O Fortaleza voltou a vencer depois de dois jogos. Um resultado importante os 3 a 1 sobre o River-PI, na noite desta quarta-feira (14), na Arena Castelão, na capital cearense, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. O time chegou aos seis pontos no Grupo B, e ao grupo de quatro times que poderá estar nas quartas de final ao final das oito rodadas.
E importante também porque o técnico Juan Pablo Vojvoda decidiu colocar em campo um time reserva. Os garotos Kervin Andrade e Kauan jogaram e o goleiro Santos e o zagueiro Kusvevic estrearam. Mas por que essa decisão, apesar do pequeno jejum que começava a incomodar?
Porque no sábado, às 16h40 (de Brasília), no Castelão, será o primeiro Clássico-Rei do ano, pela rodada final da fase de grupos do Campeonato Cearense.
Se o Leão perder do maior rival poderá não acabar como líder do grupo, que vai direto à semifinal, e terá que jogar as quartas de final, em dois confrontos. Isso atrapalharia o já lotado calendário do clube em 2024.
Vitória tranquila
Mesmo com os reservas, e mesmo encarando um River que no fim de semana fez 1 a 0 no poderoso Bahia, o Fortaleza teve tranquilidade para vencer, apesar de um começo irregular, com muitos passes errados.
O motorzinho do time, como sempre é quando joga, foi o meia venezuelano Kervin ‘Tuti’ Andrade, de apenas 18 anos. Um dos passes precisos foi para Yago Pikachu, que desperdiçou. Mas no seguinte, a ‘rolada’ de Kervin chegou ao atacante experiente, que marcou.
Pikachu sofreu um pênalti logo em seguida, mas Thiago Galhardo chutou na trave. O centroavante, que não vive relação afetuosa com a torcida do Fortaleza desde o ano passado, se redimiu na sequência ao receber a bola de Pedro Rocha em um contra-ataque, invadir a área e concluir bem.
O Fortaleza cozinhou o segundo tempo, Vojvoda fez algumas mudanças, provavelmente também pensando no clássico de sábado. Mas ainda chegou a mais um gol, e com o garoto sensação Kervin Andrade, que recebeu de
Pedro Rocha para uma conclusão bonita no cantinho. O time ainda teve tempo de perder mais um pênalti, com Pedro Rocha, que isolou a bola.
No finalzinho, Guilherme Escuro acertou um chutaço de fora da área para fazer o único gol do River na partida.
Próximos jogos
Pelo Cearense, o Fortaleza tem o clássico contra o Ceará no sábado (17), às 16h40 (de Brasília), na Arena Castelão. Pela Copa do Nordeste o time visitará o Sport no Recife, em data a ser anunciada.
O River encara também no sábado o 4 de Julho, às 16h (de Brasília), pelo Campeonato do Piauí. Pelo regional vai enfrentar a Itabaiana-SE, em Teresina, em dia a ser marcado.
Fortaleza 3 x 1 River-PI
Fortaleza
Santos; Dudu, Kuscevic, Tomás Cardona e Gonzalo Escobar (Tinga); Kauan (Pochettino), Pedro Augusto e Kervin Andrade (Luquinhas); Yago Pikachu (Marinho), Thiago Galhardo (Machuca) e Pedro Rocha. Técnico: Juan Pablo Vojvoda
River
Joanderson; Vivico, Lucas Mingotti, Leandro Amaro e Izaldo; Darlan (Valdivia), Guilherme Scuro e Felipe Pará (Vinicius) (Knupp); Rodrigo Fumaça, Iago Felipe (Dedé) e Crislan (Ju Alagoano). Técnico: Fabiano Soares
Gols
Yago Pikachu (22min1ºT), Thiago Galhardo (34min1ºT), Kervin Andrade (26min2ºT) para o Fortaleza
Guilherme Escuro (43min2ºT) para o River
Cartões Amarelos
Ju Alagoano, Darlan (River)
Público: 9.924 presentes
Renda: R$ 79.641,00
Motivo: 3ª rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste
Data e horário: 14 de fevereiro de 2024 (quarta-feira), às 19h (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza
Árbitro: Rafael Santos de Andrade (SE)
Auxiliares: Ailton Farias da Silva (SE) e Vaneide Vieira de Gois (SE)
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.