Nesta segunda-feira (3), o Santos perdeu para o Botafogo-SP por 2 a 1 pela oitava rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A partida foi disputada no Estádio do Café, em Londrina (PR), com mando da equipe santista.
Embora franco favorito, até pelo volume de jogo mostrado, o Santos sofreu com duas estocadas pontuais da equipe de Ribeirão Preto. João Costa e Douglas Baggio, em lindas finalizações de fora da área, chegaram a deixar o placar em 2 a 0 para o Botafogo.
O Peixe descontou somente na reta final do segundo tempo, com o zagueiro Joaquim. Na desvantagem de um gol, o time de Fábio Carille se mandou ao ataque, mas não conseguiu furar o bloqueio defensivo do time adversário.
O Santos, desta forma, perde a chance de assumir a liderança da Série B e fica na terceira colocação, com 15 pontos conquistados. A equipe volta a campo na noite desta sexta-feira (7), quando encara o Novorizontino fora de casa, às 21h (de Brasília).
Novidade no gol
O Peixe foi escalado para enfrentar o Botafogo com uma novidade debaixo das traves do Estádio do Café. O jovem Gabriel Brazão fez sua estreia pelo clube após ser oficializado como reforço em abril.
Brazão assume o posto deixado pelo então titular absoluto João Paulo, que perderá o restante da temporada por conta de uma grave lesão. O camisa 34 precisou passar por cirurgia após romper o tendão de Aquiles durante o duelo contra o América, na última rodada.
Outro protagonista
Brazão iniciou a partida no Estádio do Café como uma das grandes atrações para o jogo. Do outro lado, o goleiro João Carlos, do Botafogo, chamou o protagonismo para si dentro de campo/
No primeiro grande lance da partida, o goleiro botafoguense fez uma sequência de defesas que evitaram que o Botafogo saísse atrás no placar. Na primeira, ele buscou chute colocado de Pituca no ângulo, pouco antes de mostrar reflexo e salvar em tentativa de Willian Bigode, no rebote.
Falta de capricho
Melhor na partida, o Santos parecia que seria o primeiro a ir às redes. O Peixe empilhou grandes chances criadas e ficou perto de estar vencendo, mesmo sem fazer um jogo brilhante.
A principal delas veio dos pés de Willian Bigode. Giuliano interceptou passe no meio de campo e acionou Patati na ponta direita. O jovem lançou para Bigode, livre, que bateu de chapa, mas foi travado pela defesa adversária.
Pintura!
O tímido Botafogo foi quem abriu o placar em Londrina. Douglas Baggio recebeu a bola na ponta direita, dominou e puxou para o meio sem marcação. De longe, o atacante bateu de perna esquerda e acertou na gaveta.
O goleiro Gabriel Brazão até estava bem posicionado, mas não conseguiu ficar próximo de impedir o primeiro gol dos visitantes.
Filme repetido
Com outro golaço, a Pantera ampliou o placar em Londrina logo aos cinco minutos do segundo tempo.
A jogada se iniciou pelo meio, com João Costa completamente livre de marcação. Ele teve tempo para dominar, levantar a cabeça, arrumar o posicionamento do corpo até arriscar de fora da área. Com muita força, a bola estufou a rede defendida por Gabriel Brazão.
Santos diminui
Aos 28 minutos do segundo tempo, quando já abafava o Botafogo em seu próprio campo, o Santos conseguiu tirar o grito de gol entalado na garganta do torcedor. Com a coxa, Joaquim marcou o primeiro do Peixe na partida.
Em escanteio pela esquerda, Cazares cruzou na direção de Joaquim, que desviou e acertou na trave. O zagueiro alcançou o próprio rebote e, com o goleiro já caído, bateu de coxa e reviveu o Santos para os minutos finais da partida.
Santos 1x2 Botafogo
Santos
Gabriel Brazão; JP Chermont (Rodrigo Ferreira), Gil, Joaquim e Gonzalo Escobar; Tomás Rincón (Cazares), Diego Pituca e Giuliano; Otero, Willian Bigode e Weslley (Hayner). Técnico: Fábio Carille
Botafogo
João Carlos, Walisson, Lucas Dias, Fábio Sanches e Patrick Brey (Jean Victor); João Costa, Matheus Barbosa e Gustavo Bochecha (Fillipe Soutto); Emerson Negueba, Douglas Baggio e Alex Sandro (Toró). Técnico: Paulo Gomes
Motivo: sétima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data e horário 3 de junho de 2024 (segunda-feira), às 20h (de Brasília)
Local: Estádio do Café, em Londrina (PR)
Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann
Auxiliares: Alex dos Santos e Luciane Rodrigues dos Santos
Gols:
Douglas Baggio (42 min 1ºT) e João Costa (5 min 2ºT), para o Botafogo
Joaquim (28 min 2ºT), para o Santos
Público: 11.916
Renda: R$ 1.310.443,00
Cartões amarelos:
Rincón e JP Chermont, do Santos
Cartões vermelhos: