O
Com o resultado, o Vasco deixou provisoriamente a zona do rebaixamento. O time subiu sete posições e foi da 17ª para a 10ª colocação, com 10 pontos. Contudo, pode ser ultrapassado com os resultados do decorrer da rodada.
O Fortaleza, por sua vez, estacionou com os mesmos 10 pontos, na 12ª colocação.
Os gols
No primeiro lance de perigo da partida, o português Nuno Moreira abriu o placar para o Cruzmaltino, aos três minutos da etapa inicial.
Logo no primeiro minuto do segundo tempo, o pirata Pablo Vegetti foi às redes e ampliou para o Vasco. Ele próprio tratou de dar números finais ao duelo com o terceiro gol, aos 33 da etapa final.
Próximos jogos
O próximo desafio do Vasco será pela Copa do Brasil. Após ter empatado o jogo de ida por 1 a 1, o Cruzmaltino terá que buscar o resultado diante do Operário-PR, na próxima terça-feira (20), às 19h (de Brasília), em São Januário.
Também pela Copa, o Fortaleza terá pela frente o Retrô, na próxima quarta-feira (21), às 19h (de Brasília), no Castelão. Leão e Azulão empataram na ida por 1 a 1.
Expulsões no segundo tempo
Após uma disputa de bola entre Piton e Marinho, ao atletas fizeram um montinho ao redor do árbitro Anderson Daronco. Os jogadores se empurraram.
No VAR, Daronco observou que Marinho desferiu um golpe forte no rosto do lateral esquerdo e decidiu expulsar o atacante. Também após análise de vídeo, expulsou Coutinho por conta da confusão formada após o lance. O meia Cruzmaltino revidou a agressão do atacante do Leão.
Primeira vitória de Diniz
Na segunda partida do treinador à frente do Cruzmaltino, o Vasco voltou a vencer após nove jogos. A última vitória do Vasco tinha sido na 3ª rodada do Brasileiro, no dia 12 de abril, quando derrotou o Sport por 3 a 1 em São Januário
Vegetti assume a artilharia
Com os dois de hoje, o centroavante argentino chegou a sete gols em nove jogos e empatou com Giorgian de Arrascaeta, do Flamengo, como artilheiro da competição.
Vasco 3 x 0 Fortaleza
Vasco
Léo Jardim, Paulo Henrique, João Victor, Luiz Gustavo (Maurício Lemos) e Lucas Piton; Hugo Moura (Mateus Carvalho), Tchê Tchê (Paulinho) e Coutinho; Rayan (Adson), Nuno Moreira (Loide Augusto) e Pablo Vegetti.. Técnico: Fernando Diniz
Fortaleza
João Ricardo, Mancuso (Marinho), Kuscevic, Gustavo Mancha e Gastón Ávila; Matheus Rossetto (Martínez), Lucas Sasha (Fernández) e Pochettino; Yago Pikachu (Deyverson), Lucero e Breno Lopes (Kervin Andrade). Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Gols
Nuno Moreira (3min1ºT) e Vegetti (1min2ºT) e (33min2ºT) , do Vasco
Cartões amarelos
Nuno Moreira, Luiz Gustavo (Vasco); Emannuel Martinez (Fortaleza)
Cartão vermelho
Coutinho, do Vasco e Marinho, do Fortaleza
Motivo: 9ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 17 de maio de 2025 (sábado), às 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro
Árbitro: Anderson Daronco
Assistente 1: Rafael da Silva Alves
Assistente 2: Tiago Augusto Kappes Diel
VAR: Marcio Henrique de Gois