Fluminense e Flamengo disputam o primeiro jogo da decisão do Campeonato Carioca nesta quarta (12). Será a quinta final em seis anos entre os rivais, que são os maiores campeões estaduais. A bola rola às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, para o terceiro duelo entre os times de Mano Menezes e Filipe Luís, respectivamente, desde 2024.
Hegemonia do Fla-Flu no Carioca
Em busca do 39º título estadual, o Flamengo disputa a final do Carioca pelo sétimo ano consecutivo. Das últimas seis edições, o Rubro-Negro conquistou a taça em 2019, 2020, 2021 e 2024.
O Fluminense foi o rival em quatro dessas seis finais. Em 2022 e 2023, o Tricolor bateu o Flamengo nas decisões. Com 33 títulos do Carioca, o clube é o segundo maior campeão estadual.
Na história, são 13 finais de Carioca entre Fluminense e Flamengo. O Tricolor leva vantagem sobre o rival rubro-negro. Confira o retrospecto completo clicando
Pedra no sapato?
O histórico recente entre os times indica uma pequena vantagem para o Fluminense. Nos últimos 20 clássicos, foram oito vitórias do Tricolor, seis empates e seis triunfos do Flamengo.
Um recorte mais curto mostra que o time de Mano Menezes é a “pedra no sapato” da equipe de Filipe Luís, que assumiu o comando do Flamengo em setembro de 2024.
Em 26 jogos, o Rubro-Negro só perdeu uma vez com Filipe Luís na área técnica: 2 a 0 para o Fluminense pelo Brasileirão. No Carioca deste ano, o clássico terminou em empate sem gols.
Fluminense com força máxima
Com a vaga encaminhada, Mano Menezes preservou alguns titulares no jogo de volta contra o Volta Redonda. A boa notícia ficou por conta de Thiago Silva, que voltou a atuar após um mês.
O zagueiro será titular no Fla-Flu e disputará a primeira final desde que retornou ao clube, em 2024. Freytes e Ignácio disputam uma vaga na defesa, ao lado dos laterais Samuel Xavier e Fuentes.
O setor ofensivo do Fluminense será, mais uma vez, formado pelos estrangeiros: o colombiano Jhon Arias e Serna, o uruguaio Canobbio e o argentino Germán Cano.
Flamengo sem o ‘rei dos clássicos’
“Rei dos clássicos”, Bruno Henrique foi decisivo na semifinal contra o Vasco ao marcar nos dois jogos. Dos 100 gols com o Manto, 22 foram contra Vasco (11), Botafogo (7) ou Fluminense (4).
O camisa 27, contudo, sofreu uma lesão muscular e é desfalque para Filipe Luís. Luiz Araújo e Juninho surgem como principais candidatos a substituí-lo nas decisões contra o Fluminense.
Há também uma dúvida na lateral-esquerda. O desempenho de Varela na função tem agradado o treinador, que pode manter o uruguaio improvisado mesmo com Alex Sandro à disposição.
Fluminense x Flamengo
Fluminense
Fábio: Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Fuentes; Otávio, Martinelli e Jhon Arias; Serna, Canobbio e Germán Cano. Técnico: Mano Menezes.
Flamengo
Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Varela (Alex Sandro); Erick Pulgar, De La Cruz, Gerson e Arrascaeta; Luiz Araújo (Juninho) e Gonzalo Plata. Técnico: Filipe Luís.
Motivo: jogo de volta da semifinal do Campeonato Carioca
Data e horário: 12 de março de 2025 (sábado), às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz
Auxiliares: Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha e Gustavo Mota Correia
Árbitro de vídeo: Rodrigo Carvalhaes de Miranda
Transmissão: Globo, Band, GOAT, SporTV, Premiere e