Ouvindo...

Cruzeiro e Atlético se enfrentam de olho em escalada no Brasileirão

Cruzeiro mira a vice-liderança, enquanto o Atlético quer se aproximar do G4

Leonardo Jardim e Cuca se enfrentaram pela primeira vez no futebol brasileiro no clássico entre Cruzeiro e Atlético

Cruzeiro e Atlético ficam frente a frente neste domingo, às 20h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte, em clássico válido pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Os arquirrivais ocupam a quarta e a sétima posição na classificação, respectivamente.

Um dos maiores clássicos do Brasil, o jogo deste fim de semana pode valer muito para ambos os times. Ao Cruzeiro, a depender de combinação de resultados, o segundo lugar na tabela pode se tornar realidade. Por sua vez, o Atlético pode colar no G4 da competição.

A partida será realizada com torcida única, apenas com os cruzeirenses no Gigante da Pampulha, uma vez que a equipe celeste é a mandante. No returno, com o Atlético mandante, somente os atleticanos poderão comprar ingressos na Arena MRV.

Os cenários para os arquirrivais

Se vencer o clássico, o Cruzeiro subirá pelo menos uma posição na classificação. Isso porque Palmeiras e Bragantino, líder e terceiro respectivamente, se enfrentam. Um deles ficaria atrás da equipe celeste na classificação.

Para chegar à vice-liderança, o Cruzeiro precisa vencer e também torcer para que o Flamengo não vença o Botafogo em clássico no Maracanã.

Já o Atlético precisa da vitória para colar no G4. Em caso de triunfo no clássico, o Galo ficará um ponto atrás do Cruzeiro, atual quarto colocado.

Cruzeiro com titulares descansados

O técnico do Cruzeiro, Leonardo Jardim, tem feito uma importante gestão no elenco do Cruzeiro. Na vitória por 2 a 1 sobre o Palestino-CHI, na quarta-feira (14), pela quinta rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana, o treinador poupou a maioria dos titulares. A intenção era evitar o desgaste dos jogadores visando ao clássico com o arquirrival.

Contra os chilenos, o goleiro Cássio e o zagueiro Fabrício Bruno nem sequer foram relacionados. Outros atletas considerados titulares ficaram fora do 11 inicial, como o lateral-direito Fagner, o lateral-esquerdo Kaiki, o volante Lucas Silva, o meia-atacante Matheus Pereira, além dos atacantes Wanderson e Kaio Jorge.

O meia Eduardo, titular na goleada por 4 a 0 em cima do Sport, na Ilha do Retiro, na oitava rodada do Campeonato Brasileiro, foi outro jogador que também não ficou no banco de reservas na penúltima partida da Sul-Americana.

O volante Lucas Romero cumpriu suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Sport. Com isso, o meio-campista pode voltar ao time no clássico com o Atlético.

O meia-atacante Marquinhos seguirá fora da lista de relacionados no Cruzeiro.

O jogador tem ficado fora da relação para as partidas por uma questão contratual. De acordo com informações da reportagem, caso o jogador participe de mais partidas, o Cruzeiro acionará um gatilho contratual para a compra de parte dos direitos econômicos do atleta. Marquinhos pertence ao Arsenal, da Inglaterra e está emprestado ao clube celeste até o fim desta temporada.

O Cruzeiro, segundo uma fonte disse à Itatiaia, ficaria livre desse gatilho contratual para ativação de cláusula de compra a partir do dia 30 de junho.

Marquinhos fez 16 jogos oficiais e três amistosos com a camisa do Cruzeiro em 2025. O jogador marcou um gol.

Leia também

Atlético pode ter novidades

Para o confronto, o comandante atleticano Cuca não poderá contar com o atacante Tomás Cuello. Ele recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória por 3 a 2 sobre o Fluminense e terá que cumprir suspensão automática no fim de semana.

Os retornos de duas peças importantes no Galo seguem como mistério. O lateral-esquerdo Guilherme Arana e o volante Gabriel Menino, que estão em reta final de recuperação de lesões, podem pintar entre os relacionados. Porém, a presença de ambos não é confirmada.

Caso balance a rede de Cássio pelo menos uma vez, o atacante Hulk atingirá marca importante pelo Galo. Será o 126º tento do camisa 7 pelo clube. Ele vai se igualar a Nívio, que defendeu o Alvinegro entre 1945 e 1952 e fecha o Top 10 de goleadores.

Cabe lembrar que o paraibano fez os dois gols na vitória por 2 a 0, no clássico disputado em 9 de fevereiro, válido pela primeira fase do Campeonato Mineiro. Com nove, ao todo, ele tem o time celeste como sua “maior vítima”.

Leia outros conteúdos sobre o clássico:

Cruzeiro x Atlético

Cruzeiro

Cássio; Fagner, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian (Eduardo) e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim.

Atlético

Everson; Natanael; Lyanco, Junior Alonso; Rubens (Guilherme Arana); Alan Franco, Fausto Vera (Gabriel Menino); Gustavo Scarpa; Bernard (Júnior Santos), Rony e Hulk. Técnico: Cuca.

Motivo: 9ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 18 de maio de 2025 (domingo)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Auxiliares: Neuza Ines Back e Daniel Luís Marques.
VAR: Rafael Traci
Transmissão: A Itatiaia transmite o confronto pelo 95,7FM, 610AM, e pelos canais oficiais no Youtube (@itatiaiaoficial e @itatiaiaesporte)Na TV a partida será transmitida pelo canal Prime Video

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).