Ouvindo...

Times

São Paulo embalado: time encara Águia de Marabá após primeiro mês invicto com Zubeldía

Equipes duelam pela terceira fase da Copa do Brasil nesta quinta-feira (23), às 21h30 (de Brasília), no MorumBis

Nesta quinta-feira (23), às 21h30 (de Brasília), o São Paulo pisa no gramado do Morumbis para o jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil contra o Águia de Marabá-PA, buscando a classificação para as oitavas de final. A partida marca um mês de trabalho do técnico argentino à frente da equipe, período em que o time se manteve invicto e apresentou uma melhora significativa em seu desempenho.

Zubeldía comandou o primeiro treino no São Paulo em 22 de abril, iniciando a missão de reverter a má fase do time, que ocupava a 14ª posição na Série A do Campeonato Brasileiro e estava ameaçado de não se classificar na Copa Libertadores.

Em seu primeiro mês de trabalho, o treinador implementou uma série de mudanças na equipe, tanto em termos táticos quanto em termos de mentalidade em meio a uma maratona de jogos, que só teve um respiro na última semana.

No aspecto tático, Zubeldía mostrou conhecimento do elenco e variou entre escalações com três e dois zagueiros. Na linha ofensiva, chegou a deixar a equipe com quatro jogadores de uma só vez.

O técnico também se mostrou um motivador nato no vestiário, o que também contribuiu para a melhora do desempenho. Com conversas individuais e uso de tecnologia, aproximou-se dos jogadores para explicar o que espera deles, como foi feito com o atacante Lucas.

A passagem do treinador também está marcada pela decisão de não utilizar o meia James Rodríguez, um dos astros do elenco que não o convenceu pelos aspectos físico e tático. Com isso, sequer é relacionado. No seu lugar, Zubeldía tem apostado no prata da casa Rodriguinho, em um claro sinal que não leva em conta apenas o nome para definir quem pode ter espaço no elenco.

Com esse cenário, os resultados não demoraram a aparecer. Em seus primeiros sete jogos sob o comando de Zubeldía, o São Paulo venceu cinco partidas e empatou duas. O time também marcou 12 gols e sofreu apenas 5 gols nesse período.

Nesta quinta-feira, o São Paulo terá a chance de confirmar a boa fase e conquistar a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. A equipe pode até perder por um gol de diferença, já que venceu o jogo de ida por 3 a 1.

Como chega o São Paulo

Com expectativa de ter os titulares em campo, o São Paulo finalizou, nessa quarta-feira (22), a preparação para o jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil contra o Águia de Marabá-PA.

A ideia de mandar os titulares do São Paulo a campo se deu após a paralisação no Campeonato Brasileiro, diante das fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

Se preservasse os jogadores para esta partida, o time principal completaria duas semanas sem um duelo oficial até o compromisso com o Talleres, no dia 29, valendo a liderança do grupo na Copa Libertadores.

O São Paulo tem quatro desfalques para a partida. As baixas e os motivos são os seguintes:

  • Rafinha: fratura na fíbula esquerda;
  • Wellington Rato: lesão de sindesmose no tornozelo esquerdo;
  • Pablo Maia: passou por cirurgia no joelho direito após sofrer uma ruptura do ligamento cruzado anterior;
  • Calleri: lesão na muscular na panturrilha direita;

Como chega o Águia

O time paraense estreou um novo técnico na última partida. Glauber Ramos assumiu o comando, mas viu o Águia perder por 4 a 0 pelo Maranhão, na quarta rodada da Série D do Campeonato Brasileiro, no último sábado (8).

No total, a equipe não vence há oito partidas, com cinco derrotas e três empates. Além da sequência ruim, o rival tricolor não contará com o atacante Wander, expulso na derrota de 3 a 1, no jogo de ida com o São Paulo.

São Paulo x Águia de Marabá-PA

São Paulo

Rafael; Igor Vinícius, Arboleda, Alan Franco e Welington; Alisson, Galoppo (Luiz Gustavo ou Bobadilla) e Rodrigo Nestor (Michel Araujo); Luciano, Ferreira (Lucas) e André Silva. Técnico: Luis Zubeldía

Águia de Marabá

Axel Lopes; Daelson, David Cruz, Diego Augusto e Wender; Matheus Lima, Patrick, Júnior Dindê, Braga e Mariano; Rodrigão. Técnico: Glauber Ramos

Motivo: terceira fase da Copa do Brasil
Data e horário: 23 de maio de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio MorumBis, em São Paulo

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Auxiliares: Nailton Júnior de Sousa Oliveira-FIFA (CE) e Fernanda Krüger-FIFA (MT)
Árbitro de vídeo: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)

Transmissão
Amazon Prime

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.
Leia mais