Ouvindo...

Clube da Bahia pode ser vendido após rebaixamento no Baianão; entenda

Grupo Nobre, que controla o Bahia de Feira desde 2009, avalia possibilidade após queda para a Série B do campeonato estadual

Jogadores do Bahia de Feira se reúnem antes de partida contra a Juazeirense-BA

Após o rebaixamento no Campeonato Baiano, o Bahia de Feira-BA pode ser vendido. Em contato com a Itatiaia, o presidente do clube, Thiago Souza, admitiu a possibilidade. “Estamos abertos a negociar o que acharmos interessante”, afirmou. O clube é controlado pelo Grupo Nobre desde 2009.

Mesmo vencendo a Juazeirense-BA por 5 a 1 na última rodada da 1ª fase, o Tremendão acabou na vice-lanterna do Estadual, com oito pontos conquistados em nove rodadas. Pelo regulamento do Baianão, os dois últimos colocados caem para a Série B. O outro rebaixado foi o Itabuna-BA.

Com a venda ainda a ser definida, uma coisa é certa: o Grupo Nobre não seguirá no comando do futebol do Bahia de Feira. De acordo com Thiago, o clube nunca foi abraçado pela cidade de Feira de Santana (BA), e o ambiente dentro e fora das quatro linhas é muito desgastante.

"É uma coisa muito desgastante emocionalmente, com várias nuances que fogem do nosso controle. Muitos erros de arbitragem, sempre contra o Bahia de Feira. Não é choro, mas a arbitragem nos prejudicou. Isso foi nos desgastando, desistimulando. Foram altos investimentos. A cidade de Feira de Santana nunca nos abraçou. Tanto o setor privado como o setor público”, declarou.

Sob o comando do Grupo Nobre, o Bahia de Feira foi campeão baiano em 2011 e vice-campeão em duas oportunidades (2019 e 2021). Fundado em 1937, o clube também acumula uma participação na Copa do Nordeste, seis na Série D do Campeonato Brasileiro e quatro na Copa do Brasil.

O clube também se destacou por construir, em 2018, a Arena Cajueiro. Com capacidade para 7 mil pessoas, o estádio foi a casa do Bahia de Feira desde então. Ainda não se sabe qual será o destino do local.

Semifinais do Baiano

Na parte de cima da tabela, Bahia, Vitória, Barcelona-BA e Jequié-BA garantiram vaga nas semifinais. O Esquadrão de Aço enfrentará o Jipão, enquanto o Leão vai pegar a Onça Pintada. Os confrontos de ida e volta já foram definidos pela Federação Bahiana de Futebol (FBF).

No próximo sábado (9), Jequié e Bahia se enfrentam no estádio Waldomiro Borges, em Jequié (BA), às 16h (de Brasília). A partida de volta será no dia 16 de março, também um sábado, às 16h, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).

Os jogos entre Vitória e Barcelona-BA serão disputados em dois domingos. No dia 10 de março, as equipes se enfrentam no estádio Mário Pessoa, em Ilhéus (BA), às 16h. A volta será no dia 17, no mesmo horário - em local a ser definido.

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.