Ouvindo...

Fortaleza tenta viabilizar presença de ex-Atlético em clássico contra o Ceará

Meia Calebe está em fase final de recuperação de lesão e, segundo o técnico Vojvoda, pode estar à disposição para confronto de sábado (17), pelo Cearense

Calebe comemora gol pelo Fortaleza

Titular do meio de campo do Fortaleza neste início de temporada, o meia atacante Calebe perdeu os três últimos jogos por causa de um estiramento muscular na coxa esquerda. Mas o ex-jogador do Atlético pode voltar justamente no confronto mais importante deste começo de 2024, no sábado (17), contra o Ceará, pela rodada final da fase de grupos do Campeonato Cearense. O jogo será na Arena Castelão, às 16h40 (de Brasília).

“Calebe já está fazendo o trabalho de campo e vamos aguardar ele para decidir no último momento”, disse o técnico Juan Pablo Vojvoda após a vitória de 3 a 1 sobre o River-PI, pela Copa do Nordeste, na noite desta quarta-feira (14).

O jogador perdeu mais de um mês no ano passado por causa de um problema no joelho direito, e acabou não tendo tanto espaço no time titular. Mas ao fim da temporada foi se destacando e começou 2024 como o titular do meio de campo, além de herdar a camisa 10 de Lucas Crispim, que deixou o clube.

Essa nova lesão, a princípio, não deve mudar seu status, apesar das boas atuações do garoto Kervin Andrade, 18 anos. Contratado para disputar a posição com Calebe, Luquinhas, ex-New York Red Bulls, dos Estados Unidos, ainda está em processo de adaptação por nunca ter atuado no futebol brasileiro.

Outro que não enfrentou o River por problema físico foi o lateral-esquerdo Bruno Pacheco, com um trauma na mão, segundo Vojvoda. Ele deve estar à disposição para o Clássico-Rei.

O que vale o clássico

O Ceará tem a vaga praticamente assegurada na semifinal, como líder do Grupo B com dez pontos, três na frente de Iguatu e Ferroviário. Teria que ser goleado pelo Fortaleza e os rivais vencerem também para que o Vozão perdesse essa condição. Somente o primeiro de cada chave vai direto às semis.

A situação do Leão não é tão cômoda, já que tem também dez pontos, no Grupo A, mas vê o Maracanã atrás com oito. Se perder o Clássico-Rei, e o time de Maracanaú bater o Ferroviário, também no sábado (17), o Fortaleza teria que jogar as quartas de final, em duas partidas, o que atrapalharia o calendário neste início de temporada.

O Clássico-Rei terá transmissão pelas TVs Verde Mares e Ceará (somente para território cearense), pelo Ge.com (internet), pelo Canal GOAT (Youtube) e pelo canal da FCF no Youtube (para o exterior).

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.