Ouvindo...

Flamengo domina o Grêmio, vence fora de casa e sobe na tabela do Brasileirão

Rubro-Negro ganha segunda consecutiva longe do Rio de Janeiro pela competição nacional

Arrascaeta driblando Volpi no primeiro gol do Flamengo no jogo

O Flamengo venceu o Grêmio na Arena, em Porto Alegre, por 2 a 0. O duelo deste domingo (13), válido pela terceira rodada do Brasileirão 2025, ficou marcado pelo domínio Rubro-Negro durante os 90 minutos. O Tricolor, por sua vez, reclamou de um pênalti não concedido pelo árbitro.

Os dois gols foram marcados por Arrascaeta, logo nos primeiros momentos do confronto, e na metade do segundo.

Ainda no início da etapa inicial, uma bola bateu no braço de Gerson dentro da área de defesa do Flamengo. O árbitro Ramon Abatti Abel não marcou o pênalti. O Grêmio ficou na bronca com o profissional, que não foi ao VAR analisar o lance.

Flamengo começa marcando gol

A partida começou com domínio do Flamengo. O primeiro gol saiu logo aos 3 minutos, com Michael sendo lançado pela ponta esquerda e tocando para o meio. Edenilson tentou cortar, mas acabou escorando para Arrascaeta, que driblou Volpi e colocou no fundo da rede: 1 a 0.

O Grêmio tentou esboçar alguma recuperação, mas os visitantes continuaram comandando as ações do jogo, girando a bola e chegando com perigo ao ataque.

Pênalti não concedido ao Grêmio

Aos 15, uma bola bate no braço aberto de Gerson dentro da área de defesa do Flamengo. O árbitro não assinalou a marca da cal e não foi ao VAR analisar lance. Muita reclamação por parte do lado gremista, seja no campo ou na arquibancada.

Primeiro tempo continua

O Flamengo quase ampliou aos 22, com Arrascaeta tocando a bola para Bruno Henrique. O atacante acabou ficando sem ângulo e deixou fácil para Volpi.

Com 33, o camisa 10 flamenguista apareceu novamente e lançou para Gerson, que foi travado por Lucas Esteves na hora ‘H’. Na sequência, Bruno Henrique chegou pela direita, cruzou, mas a zaga afastou.

Foram diversas tentativas por parte dos cariocas, mas nenhuma efetiva no fim da etapa inicial. A mais perto surgiu aos 43, com um chute de Arrascaeta na entrada da área espalmado por Volpi.

O Grêmio até chegou a ter uma boa chance durante os acréscimos. O lateral-esquerdo gremista cruzou na área e Cristaldo cabeceou pela linha de fundo.

Segundo tempo

A etapa complementar iniciou com o Flamengo no ataque buscando ampliar o marcador. Aos 2 minutos, Michael recebeu na esquerda, limpou a marcação e chutou da entrada da área pela linha de fundo.

Na insistência, o Rubro-Negro rondava a área tricolor. Aos 5, o Grêmio arrumou um contra-ataque que começou com Braithwaite e parou em Pavón. O argentino chutou de longe por cima da goleira de Rossi.

Aos 17, Amuzu, que havia acabado de entrar no jogo, sofreu uma falta próximo da área do Flamengo. Na cobrança, Cristaldo desperdiçou.

Apesar destas escapadas do Grêmio, o domínio da partida permanecia para os treinados de Filipe Luís, que tocavam a bola, rondavam a área de Volpi e tentavam encontrar espaços. O time de Quinteros conseguia sair em contra-ataques, mas sem proporcionar perigo.

Flamengo amplia

Aos 22 minutos da segunda etapa, Arrascaeta fez o segundo gol do Flamengo. Everton Cebolinha, ex-Grêmio, passou para o uruguaio no meio-campo e o deixou livre de marcação. Ele conduziu e só tirou de Volpi, marcando mais um na partida: 2 a 0.

O duelo ficou tranquilo para os visitantes, que seguiram tendo o controle das ações, inclusive deixando o Tricolor com a bola em alguns momentos.

Com 43 minutos, Alysson Edward chegou na entrada da área e chutou para uma bela defesa de Rossi. Quase o Grêmio descontou o placar, na única boa oportunidade gaúcha após a diferença de dois gols no marcador.

Ao som de ‘olé', o Flamengo trocava passes durante os acréscimos. E o jogo terminou assim, 2 a 0. Com o resultado, o Flamengo alcançou sete pontos e está no topo da tabela do Brasileirão. O Grêmio, por sua vez, estagnou nos três pontos.

Mudanças nas escalações

O técnico Gustavo Quinteros montou um time com três volantes e um meia armador, sacando um dos pontas. Pavón foi o único homem aberto no ataque tricolor, que ainda contou com Braithwaite na frente. Camilo, Villasanti e Edenilson ficaram atrás de Cristaldo no meio-campo.

Já o técnico Filipe Luís promoveu retornos ao time titular. Na lateral direita, Wesley França ingressou no lugar de Varela. No meio-campo, Pulgar e Gerson começaram entre os 11 iniciais. No ataque, Michael ganhou uma oportunidade.

Grêmio 0 x 2 Flamengo

Grêmio

Tiago Volpi; João Pedro, Rodrigo Ely (Jemerson, 26 1ºT), Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Camilo (Dodi, 29 2ºT), Villasanti, Edenilson (Amuzu, 15 2ºT) e Cristaldo (Monsalve, 29 2ºT); Pavón (Alysson Edward, 29 2ºT) e Braithwaite. Técnico: Gustavo Quinteros.

Flamengo

Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, De La Cruz (Allan, 40 2ºT), Gerson (Plata, 18 2ºT) e Arrascaeta (Juninho, 40 2ºT); Michael (Everton Cebolinha, 18 2ºT) e Bruno Henrique (Luiz Araújo, 40 2ºT). Técnico: Filipe Luís.

Motivo: terceira rodada do Campeonato Brasileiro 2025
Data e horário: 13 de abril de 2025 (domingo), às 17h30 (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro (SP) e Thiaggo Americano Labes (SC)
Árbitro de vídeo: Marco Aurélio Augusto Ferreira (MG)

Gols:
Arrascaeta (3min 1ºT e 22min 2ºT), do Flamengo

Cartões amarelos:
Edenilson (11min 1ºT), do Grêmio
Pulgar (29min 1ºT), De La Cruz (37 2ºT), do Flamengo

Público: 23.367 torcedores
Renda: R$ 1.434.289,00

Leia também

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduando em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.