CEO do
Em súmula, o árbitro revelou que Mattos, “muito exaltado”, proferiu as seguintes palavras: “Isso é uma vergonha, vocês não apitam mais jogos do Cruzeiro”.
O clássico deste domingo ficou marcado pela expulsão de Gabigol, aos 26 minutos do primeiro tempo. O atacante celeste acertou uma cotovelada no rosto de Lyanco, zagueiro do Galo. Após consulta ao VAR, Felipe Fernandes de Lima aplicou o cartão vermelho ao jogador.
No entendimento da cúpula da Raposa, contudo, o próprio Lyanco deveria ter sido expulso antes, por causa de um pisão no braço direito de Dudu. O árbitro não analisou a jogada no VAR.
Rodolpho Toski Marques, do Paraná, foi o responsável pela arbitragem de vídeo do clássico.
Expulsão de Gabigol
Felipe Fernandes de Lima justificou a expulsão de Gabigol da seguinte forma: “Expulso diretamente por praticar uma conduta violenta ao atingir o seu adversário com o antebraço na altura do rosto”.
Copos arremessados no campo
A súmula também registrou que seis copos, no total, foram arremessados por cruzeirenses na arquibancada em direção aos jogadores do Atlético que estavam no campo. Vale lembrar que, por acordo dos clubes com o Ministério Público de Minas Gerais, os clássicos em Belo Horizonte são disputados com torcida única.
Pronunciamento de Mattos
Após o clássico deste domingo,
“Dudu foi pisoteado por um companheiro de profissão, que deveria ser no mínimo questionadas as imagens, e isso foi antes da expulsão do Gabriel. Infelizmente, isso não aconteceu”, começou.
“Pessoas da comissão técnica do Cruzeiro que estavam próximas me relataram que o próprio árbitro dizia, e vamos pedir as gravações, ‘ele abaixou a cabeça’, ‘ele abaixou a cabeça’. E o VAR insistindo na expulsão, tanto é que o juiz ficou defendendo no lance que abaixou, e o árbitro depois expulsa. É porque alguém ficou na cabeça dele”.
Leia a súmula completa
“Relato que, no intervalo da partida, o senhor Alexandre Mattos, CEO da equipe Cruzeiro SAF, adentrou a sala VOR muito exaltado, impedindo a entrada da equipe de arbitragem na sala (Equipe VAR) e proferindo os seguintes dizeres: ‘isso é uma vergonha, vocês não apitam mais jogos do cruzeiro’.
Informo que aos 09 minutos do segundo tempo, foi arremessado em direção aos atletas em aquecimento da equipe Atlético Mineiro SAF, 2 copos contendo líquido, vindo em direção da torcida do Cruzeiro - SAF.
Informo que aos 11 minutos do segundo tempo, foi arremessado em direção aos atletas em aquecimento da equipe Atlético Mineiro SAF, 2 copos contendo um líquido, vindo em direção da torcida do Cruzeiro - SAF.
Informo que aos 43 minutos do segundo tempo, foi arremessado em direção aos atletas em aquecimento da equipe Atlético Mineiro SAF, 2 copos contendo líquido, vindo em direção da torcida do Cruzeiro - SAF. Totalizando 06 copos de plástico contendo um líquido”.