O Tribunal de Justiça do Ceará decretou a prisão preventiva de 82 pessoas detidas em flagrante no sábado (8). Elas participaram de confrontos entre facções organizadas do
Foram identificadas brigas em ao menos cinco bairros de Fortaleza, distantes alguns quilômetros do local da partida. No total foram detidas pela polícia militar, em flagrante, 109 pessoas, mas na triagem foram identificados 27 menores de idade, que foram apreendidos. Os outros 82 adultos tiveram a prisão preventiva decretada neste domingo (9) e estão à disposição da Justiça.
Outras quatro pessoas foram presas, mas com base em mandados da Justiça decretados antes mesmo das brigas deste sábado. Um deles é presidente de uma torcida organizada, que não teve o nome divulgado.
Por decisão do Governo do Estado, em parceria com o Ministério Público Estadual, a operação de policiamento para o clássico foi feita pela Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco), uma novidade e que demonstra mudança de tratamento das autoridades com relação às uniformizadas.
As quatro principais torcidas de Ceará e Fortaleza estão proibidas de entrar nos estádios usando qualquer material que faça alusão a elas, como camisas, bandeiras e instrumentos musicais. Estão suspensas a Torcida Organizada Cearamor (Toc) e o Movimento Força Independente (Mofi), do Ceará, e Leões da TUF e Jovem Garra Tricolor (JGT), do Fortaleza.
As suspensões ocorreram, curiosamente, por confrontos entre agremiações do mesmo clube, e não com as do time rival. As duas torcidas organizadas do Ceará brigaram entre si na arquibancada do Presidente Vargas no jogo contra o Ferroviário, no dia 26 de janeiro. O Vozão venceu por 2 a 1, pela 2ª rodada do Cearense.
Já as facções do Fortaleza entraram em conflito em 25 de janeiro, no estádio Domingão, em Horizonte, na vitória do Leão por 3 a 1 contra o Horizonte, pela segunda rodada do Cearense.
No Ceará, o clássico tem as duas torcidas no Castelão, com maior presença daqueles da equipe mandante. No caso deste sábado, o Fortaleza foi o time “da casa”. Mais de 42 mil pessoas estiveram no estádio. Dentro de campo deu Ceará, 2 a 1.