Nesta sexta-feira (2), Santos e Sport ficaram no empate em 1 a 1 em duelo válido pela 19ª rodada da Série B, marcando o encerramento do primeiro turno da competição nacional. A partida foi disputada na Vila Belmiro, na Baixada Santista.
A partida mostrou logo de cara que seria de um Santos dominante diante de um Sport retraído, algo que não se manteve nos 90 minutos. O Peixe abriu o placar com Guilherme na primeira etapa e concedeu o empate ao Sport na reta final, com Gustavo Coutinho.
Com o resultado, o Sport entra no G4 da Série B, com 29 pontos, tendo cinco a menos que o Santos, líder da competição. Vale destacar que o Leão da Ilha tem dois jogos a menos em relação ao Peixe.
Na próxima rodada, o Santos vai ao Pará encarar o Paysandu, no dia 9 de agosto, uma sexta-feira. No dia seguinte, o Sport recebe o Amazonas no Recife.
Brazão faz milagres
Em boa fase, o goleiro Gabriel Brazão mostrou logo no primeiro tempo as credenciais que o fazem ser titular do Santos. Em dose dupla, o jovem arqueiro salvou o Peixe de sair atrás no placar na Vila Belmiro.
Chrystian Barletta chegou com perigo pelo lado direito e soltou uma bomba da entrada da área. Gabriel Brazão se esticou e fez a defesa. Na sobra, Gustavo Coutinho tentou completar de cabeça e obrigou o goleiro do Santos a fazer um milagre à queima-roupa.
Pontos preciosos
Mesmo jogando em casa contra um time pior colocado na Série B, o Santos se mostrou bastante satisfeito com a vantagem de um gol no placar. A postura, inclusive, pode ser exemplificada em dois episódios específicos no segundo tempo.
O lateral Gonzalo Escobar, por exemplo, foi punido com cartão amarelo por retardar o início do jogo em uma cobrança de lateral. Ainda no decorrer do segundo tempo, Carille optou por fechar o meio-campo com a saída do meia Serginho e entrada do volante Tomás Rincón.
100 metros rasos
Em clima olímpico, o atacante Guilherme mostrou que poderia ter futuro caso optasse pelo atletismo. Ao abrir o placar para o Peixe, aos 28 minutos da segunda etapa, o camisa 11 fez grande jogada individual em velocidade antes de deslocar Caíque França.
Após Otero dar um chutão para afastar da defesa, Furch disputou a bola no alto e encontrou Guilherme. O atacante ajeitou, tabelou com Serginho e avançou em velocidade, passando por Chico e dando leve toque para superar o goleiro adversário.
Na marca da cal
Em um jogo razoavelmente controlado pelo Santos, o Sport conseguiu buscar o gol do empate já na reta final do segundo tempo. O tento foi anotado pelo atacante Gustavo Coutinho, em cobrança de pênalti.
A marcação veio aos 35 minutos da segunda etapa após Jair interceptar a bola com um toque de mão. O lance foi assinalado em campo, e Gustavo Coutinho bateu no lado oposto ao de Gabriel Brazão para igular o placar da partida.
Santos
Gabriel Brazão; JP Chermont, Gil, Jair e Escobar (Souza); João Schmidt, Diego Pituca e Serginho (Rincón); Otero (Wesllei), Guilherme e Furch (Willian). Técnico: Fábio Carille.
Sport
Caíque França; Fabinho, Luciano Castán, Chico e Dalbert (Zé Roberto); Felipe, Fábio Matheus (Luciano), Fabricio Domínguez e Felipinho (Di Plácido); Barletta (Igor Carius) e Gustavo Coutinho. Técnico: Guto Ferreira.
Motivo: 19ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 2 de agosto de 2024 (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva
Assistentes: Celso Alves da Silva e Ricardo Junio de Souza
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga
Gols:
Guilherme (28 min 1ºT), para o Santos
Gustavo Coutinho (35 min 2ºT), para o Sport
Cartões amarelos:
Luciano Castán e Felipinho, do Sport
Serginho e Escobar, do Santos
Cartões vermelhos:
Público: 13.629
Renda: R$ 609.553,75