, o Galo tem que vencer o Vitória no Barradão e torcer para uma dessas combinações de resultados:

  • Fortaleza e Altos perdem
  • Fortaleza perde, e Náutico ou Juazeirense não vencem
  • Altos perde, e Náutico ou Juazeirense não vencem
  • Dois adversários diretos (entre Náutico, Juazeirense, Altos e Fortaleza) não vencem - no caso de Altos e Fortaleza, o Treze ainda precisaria tirar uma diferença de três gols de saldo

Empate e derrota eliminam o Treze.

ABC

Sétimo colocado do Grupo B com quatro pontos, o ABC tem chances mínimas de classificação. O Alvinegro Potiguar precisa vencer o River-PI no Albertão, tirar cinco gols de diferença do Náutico (que tem que perder), quatro da Juazeirense (que não pode vencer) e dois do Treze (que também não pode vencer).

Empate e derrota eliminam o ABC.

Leia também

Participe dos canais da Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é correspondente da Itatiaia na região Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM. Atua no jornalismo esportivo desde 2019.
Leia mais