O Athletico Paranaense venceu o Guarany de Bagé, nesta quinta-feira (13), pela segunda fase da Copa do Brasil. O placar de 3 a 1 fez jus ao time que pressionou o jogo inteiro. Com o resultado na Ligga Arena, o Furacão avançou na competição nacional.
Luiz Fernando marcou os três gols do confronto e se isolou na artilharia do Athletico nesta temporada. São nove bolas na rede em 14 duelos.
Como foi o jogo
Com menos de dois minutos do primeiro tempo, Yan Philippe recebeu na entrada da área do Athletico, girou e chutou com perigo. A bola desviou na zaga e saiu pela linha de fundo. Foi a primeira grande oportunidade da partida.
O Furacão começou a gostar do jogo depois da chance desperdiçada pelo Guarany. Aos 12, Zapelli cruzou para Luiz Fernando cabecear para o fundo do gol e abrir o placar: 1 a 0.
No lance seguinte, outro ataque pelo lado direito. Após cruzamento do camisa 10, Matheus Babi chegou livre, sem goleiro, dentro da pequena área, mas não alcançou.
Zapelli continuou criando chances. Foram dois chutes da intermediária em sequência, tudo isso antes dos 15 minutos.
O Furacão continuou em cima, mas uma nova boa oportunidade surgiu somente aos 35. Velasco tocou para Zapelli, que chutou para a bela defesa do goleiro Jonathan.
Aos 40, o Guarany voltou a assustar. Luiz Felipe chutou de fora da área e Mycael espalmou. No contra-ataque, Velasco conduziu a bola e tocou para Luiz Fernando ampliar: 2 a 0.
Na segunda etapa, o duelo começou morno. O Athletico trocou passes e mostrou muita calma na hora de chegar na sua parte ofensiva do campo. Porém, aos 13 minutos, o Guarany teve um contra-ataque que parou em Marllon. O meio-campista chutou de longe e a bola desviou em Yan Philippe, morrendo no fundo do gol: 2 a 1.
Mesmo com o desconto dos visitantes, o Furacão seguiu com o controle do jogo. Aos 27, Luiz Fernando, sempre ele, assinalou seu hat-trick na partida: 3 a 1. Confronto novamente controlado pelos mandantes.
Com o resultado, o Athletico embolsa R$ 2.315.250 de premiação da CBF. A entidade ainda não definiu a data e o horário do sorteio da terceira fase.
A equipe paranaense volta a campo no domingo (16), às 17h, contra o Maringá, pela semifinal do estadual. Já o Guarany só deve retornar aos gramados para um jogo oficial em abril, quando estreia na Série D do Campeonato Brasileiro, contra o Joinville.
Athletico 3 x 1 Guarany
Athletico
Mycael; Hayen, Figueiredo, Léo e Fernando; Felipinho, Raul (Falcão, 38 2ºT) e Bruno Zapelli (João Cruz, 15 2ºT); Velasco (Isaac, 15 2ºT), Luiz Fernando (Leozinho, 38 2ºT) e Matheus Babi (Mastriani, 15 2ºT). Técnico: Maurício Barbieri.
Guarany
Jonathan; Talles, Bruno Cardoso, Fabão e João Victor (Lucas Souza, 33 2ºT); David, Allan Christian (Murilo, intervalo), Denis Germano e Luiz Felipe (Marllon, intervalo); Rogério Sena (Ronald, 19 2ºT) e Yan Philippe (Janderson, 35 2ºT). Técnico: Márcio Nunes.
Gols
Luiz Fernando (12min e 40min 1ºT; 27min 2ºT), do Athletico
Cartões amarelos
nenhum
Cartão vermelho
nenhum
Motivo: jogo único da segunda fase pela Copa do Brasil
Data: 13 de março de 2025 (quinta-feira), às 19h30 (de Brasília)
Local: Ligga Arena, em Curitiba
Público: 16.147 pessoas
Renda: R$ 417.320,00
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Auxiliares: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
Árbitro de vídeo: não há VAR nesta fase.