O Cruzeiro empatou por 1 a 1 com o São Paulo na noite deste domingo (13), no Morumbis, pela terceira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Após um primeiro tempo de pouco brilho ofensivo, o Tricolor Paulista abriu o placar com Ferreirinha, mas a Raposa buscou a igualdade com Kaio Jorge. O resultado traz um “respiro” ao clube celeste após a semana conturbada em Belo Horizonte, de críticas e protestos de torcedores.
O técnico Leonardo Jardim surpreendeu na escalação do Cruzeiro e começou a partida com Gabigol e Dudu no banco de reservas. Em um duelo de poucas chances para os dois lados, os cruzeirenses intensificaram a pressão após o gol sofrido e conseguiram a igualdade com Kaio Jorge. Nos minutos finais, o time soube segurar a igualdade longe de seus domínios.
O empate no Morumbis interrompe a sequência de três derrotas seguidas do Cruzeiro na temporada, somando todas as competições. Na última semana, devido ao mau momento, integrantes da Máfia Azul, principal organizada do clube,
Em relação ao São Paulo, o empate teve sabor “amargo”. A equipe novamente teve desempenho oscilante durante a partida, e os jogadores foram vaiados após o apito final pelos torcedores presentes. O Tricolor chegou à terceira igualdade seguida no Campeonato Brasileiro, gerando ainda mais cobranças ao trabalho de Luis Zubeldía.
Com o empate, o Cruzeiro pulou para a 11ª posição do Brasileirão, com quatro pontos. O São Paulo, por sua vez, se encontra na 15ª colocação, com três unidades.
O Cruzeiro volta a entrar em campo nesta quinta-feira (17), contra o Bahia, no Mineirão, às 21h30 (de Brasília). Já o São Paulo visita o Botafogo um dia antes, no Nilton Santos, às 18h30. Os jogos são válidos pela quarta rodada da liga nacional.
Poucas emoções
O primeiro tempo foi de poucas chances de gol no Morumbis. Com a posse de bola dividida, nenhuma das equipes conseguiu soluções ofensivas contra a defesa adversária.
A melhor chance celeste saiu dos pés de Wanderson, em finalização que ganhou altura, ao 30 minutos. Pelo lado tricolor, Luciano assustou com chute para fora, aos 10.
Defesa vacila e Ferreirinha aproveita
O segundo tempo começou na mesma toada que o primeiro, com estudo de ambos os lados e poucas ações. No entanto, o São Paulo chegou ao seu gol com Ferreirinha, que vive momento iluminado na ponta direita.
Pela esquerda, Ferreira acionou Cédric em profundidade, e o português cruzou “com a mão” para Ferreirinha, que subiu mais que Fagner e, de cabeça, deslocou Cássio.
Cruzeiro pressiona e busca o empate
Com o gol sofrido, a equipe de Jardim avançou o time e empurrou o São Paulo para o campo de defesa. Aos 14 minutos, Villalba acertou a trave são-paulina em jogada de cruzamento.
O gol, porém, veio aos 20, com Kaio Jorge. O atacante aproveitou o cabeceio de Kaiki em cobrança de escanteio e apenas completou para o fundo das redes protegidas por Rafael.
Visitantes seguram igualdade
O Cruzeiro fez um jogo inteligente nos minutos finais e conteve a pressão são-paulina. O time de Jardim ainda esboçou alguns contragolpes, mas não teve a contundência necessária para virar o placar.
São Paulo 1 x 1 Cruzeiro
Escalação do São Paulo
Rafael; Cédric, Ruan, Alan Franco e Enzo Díaz (Wendell); Alisson (Bobadilla), Marcos Antônio e Luciano (Matheus Alves); Lucas Ferreira, Ferreirinha (Ryan Francisco) e André Silva. Técnico: Max Cuberas (auxiliar)
Escalação do Cruzeiro
Cássio; Fagner, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Silva (Walace), Lucas Romero e Christian (Dudu); Matheus Pereira (Eduardo), Wanderson (Marquinhos) e Kaio Jorge (Lautaro Díaz). Técnico: Leonardo Jardim.
Gols
- São Paulo: Ferreirinha (7min/1ºT)
- Cruzeiro: Kaio Jorge (20min/1ºT)
Cartões amarelos
- Alisson, Enzo Díaz, Marcos Antônio e Matheus Alves (São Paulo); Kaiki, Kaio Jorge, Matheus Pereira, Lucas Romero, Fagner e Fabrício Bruno (Cruzeiro)
Cartões vermelhos
- Nenhum
Motivo: 3ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 13 de abril de 2025, às 17h30 (de Brasília)
Local: Estádio Morumbis, em São Paulo (SP)
Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)