Ouvindo...

Ceará e Fortaleza se organizam após limitação de jogos no Castelão; veja detalhes

Clubes terão que alterar local de confrontos pela semifinal do Cearense e pela Copa do Nordeste

Arena Castelão, em Fortaleza

Com a determinação do Governo do Ceará de que a Arena Castelão, em Fortaleza, só poderá ter jogos a cada 66 horas, Ceará e Fortaleza começam a organizar seus calendários na próxima semana. Ambos devem alterar partidas para o estádio Presidente Vargas, também na capital cearense.

Veja a tabela da Copa do Nordeste

Fechado no início da temporada para uma reforma no gramado, a Arena Castelão receberia em oito dias cinco confrontos, o que causou preocupação sobre como o campo iria aguentar. O piso do principal estádio cearense foi criticado nos dois últimos anos, mas apresentou um bom estado neste início de 2025.

Veja os jogos em sequência que ainda estão marcados no Castelão:

  • 2/3 (domingo) - Maracanã Ceará - 17h (de Brasília) - ida da semifinal do Cearense
  • 5/3 (quarta-feira) - Fortaleza x Ferroviário - 19h (de Brasília) - fase de grupos da Copa do Nordeste
  • 6/3 (quinta-feira) - Ceará x América-RN - 19h (de Brasília) - fase de grupos da Copa do Nordeste
  • 8/3 (sábado) - Fortaleza x Ferroviário - 16h30 (de Brasília) - volta da semifinal do Cearense
  • 9/3 (domingo) - Ceará x Maracanã - 17h (de Brasília) - volta da semifinal do Cearense

O confronto entre Maracanã x Ceará, neste domingo (2), na ida da semifinal do Estadual, será mantido. Mas haverá mudanças em outros jogos.

O Vozão vai solicitar à CBF a mudança de seu encontro contra o América-RN pela Copa do Nordeste, na quinta (6), para o PV. E o mesmo estádio deve receber no sábado (8) a volta da semifinal entre Fortaleza x Ferroviário.

No caso do Estadual, o regulamento prevê que o Ceará, que teve a melhor campanha na fase de grupos, possa escolher o estádio onde jogar se tiver coincidência de mandantes da mesma cidade, o que é o caso na volta das semifinais. Por isso, o Leão do Pici terá que atuar no PV, após a determinação do Governo.

A determinação

A portaria da Secretaria do Esporte, publicada na terça-feira (25), diz que a decisão visa preservar o gramado do equipamento que é administrado pelo Estado.

“Estabelecer o intervalo mínimo de 66 (sessenta e seis) horas ininterruptas entre as competições realizadas no estádio Plácido Aderaldo Castelo, com o viso de garantir o adequado manejo do gramado e a preservação das efetivas condições de uso do campo, com a consequente disponibilização do equipamento em plenas condições estruturais em todos os jogos”, informou a portaria.

Ainda no texto, o governo diz que na hipótese de “sobrevir o eventual agendamento coincidente de jogos na tabela, a definição de qual evento será realizado e/ou o ajuste de nova data caberá à entidade organizadora da respectiva competição, conforme a abrangência de jurisdição do respectivo campeonato”

A Arena Castelão voltou a ser utilizada em 8 de fevereiro, no Clássico-Rei. O Ceará venceu o Fortaleza por 2 a 1, pelo Estadual. Depois disso, foram só dois jogos pela Copa do Nordeste: Fortaleza 1 x 2 Vitória e Ceará 1 x 1 Confiança.

Secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, Chagas Vieira criticou antes da portaria, em uma rede social, a sequência de jogos que a Arena Castelão terá nos próximos dias. A administração do estádio pertence ao governo estadual.

“Estão querendo marcar cinco jogos em sete dias [são oito] na Arena Castelão. Inclusive jogos que poderiam ser no PV. E num período de chuvas intensas. Depois vêm reclamar da situação do gramado e toda crítica, inclusive nacional, recai sobre o Governo. Parceria é boa, quando é para os dois lados”, escreveu Vieira.

Leia também

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.