O Vila Nova venceu o Athletico por 2 a 1 na noite deste sábado (17), no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia. A partida foi válida pela oitava rodada da
O zagueiro Bernardo Schappo abriu o placar aos 12 minutos de jogo, e o atacante Gabriel Poveda ampliou aos 32 do primeiro tempo. O camisa 9 do Vila teve uma breve passagem pelo Athletico em 2019.
Ele foi emprestado ao Furacão pelo Alverca, de Portugal, mas não chegou a fazer uma partida oficial pelo clube paranaense, ficando no banco de reservas em duas oportunidades: derrota para o Boca Juniors na Libertadores e revés diante do Corinthians pelo Campeonato Brasileiro.
O Athletico diminuiu com o meia Bruno Zapelli, de pênalti, aos 32 minutos do segundo tempo.
Com a vitória, o Vila Nova subiu para a segunda posição na tabela de classificação, com 16 pontos, mesma pontuação do rival Goiás, que é o segundo colocado. O Esmeraldino supera o rival pelo saldo de gols (4 a 3).
Já o Athletico é o 12º, com 10 pontos, e pode ser ultrapassado por Atlético-GO (13º) e Novorizontino-SP (14º).
Tanto Vila Nova quanto Athletico volta suas atenções à
O jogo
A partida começou pegada, com divididas duras desde o primeiro minuto. Arlison, volante do Vila Nova, levou a pior em uma dividida na primeira jogada da partida e precisou ser atendido na beira do campo.
Dois minutos depois, Lucas Esquivel bateu uma falta na grande área, Gabriel Poveda rebateu para trás, de cabeça, tentando cortar a bola e ela quase foi parar no gol. Porém, o goleiro Halls estava atento e fez a defesa.
Com sete minutos de partida, Igor sentiu uma lesão e Rafael Lacerda precisou queimar a sua primeira troca precocemente. Diego Miticov entrou no lugar do meia.
Aos 12, Guilherme Parede fez uma boa jogada pela esquerda e jogou a bola no meio da área. Schappo pulou com liberdade e cabeceou no fundo do gol, abrindo o placar para o Tigre.
Gilberto Rodrigues, o árbitro de vídeo, chegou o lance e confirmou o gol do Vila Nova.
Aos 19, o Vila fez mais um, com Gabriel Poveda, mas o lance foi anulado pelo VAR por posição irregular. A partir de então, o time goiano fez uma verdadeira blitz contra o Athletico.
Mycael fez uma grande defesa aos 24, Poveda chutou acima da trave duas vezes, aos 20 e 31, até que o camisa 9 finalmente conseguiu estufar as redes, aos 32.
Dodô levantou a bola no segundo pau, Tiago Pagnussat cabeceou à queima-roupa, Mycael fez uma ótima defesa, mas, no rebote, Poveda mandou para a rede.
Na volta do intervalo, o Vila Nova seguiu pressionando. Aos cinco minutos, Poveda acertou a trave e, no minuto seguinte, perdeu um gol cara a cara com Mycael.
O Athletico parou a pressão adversária aos 32 minutos do segundo tempo, com Bruno Zapelli diminuindo, de pênalti.
Vila Nova 2x1 Athletico
Vila Nova
Halls; Elias, Tiago Pagnussat, Bernardo Schappo e Willian Formiga; Igor Henrique (Diego Miticov) e Arlison (Walisson Maia); Guilherme Parede (Gustavo Pajé), Júnior Todinho e Dodô (João Vieira); Gabriel Poveda. Técnico: Rafael dos Santos Lacerda.
Athletico
Mycael; Habraão (Bruno Zapelli), Tobias Figueiredo, Léo e Lucas Esquivel; Raul (Kauã Moraes), Felipinho e Giuliano (João Cruz); Tevis (Isaac), Luiz Fernando e Alan Kardec (Renan). Técnico: João Eduardo Louro Baptista.
Motivo: 8ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 27 de maio de 2025, às 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, Goiânia
Gols: Bernardo Schappo e Gabriel Poveda (Vila Nova)
Cartões amarelos: Guilherme Parede (Vila Nova); Tobias Figueiredo, Luiz Fernando, Felipinho (Athletico)
- Árbitro: Lucas Canetto Bellote (SP)
- Assistente 1: Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
- Assistente 2: Leandro Matos Feitosa (SP)
- VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior