Cruzeiro e Atlético ficam frente a frente neste domingo, às 20h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte, em clássico válido pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Os arquirrivais ocupam a quarta e a sétima posição na classificação, respectivamente.
Um dos maiores clássicos do Brasil, o jogo deste fim de semana pode valer muito para ambos os times. Ao Cruzeiro, a depender de combinação de resultados, o segundo lugar na tabela pode se tornar realidade. Por sua vez, o Atlético pode colar no G4 da competição.
A partida será realizada com torcida única, apenas com os cruzeirenses no Gigante da Pampulha, uma vez que a equipe celeste é a mandante. No returno, com o Atlético mandante, somente os atleticanos poderão comprar ingressos na Arena MRV.
Os cenários para os arquirrivais
Se vencer o clássico, o Cruzeiro subirá pelo menos uma posição na classificação. Isso porque Palmeiras e Bragantino, líder e terceiro respectivamente, se enfrentam. Um deles ficaria atrás da equipe celeste na classificação.
Para chegar à vice-liderança, o Cruzeiro precisa vencer e também torcer para que o Flamengo não vença o Botafogo em clássico no Maracanã.
Já o Atlético precisa da vitória para colar no G4. Em caso de triunfo no clássico, o Galo ficará um ponto atrás do Cruzeiro, atual quarto colocado.
Cruzeiro com titulares descansados
O técnico do Cruzeiro, Leonardo Jardim, tem feito uma importante gestão no elenco do Cruzeiro. Na vitória por 2 a 1 sobre o Palestino-CHI, na quarta-feira (14), pela quinta rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana, o treinador poupou a maioria dos titulares. A intenção era evitar o desgaste dos jogadores visando ao clássico com o arquirrival.
Contra os chilenos, o goleiro Cássio e o zagueiro Fabrício Bruno nem sequer foram relacionados. Outros atletas considerados titulares ficaram fora do 11 inicial, como o lateral-direito Fagner, o lateral-esquerdo Kaiki, o volante Lucas Silva, o meia-atacante Matheus Pereira, além dos atacantes Wanderson e Kaio Jorge.
O meia Eduardo, titular na goleada por 4 a 0 em cima do Sport, na Ilha do Retiro, na oitava rodada do Campeonato Brasileiro, foi outro jogador que também não ficou no banco de reservas na penúltima partida da Sul-Americana.
O volante Lucas Romero cumpriu suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Sport. Com isso, o meio-campista pode voltar ao time no clássico com o Atlético.
O meia-atacante Marquinhos seguirá fora da lista de relacionados no Cruzeiro.
O jogador tem ficado fora da relação para as partidas por uma questão contratual. De acordo com informações da reportagem, caso o jogador participe de mais partidas, o Cruzeiro acionará um gatilho contratual para a compra de parte dos direitos econômicos do atleta. Marquinhos pertence ao Arsenal, da Inglaterra e está emprestado ao clube celeste até o fim desta temporada.
O Cruzeiro, segundo uma fonte disse à Itatiaia, ficaria livre desse gatilho contratual para ativação de cláusula de compra a partir do dia 30 de junho.
Marquinhos fez 16 jogos oficiais e três amistosos com a camisa do Cruzeiro em 2025. O jogador marcou um gol.
Atlético pode ter novidades
Para o confronto, o comandante atleticano Cuca não poderá contar com o atacante Tomás Cuello. Ele recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória por 3 a 2 sobre o Fluminense e terá que cumprir suspensão automática no fim de semana.
Os retornos de duas peças importantes no Galo seguem como mistério. O lateral-esquerdo Guilherme Arana e o volante Gabriel Menino, que estão em reta final de recuperação de lesões, podem pintar entre os relacionados. Porém, a presença de ambos não é confirmada.
Caso balance a rede de Cássio pelo menos uma vez, o atacante Hulk atingirá marca importante pelo Galo. Será o 126º tento do camisa 7 pelo clube. Ele vai se igualar a Nívio, que defendeu o Alvinegro entre 1945 e 1952 e fecha o Top 10 de goleadores.
Cabe lembrar que o paraibano fez os dois gols na vitória por 2 a 0, no clássico disputado em 9 de fevereiro, válido pela primeira fase do Campeonato Mineiro. Com nove, ao todo, ele tem o time celeste como sua “maior vítima”.
Leia outros conteúdos sobre o clássico:
Cruzeiro x Atlético pelo Brasileirão: serviço, estacionamento, trânsito e segurança Cruzeiro x Atlético: veja números do clássico nos 60 anos de Mineirão Cruzeiro e Atlético farão 75º clássico pelo Campeonato Brasileiro; veja dados Antes do clássico, Cruzeiro recebe visita de ídolo Rafael Sobis na Toca Cúpula do Atlético acompanha último treino do time antes do clássico Cuca pode atingir 150ª vitória pelo Atlético em clássico contra Cruzeiro Cruzeiro busca 41ª vitória contra o Atlético no século; veja retrospecto Cruzeiro x Atlético: comentaristas da Itatiaia projetam o clássico no Mineirão Cruzeiro x Atlético: veja o palpite do Pequetito para o clássico de domingo Cruzeiro x Atlético: veja o palpite do Caixa para o clássico de domingo
Cruzeiro x Atlético
Cruzeiro
Cássio; Fagner, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian (Eduardo) e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim.
Atlético
Everson; Natanael; Lyanco, Junior Alonso; Rubens (Guilherme Arana); Alan Franco, Fausto Vera (Gabriel Menino); Gustavo Scarpa; Bernard (Júnior Santos), Rony e Hulk. Técnico: Cuca.
Motivo: 9ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 18 de maio de 2025 (domingo)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Auxiliares: Neuza Ines Back e Daniel Luís Marques.
VAR: Rafael Traci
Transmissão: A Itatiaia transmite o confronto pelo 95,7FM, 610AM, e pelos canais oficiais no Youtube (@itatiaiaoficial e @itatiaiaesporte)Na TV a partida será transmitida pelo canal Prime Video