Em busca da vice-liderança, Cruzeiro visita pressionado Ceará pelo Brasileirão

Equipe celeste desafia o Alvinegro neste sábado (29), às 21h (de Brasília), na Arena Castelão, em Fortaleza, em jogo da 36ª rodada

Léo Condé, técnico do Ceará, e Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro

De olho na vice-liderança da Série A do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro visita o Ceará neste sábado (29), às 21h (de Brasília), na Arena Castelão, em Fortaleza, em jogo da 36ª rodada. Trata-se de um duelo de opostos na competição nacional.

Afinal, a Raposa vive boa fase e está garantida no G5, enquanto o Vozão luta contra o rebaixamento. Classificado à Copa Libertadores de 2026, o time celeste tem 68 pontos e pode ultrapassar o Palmeiras para chegar à vice-liderança em caso de triunfo.

Mais do que isso, o time de Leonardo Jardim tem a possibilidade de diminuir para quatro pontos a diferença do líder Flamengo. Em caso de tropeço, o Cruzeiro não terá mais chances matemáticas de ser campeão.

O Ceará, por sua vez, ocupa a 14ª posição com 42 pontos. A diferença para o Vitória, primeiro time da zona de rebaixamento, é de dois pontos. o Rubro-Negro também entra em campo neste sábado, contra o Mirassol, no Barradão.

Se vencer, o Vozão chegará a 45 pontos e terá mais tranquilidade para as duas últimas rodadas. Contudo, um possível revés, pode deixar o Alvinegro de Porangabuçu na primeira posição fora da zona de rebaixamento.

Como chega o Ceará

O técnico Léo Condé não tem nenhum desfalque por suspensão, mas não poderá contar com o atacante Pedro Henrique, que sentiu um desconforto na coxa esquerda e está em tratamento.

Por outro lado, o Vozão tem o retorno de três atletas: o meia Vina e o atacante Pedro Raul voltam a ficar à disposição após cumprirem suspensão automática e devem ser titulares. Já o volante Fernando Sobral está recuperado de lesão e também deve ser relacionado.

Como chega o Cruzeiro

Tranquilo, o Cruzeiro chega para a partida em bom momento. A equipe celeste não perde há dez rodadas e tem a maior invencibilidade da Série A do Campeonato Brasileiro.

Já garantido na Copa Libertadores e com chances remotas de título, o time também observa a Copa do Brasil, com as semifinais diante do Corinthians em dezembro. O técnico Leonardo Jardim tem a chance de preservar alguns jogadores, o que não deve acontecer.

A tendência é que o português escale o que tem de melhor para enfrentar o Ceará. O único desfalque entre os titulares é Lucas Romero, suspenso. Walace, Matheus Henrique, Eduardo, Ryan Guilherme e Japa surgem como concorrentes para a vaga.

Walace, volante do Cruzeiro

Revanche celeste?

O jogo é uma possibilidade de revanche para o Cruzeiro. No primeiro turno, o Ceará surpreendeu e venceu no Mineirão por 2 a 1. Os gols foram de Galeano (duas vezes) e Kaio Jorge.

Leia também

Ceará x Cruzeiro

Provável escalação do Ceará

Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marcos Victor, Willian Machado e Matheus Bahia; Vinícius Zanocelo, Dieguinho e Vina; Galeano, Fernandinho e Pedro Raul - Técnico: Léo Condé.

Provável escalação do Cruzeiro

Cássio, William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva e Matheus Henrique (Walace/Eduardo), Christian e Matheus Pereira; Keny Arroyo e Kaio Jorge - Técnico: Leonardo Jardim.

  • Motivo: 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
  • Data e horário: sábado (29), às 21h (de Brasília)
  • Local: Arena Castelão, em Fortaleza
  • Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
  • Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Daniel Henrique da Silva (DF)
  • VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
  • Transmissão: A Itatiaia transmite o jogo no rádio (AM 610 e FM 95,7) e em seus canais oficiais no Youtube (@itatiaiaoficial e @itatiaiaesporte). Na TV, o jogo será transmitido por Cazé TV, Record e Premiere.
Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.
Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Além de contar histórias sobre o esporte na Bahia, possui experiência com cobertura de grandes festas como Carnaval e São João. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.

Ouvindo...