O Vasco começou o Campeonato Brasileiro de 2025 com o pé direito. O time da Cruz de Malta venceu o Santos neste domingo (30) por 2 a 1, de virada, pela 1ª rodada da Série A. O Peixe abriu o placar com o meia Barreal em São Januário, no Rio de Janeiro, mas os mandantes viraram com gols de Nuno Moreira e Vegetti.
Com a vitória, o Vasco empatou com Cruzeiro e Grêmio na terceira colocação da Série A, com três pontos. Isso porque todos os três times venceram seus jogos de estreia por 2 a 1. Por outro lado, o Santos ficou na 16ª colocação, com 0 pontos, empatado com Atlético e Mirassol.
Próximos confrontos
O Vasco volta a campo às 19h (de Brasília) desta quarta-feira (2) para enfrentar o Melgar-PER, pela 1ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. O duelo será realizado no Monumental Virgen de Chapi, em Arequipa, no Peru. O próximo jogo pelo Brasileiro será diante do Corinthians, às 18h30 (de Brasília) de sábado (5).
Como não está classificado para nenhuma competição internacional, o Santos não terá compromissos no meio de semana. O Peixe volta a campo no próximo domingo (6), às 20h30 (de Brasília), quando enfrenta o Bahia na Vila Belmiro, em Santos, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O jogo
Primeiro tempo
Ainda sem Neymar, o Santos teve Barreal como novidade no meio de campo, e o argentino brilhou em grande estilo. Aos 20 minutos, o Vasco tentou sair jogando, mas Paulinho errou o passe e entregou a bola para Tiquinho Soares, que lançou Barreal. Com muita categoria, o meia encobriu o goleiro Léo Jardim e abriu o placar em São Januário.
Segundo tempo
O Vasco voltou para o segundo tempo com outra postura, mais atento e agressivo, e a mudança deu resultado. Hugo Moura fez uma inversão de jogo para Lucas Piton, que cruzou com precisão para Vegetti. O atacante escorou de cabeça na segunda trave e deixou Nuno Moreira em condição para completar, também pelo alto.
Mesmo com o Vasco mais intenso em campo, o Santos seguiu criando boas chances de ataque. Em um rápido contra-ataque, Rollheiser lançou Guilherme na grande área pela esquerda. O atacante bateu cruzado, e Léo Jardim fez grande defesa, mas a bola sobrou para Bontempo. O meia tentou finalizar, mas foi travado por Mauricio Lemos.
O técnico Carille decidiu mudar a postura do Vasco e fez uma substituição decisiva ao colocar Payet no lugar de Coutinho. A alteração trouxe mais criatividade, e o francês fez a diferença. Dimitri cobrou falta na cabeça de Vegetti, que não desperdiçou a chance e testou firme para o fundo das redes, decretando a virada vascaína.
Vasco 2 x 1 Santos
Vasco
Léo Jardim; Paulo Henrique, Mauricio Lemos, João Victor e Lucas Piton; Hugo Moura (Jair), Paulinho (Tchê Tchê), Coutinho (Dimitri Payet) e Nuno Moreira (Loide Augusto); Garré (Adson) e Vegetti. Técnico: Fábio Carille.
Santos
Gabriel Brazão; JP Chermont, Gil, Zé Ivaldo e Escobar; João Schmidt (Diego Pituca), Gabriel Bontempo (Thaciano) e Álvaro Barreal (Gabriel Veron); Rollheiser (Luca Meirelles), Guilherme e Tiquinho Soares (Deivid Washington). Técnico: Pedro Caixinha.
Gols
Nuno Moreira (8min do 2T) e Pablo Vegetti (32min do 2T), para o Vasco; Álvaro Barreal (21min do 1T), para o Santos.
Cartões amarelos
Lucas Piton (33min do 1T), para o Vasco;
Motivo: 1ª rodada da Série A do Brasileiro
Local: São Januário, Rio de Janeiro
Data e hora: 30 de março de 2025, às 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Michael Stanislau (RS)
Arbitro de vídeo: Rafael Traci (PR)