Ouvindo...

Grêmio sai na frente, mas cede empate ao Inter em clássico pelo Brasileirão

Tricolor e Colorado ficaram no 1 a 1 neste sábado (19), pela quinta rodada da competição nacional

Clássico foi disputado na Arena do Grêmio, em Porto Alegre

No clássico entre Grêmio e Inter pela quinta rodada do Brasileirão 2025, neste sábado (19), o placar terminou empatado em 1 a 1. Sob o comando do interino James Freitas, o time da casa na Arena, em Porto Alegre, saiu na frente, mas os treinados de Roger Machado conseguiram o empate.

O primeiro gol foi marcado contra por Anthoni, no primeiro tempo. A bola bateu nas costas do goleiro após um chute de Olivera. Na segunda etapa, Alan Patrick empatou de pênalti.

A partida também ficou marcada por muitas faltas e cartões, principalmente na etapa inicial. A vontade estava de sobra para ambos os lados.

Como foi o jogo

O clássico começou com muita garra para ambos os lados. Tentativas lá e cá e chegadas duras. A primeira grande oportunidade foi com sete minutos do primeiro tempo, por parte do Grêmio. Edenilson apareceu livre, com chances de ficar na cara do gol, mas sofreu uma falta de Vitão. O zagueiro foi amarelado muito cedo pelo árbitro.

Aos 13, o Grêmio arrumou um contra-ataque que parou em Braithwaite pelo lado direito, na entrada da área. O dinamarquês chutou por cima do gol de Anthoni.

Com apenas 15 minutos de jogo, o Inter levou três cartões amarelos: Vitão, Alan Patrick e o técnico Roger Machado. Na sequência, Jemerson e Marlon também foram advertidos. Duelo muito quente na capital gaúcha.

Numa falta para o Inter, o camisa 10 colocou a bola na cabeça de Fernando. O volante, dentro da área, quase abriu o placar. Volpi fez uma bela defesa.

Com 33 minutos, Fernando achou Bernabei na esquerda, e o argentino cruzou para Valencia. O equatoriano fez falta em Kannemann, marcada pelo árbitro, mas antes chutou para uma defesa espetacular de Tiago Volpi.

Grêmio abre o placar

Com 38 minutos, Olivera chutou para uma grande defesa de Anthoni. Após bate rebate, a bola sobrou para Marlon. O ex-Cruzeiro cruzou novamente para Olivera, que chutou no goleiro colorado e entrou. Gol contra do camisa 24.

O Grêmio continuou em cima do Inter. Nos acréscimos, Braithwaite recebeu na boa, mas Vitão cortou o atacante.

Segundo tempo

Com somente três minutos da etapa complementar, Valencia recebeu na cara do gol e colocou a bola no fundo da rede. O auxiliar, porém, assinalou impedimento.

Pênalti para o Inter e gol

Com 18 minutos, João Pedro tocou com a mão na bola dentro da área: pênalti para o Inter. Alan Patrick na cobrança. Contra Volpi, o camisa 10 deslocou o adversário e empatou: 1 a 1.

A partir deste momento, o Colorado passou a dominar as ações do jogo. Com 30 minutos, Gabriel Carvalho tocou para Bernabei, que lançou para Borré cabecear por cima do gol de Volpi.

VAR no fim do jogo

Com 40 minutos, Aravena foi derrubado por Rogel na entrada da área. Pedido de pênalti por parte o Tricolor. O árbitro foi para o VAR, mas mandou o confronto seguir.

Em seguida, Aravena colocou uma bola na trave, que pareceu ter tocado nas mãos de Anthoni também. Depois, Braithwaite teve uma chance, mas não alcançou e perdeu a oportunidade de deixar o Tricolor na frente.

Gabriel Carvalho também teve uma chance boa para o Inter. O jogador chegou na esquerda, cortou a marcação e chutou para defesa de Volpi.

O marcador ficou por isso: 1 a 1, um ponto para cada lado. O Grêmio chegou a quatro e saiu da zona de rebaixamento. Já o Inter subiu para metade da tabela de classificação e soma seis.

Retorno de Kannemann após sete meses

Walter Kannemann, do Grêmio, retornou aos gramados após quase sete meses. O zagueiro se recuperou de um problema no quadril, e entrou em campo neste sábado (19) pelo GreNal

Grêmio 1 x 1 Inter

Grêmio

Volpi; João Pedro, Jemerson, Wagner Leonardo (Kannemann, 29 1ºT) e Marlon; Dodi, Villasanti (Camilo, 32 2ºT) e Edenilson (Aravena, 24 2ºT) e Monsalve (Cristaldo, 32 2ºT); Olivera (Alysson Edward, 32 2ºT) e Braithwaite. Técnico: James Freitas (interino).

Inter

Anthoni; Aguirre, Vitão, Rogel e Bernabei (Ramon, 34 2ºT); Fernando, Bruno Henrique (Ronaldo, 26 2ºT), Alan Patrick, Vitinho (Bruno Tabata, 15 2ºT) e Wesley (Gabriel Carvalho, 15 2ºT); Valencia (Borré, 26 2ºT). Técnico: Roger Machado.

  • Motivo: quinta rodada do Campeonato Brasileiro 2025
  • Data e horário: 19 de abril de 2025 (sábado), às 21h (de Brasília)
  • Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
  • Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
  • Auxiliares: Alex dos Santos (SC) e Bruno Boschilia (PR)
  • VAR: Wagner Reway (ES)

    Gols:
    Anthoni, contra (39min 1ºT), para o Grêmio
    Alan Patrick, (20min 2ºT), do Inter

    Cartões amarelos:
    Jemerson (19min 1ºT), Marlon (23min 1ºT), Monsalve (11min 2ºT), Villasanti (26min 2ºT), Dodi (43min 2ºT), do Grêmio
    Vitão (7min 1ºT), Alan Patrick (15min 1ºT), Roger Machado (16min 1ºT), Ronaldo (51min 2ºT), do Inter

    Cartão vermelho:
    Gabriel Grando (28min 1ºT), do Grêmio

    Público: 27.286 torcedores
    Renda: R$ 1.862.340,00

Leia também

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduando em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.