Um clássico com tudo que tem direito. Na tarde deste domingo (18), o Bahia venceu o Vitória por 2 a 1 em Ba-Vi disputado na Arena Fonte Nova, em Salvador. O jogo da 9ª rodada do Campeonato Brasileiro contou com expulsões para os dois lados e foi disputado sob chuva.
Erick Pulga e Michel Araújo marcaram para o Bahia, enquanto Renato Kayzer descontou para o Vitória. Com o resultado, o Tricolor chegou a 15 pontos e pode terminar a rodada no G6 do Brasileirão. Já o Rubro-Negro, permanece com nove pontos e se aproxima da zona de rebaixamento para a Série B.
Agora o Bahia concentra seu foco no duelo contra o Paysandu, pela 3ª fase da Copa do Brasil. O jogo de volta está marcado para esta quarta-feira (21), às 19h30 (de Brasília), novamente na Arena Fonte Nova. O Tricolor venceu o primeiro confronto por 1 a 0.
O Vitória, por outro lado, terá a semana livre para se preparar para a partida do próximo fim de semana. No próximo domingo (25), às 18h30, o Rubro-Negro recebe o Santos no Barradão, em Salvador, em jogo válido pela 10ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
O jogo
Clássico normalmente é carregado de tensão, mas Jean Lucas exagerou. Com menos de três minutos, o volante do Bahia acertou Gabriel Baralhas, do Vitória, com um soco nas costas e, após orientação do VAR, foi expulso de campo.
Mesmo com um jogador a menos, o Bahia manteve a intensidade que costuma ter nos jogos na Arena Fonte Nova e, embalado pela torcida, conseguiu abrir o placar. Aos 22 minutos, Erick Pulga ganhou de Claudinho na bola aérea e cabeceou no ângulo de Lucas Arcanjo.
A partir do gol sofrido, nem parecia que o Bahia estava com um a menos. A equipe comandada por Rogério Ceni soube controlar a partida, enquanto o Vitória teve dificuldades para penetrar na defesa tricolor.
Segundo tempo
Após o intervalo, tudo mudou. O Vitória de Thiago Carpini voltou do vestiário com uma postura totalmente diferente e, desde os primeiros minutos, pressionou o Bahia em busca do gol de empate, que não demorou a sair.
Com cinco minutos, foram duas grandes oportunidades para empatar a partida. Primeiro com Erick, que finalizou para fora dentro da grande área, com o gol aberto. Na sequência, Lucas Halter acertou a trave de cabeça e, na sobra, Marcos Felipe fez grande defesa em finalização de Gustavo Silva.
Aos sete minutos, a estrela de Renato Kayzer brilhou. O atacante apareceu livre para completar cruzamento de Jamerson e igualar o marcador. Foi o terceiro gol do atacante em dois jogos pelo Vitória.
O ímpeto rubro-negro seguiu, mas quando parecia que o Vitória estava mais perto de fazer o segundo, o Bahia não perdoou. Após bate e rebate na área rubro-negra, a bola ficou viva e o uruguaio Michel Araújo empurrou para o gol e recolocou o Bahia em vantagem.
Bahia x Vitória
Bahia
Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas, Everton Ribeiro (Michel Araújo) e Cauly (Erick); Erick Pulga (Willian José) e Lucho Rodríguez (Tiago). Técnico: Rogério Ceni.
Vitória
Lucas Arcanjo; Claudinho (Carlos Eduardo), Lucas Halter, Edu e Jamerson; Ricardo Ryller (Pepê), Gabriel Baralhas (Erick), Ronald e Wellington Rato (Gustavo Silva); Osvaldo (Janderson) e Renato Kayzer. Técnico: Thiago Carpini.
Gols
Erick Pulga (22min1ºT), para o Bahia
Cartões Amarelos
Gilberto, Erick Pulga (Bahia)
Ronald, Claudinho, Erick, Osvaldo (Vitória)
Cartões Vermelhos
Jean Lucas (Bahia)
Pepê (Vitória)
- Motivo: 9ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
- Data e horário: 18 de maio de 2025 (domingo), às 16h (de Brasília)
- Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
- Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
- Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Thiaggo Americano Labes (SC)
- VAR: Wagner Reway (SC)