“Vencer, vencer, vencer”. O trecho do hino do Atlético, entoado pela torcida em todos os jogos do Alvinegro, será compartilhado nesta quinta-feira (8). Isso, porque o Athletic, adversário pela quarta rodada do Campeonato Mineiro, também vem de derrota na competição e precisa dos três pontos para não se complicar. Os times se enfrentam no estádio Joaquim Portugal (Arena Sicredi), em São João del-Rei, a partir das 21 (de Brasília).
Segundo colocado do Grupo B, o Galo tem três pontos e junta os cacos após a derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro, em plena Arena MRV. O Villa Nova, de Nova Lima, tem três a mais e está no topo. O Leão do Bonfim recebe o Ipatinga, no Castor Cifuentes, a partir das 20h.
Nas rodadas anteriores, os comandados de Luiz Felipe Scolari vinham de derrota para o Patrocinense e goleada sobre o Democrata, de Governador Valadares.
A equipe de São João, por sua vez, vem de revés para o Tombense, fora de casa. Com 4 pontos, o time comandado pelo técnico Rodrigo Santana também é o vice-líder de sua chave (C). Anteriormente, o adversário do Atlético derrotou o Ipatinga e empatou com a Raposa.
‘Grito de Carnaval’
Após o duelo da quarta rodada, os jogadores receberão folga nos dois primeiros dias de carnaval. Eles poderão curtir com a família na sexta e no sábado. A reapresentação acontecerá no domingo (11), às 16h, na Cidade do Galo.
Ausências certas no Galo
Scolari não poderá contar com cinco jogadores para encarar o Athletic. Com lesões musculares, o zagueiro Mauricio Lemos e o meia Matías Zaracho estão entregues aos cuidados do departamento médico, sem prazo definido para retorno. Eles se lesionaram durante o clássico com o Cruzeiro, no último sábado (3).
Titular, o volante Edenilson teve desconforto muscular e também foi preservado. Por opção do técnico Gaúcho, os atacantes Alan Kardec e Eduardo Vargas também ficaram fora da viagem.
Reencontro especial
A partida no Joaquim Portugal marca o reencontro de Santana com seu ex-clube. Em 2018, o treinador foi contratado para o Sub-20 do Galo. Na temporada seguinte, foi acionado para assumir o posto de Levir Culpi, na reta final do Mineiro.
Na equipe principal, ele trabalhou em 41 jogos. Com ele, o time eliminou o Santos, de Jorge Sampaoli, da Copa do Brasil, foi eliminado nas semifinais da Copa Sul-americana e, após bom início do Brasileirão, acabou sendo demitido na 25ª rodada. Naquela ocasião, o Alvinegro foi derrota em casa pelo Grêmio, na 25ª rodada.
Semifinalistas em 2023
Em 2023, Atlético e Athletic e enfrentaram nas semifinais do Mineiro. No primeiro jogo, no mesmo palco do duelo desta quinta, os donos da casa venceram por 1 a 0. Hulk, inclusive, perdeu o pênalti que daria o empate à equipe da capital.
Em Belo Horizonte, o Galo devolveu o marcador e, também por 1 a 0, acabou avançando à final. Cabe lembrar que, por ter tido a melhor campanha da primeira fase, o time então comandado por Eduardo Coudet jogava por dois resultados iguais.
Ficha Técnica - Athletic x Atlético
Athletic
Jeferson, Ynaiã, Danilo, Edson e Dudu; Fumaça, Luciano e Wallisson; Douglas Pelé, Rafael e Jonathas. Técnico: Rodrigo Santana
Atlético
Everson; Mariano, Jemerson e Igor Rabello, Guilherme Arana; Otávio, Alan Franco (Battaglia), Gustavo Scarpa, Igor Gomes (Pavón); Paulinho e Hulk. Técnico: Luiz Felipe Scolari
Motivo: 4ª rodada do Campeonato Mineiro
Data: 8 de fevereiro de 2024 (quinta-feira)
Local: Estádio Joaquim Portugal (Arena Sicredi), em São João del-Rei
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Vinícius Gomes do Amaral
Auxiliares: Pablo Almeida Costa e Leonardo Henrique Pereira
VAR: Emerson de Almeida Ferreira
Transmissão: Première
A Itatiaia também transmite o duelo pelo 95,FM, 610AM, e pelos canais no Youtube (@itatiaiaesporte e @itatiaiaoficial)