Ouvindo...

Com ‘lei do ex’, Vila Nova vence Athletico e encosta na liderança da Série B

Time goiano encostou no rival Goiás, líder da competição

Bernardo Schappo comemorando gol pelo Vila Nova na Série B

O Vila Nova venceu o Athletico por 2 a 1 na noite deste sábado (17), no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia. A partida foi válida pela oitava rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

O zagueiro Bernardo Schappo abriu o placar aos 12 minutos de jogo, e o atacante Gabriel Poveda ampliou aos 32 do primeiro tempo. O camisa 9 do Vila teve uma breve passagem pelo Athletico em 2019.

Ele foi emprestado ao Furacão pelo Alverca, de Portugal, mas não chegou a fazer uma partida oficial pelo clube paranaense, ficando no banco de reservas em duas oportunidades: derrota para o Boca Juniors na Libertadores e revés diante do Corinthians pelo Campeonato Brasileiro.

O Athletico diminuiu com o meia Bruno Zapelli, de pênalti, aos 32 minutos do segundo tempo.

Com a vitória, o Vila Nova subiu para a segunda posição na tabela de classificação, com 16 pontos, mesma pontuação do rival Goiás, que é o segundo colocado. O Esmeraldino supera o rival pelo saldo de gols (4 a 3).

Já o Athletico é o 12º, com 10 pontos, e pode ser ultrapassado por Atlético-GO (13º) e Novorizontino-SP (14º).

Tanto Vila Nova quanto Athletico volta suas atenções à Copa do Brasil. A equipe paranaense encara o Brusque-SC na próxima terça-feira (20), às 19h30 (horário de Brasília), na Ligga Arena, em Curitiba. O time goiano, por sua vez, recebe o Cruzeiro na próxima quinta-feira (22), às 19h (horário de Brasília), no Estádio Serra Dourada, em Goiânia.

O jogo

A partida começou pegada, com divididas duras desde o primeiro minuto. Arlison, volante do Vila Nova, levou a pior em uma dividida na primeira jogada da partida e precisou ser atendido na beira do campo.

Dois minutos depois, Lucas Esquivel bateu uma falta na grande área, Gabriel Poveda rebateu para trás, de cabeça, tentando cortar a bola e ela quase foi parar no gol. Porém, o goleiro Halls estava atento e fez a defesa.

Com sete minutos de partida, Igor sentiu uma lesão e Rafael Lacerda precisou queimar a sua primeira troca precocemente. Diego Miticov entrou no lugar do meia.

Aos 12, Guilherme Parede fez uma boa jogada pela esquerda e jogou a bola no meio da área. Schappo pulou com liberdade e cabeceou no fundo do gol, abrindo o placar para o Tigre.

Gilberto Rodrigues, o árbitro de vídeo, chegou o lance e confirmou o gol do Vila Nova.

Aos 19, o Vila fez mais um, com Gabriel Poveda, mas o lance foi anulado pelo VAR por posição irregular. A partir de então, o time goiano fez uma verdadeira blitz contra o Athletico.

Mycael fez uma grande defesa aos 24, Poveda chutou acima da trave duas vezes, aos 20 e 31, até que o camisa 9 finalmente conseguiu estufar as redes, aos 32.

Dodô levantou a bola no segundo pau, Tiago Pagnussat cabeceou à queima-roupa, Mycael fez uma ótima defesa, mas, no rebote, Poveda mandou para a rede.

Na volta do intervalo, o Vila Nova seguiu pressionando. Aos cinco minutos, Poveda acertou a trave e, no minuto seguinte, perdeu um gol cara a cara com Mycael.

O Athletico parou a pressão adversária aos 32 minutos do segundo tempo, com Bruno Zapelli diminuindo, de pênalti.

Leia também

Vila Nova 2x1 Athletico

Vila Nova

Halls; Elias, Tiago Pagnussat, Bernardo Schappo e Willian Formiga; Igor Henrique (Diego Miticov) e Arlison (Walisson Maia); Guilherme Parede (Gustavo Pajé), Júnior Todinho e Dodô (João Vieira); Gabriel Poveda. Técnico: Rafael dos Santos Lacerda.

Athletico

Mycael; Habraão (Bruno Zapelli), Tobias Figueiredo, Léo e Lucas Esquivel; Raul (Kauã Moraes), Felipinho e Giuliano (João Cruz); Tevis (Isaac), Luiz Fernando e Alan Kardec (Renan). Técnico: João Eduardo Louro Baptista.

Motivo: 8ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 27 de maio de 2025, às 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, Goiânia
Gols: Bernardo Schappo e Gabriel Poveda (Vila Nova)
Cartões amarelos: Guilherme Parede (Vila Nova); Tobias Figueiredo, Luiz Fernando, Felipinho (Athletico)

  • Árbitro: Lucas Canetto Bellote (SP)
  • Assistente 1: Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
  • Assistente 2: Leandro Matos Feitosa (SP)
  • VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior
Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.