Ouvindo...

Santos segura reação do América, vence com polêmica e cola na liderança da Série B

Em jogo equilibrado, gols foram marcados já no segundo tempo; Coelho reclamou de ação do VAR no segundo tento santista

Com direito a polêmica, o Santos venceu o América por 2 a 1 neste domingo (15), em partida da 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Na Vila Belmiro, o time da casa contou com gols de Wendel Silva e JP Chermont para somar três pontos e se aproximar da liderança da competição. Moisés descontou para o Coelho.

O duelo foi marcado por polêmica, já que o segundo gol santista foi analisado pelo VAR e confirmado mesmo com reclamações de impedimento do zagueiro Gil, que participou do lance. Jogadores do América ficaram na bronca com a decisão. No último lance de jogo, houve mais uma polêmica, já que os americanos reclamaram muito de pênalti não marcado.

Com o resultado, o time santista foi a 49 pontos e segue em 2º, mas com um ponto a menos que o líder Novorizontino. O América, por sua vez, fica com 38 pontos, em 7º.

Leia também

Próximos compromissos das equipes

Sem tempo a perder, ambas as equipes entram em campo já neste meio de semana, pela rodada 27 da Série B. Na quarta-feira (18), o América recebe o Paysandu em Belo Horizonte; e na quinta (19), o Santos joga diante do Botafogo-SP em Ribeirão Preto.

Times fechados e muito estudo

Santos e América começaram o duelo com “muito estudo” na Vila Belmiro. Bem postados na defesa, os times demoraram a sair com mais perigo para o jogo, tanto que a primeira finalização se deu apenas aos 18 minutos, quando Elizari chutou para fora.

A partir de então, a partida ganhou alguma emoção. Pituca obrigou Dalberson a fazer boa defesa minutos após o chute de Elizari, e pouco depois, Adyson deu trabalho a Gabriel Brazão em cobrança de falta.

Faltou um ‘algo a mais’ no primeiro tempo

O Santos dominou a posse de bola na etapa inicial, mas quem chegou mais perto do gol foi o América. Os visitantes tiveram mais finalizações e acertaram o gol mais vezes, mas Dalberson e Brazão não tiveram tantos momentos de exigência nos primeiros 45 minutos.

Pressionado pela torcida, o Peixe até forçou mais, mas não passou perto de abrir o marcador na Vila Belmiro.

Apostas na bola parada

O segundo tempo começou mais agitado, com os dois times mais à frente no campo em busca do primeiro gol. A bola parada surgiu como boa opção, já que Otero sempre foi uma “arma ofensiva” do Peixe, enquanto o Coelho teve Adyson e Daniel Borges como opções importantes no Coelho.

O goleiro americano Dalberson passou a ser mais exigido, mas a defesa do América seguia bem postada e oferecia poucos perigos ao Santos. Os donos da casa, ainda com boa posse de bola, pecavam no terço final do campo de ataque.

Pressão santista convertida em gol

Bastou um erro de marcação para o equilíbrio da partida ser quebrado. Aos 16 minutos, em mais uma bola para do Santos, Otero cruzou na cabeça de Jair, que testou firme. Dalberson rebateu como pôde, mas a bola sobrou para Wendel Silva, que estava livre de marcação e só empurrou para o fundo da rede.

Segundo gol do Santos com muita polêmica

Cerca de dez minutos após o primeiro gol, o Santos conseguiu ampliar o marcador. Após bola rebatida na entrada da área, JP Chermont finalizou com força no canto e superou Dalberson, em momento de grande polêmica na Vila Belmiro.

Isso porque o zagueiro Gil, do Peixe, estava na reta do chute e em condição de impedimento. Ele fez um ‘corta luz’ e deixou a bola passar para entrar no gol. O árbitro Arthur Gomes Stefano foi chamado ao VAR, revisou o lance e confirmou o gol santista.

América desconta no fim

Já nos acréscimos, após três mexidas em conjunto do América, veio o gol de honra. Vinicius recebeu na ponta-esquerda e acionou Moisés. Fora da área, o camisa 15 do Coelho chutou de primeira e contou com desvio para fazer o gol americano no confronto.

Muita reclamação no último minuto

Ao apito final, jogadores do América pediram pênalti após cobrança de escanteio, em que a bola teria batido na mão de um jogador do Santos. O árbitro foi chamado ao VAR, mesmo com o término do jogo, e apontou falta de ataque do Coelho antes de encerrar a partida.

Santos 2x1 América

Santos

Gabriel Brazão; JP Chermont (Hayner), Jair, Gil e Escobar (Luan Peres); João Schmidt, Diego Pituca e Giuliano (Willian); Otero (Laquintana), Guilherme e Wendel Silva (Julio Furch). Técnico: Fábio Carille.

América

Dalberson; Daniel Borges (Moisés), Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Alê, Elizari e Juninho (Matheus Henrique); Rodriguinho (Vinicius), Adyson (Fabinho) e Matheus Davó (Renato Marques). Técnico: Lisca.

Gols
Wendel Silva (16min 2T); JP Chermont (25min 2T) do Santos
Moisés (48min 2T) do América

Cartões Amarelos
Otero, Escobar, JP Chermont, João Schmidt (Santos)
Dalberson, Ricardo Silva (América)

Motivo: 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data e horário: domingo, 15 de setembro de 2024, às 16h (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos

Arbitragem: Arthur Gomes Stefano (ES)
Auxiliares: Douglas Pagung (ES) e Gizeli Casaril (SC)
VAR: Rodrigo Nunes de Sa (RJ)


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Leia mais