Estão definidos os 20 clubes da disputa do próximo Campeonato Brasileiro. Nesse domingo (8), o Athletico-PR foi rebaixado após ser derrotado pelo Atlético e não disputará a elite do futebol nacional em 2025. A definição também foi importante para os dois blocos comerciais envolvendo os clubes do Brasil: Liga Forte União (LFU) e Liga do Futebol Brasileiro (Libra).
A Itatiaia mostra, abaixo, um resumo da situação atual.
Rebaixamento do Athletico-PR salva quantia milionária
Uma grande definição no âmbito financeiro foi o rebaixamento do Athletico-PR. O descenso do Furacão significou a permanência do Red Bull Bragantino e do Atlético, dois clubes da Libra. Assim, o bloco comercial garantiu uma condição contratual para não ser penalizado financeiramente em 10% do valor total.
O acordo entre Libra e Globo prevê que o bloco comercial precisa ter, ao menos, nove clubes na elite para assegurar o pagamento de R$ 1,117 bilhão. Na temporada 2025 o critério será cumprido e os seguintes clubes estarão na elite: Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Atlético, RB Bragantino, Bahia, Vitória, Santos e Grêmio.
Esse valor será distribuído da seguinte maneira: 40% igualitário, 30% performance e 30% por audiência. A Globo terá transmissões em TV Aberta, TV fechada e Pay Per View. A Libra ainda busca receitas para transmissão internacional e outras propriedades comerciais.
Libra e Globo celebraram o acordo em março de 2024 no valor de R$ 1,3 bilhão. O montante foi reduzido após a saída do Corinthians do grupo.
LFU em maioria
A Liga Forte União terá 11 clubes na disputa do Brasileirão 2025: Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Corinthians, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Sport e Vasco.
Até aqui, a LFU comercializou, de forma separada, dois blocos de jogos: um jogo exclusivo para ser dividido entre Record (TV aberta) e YouTube (Cazé TV). Outra partida será transmitida pelo Amazon Prime, serviço de streaming.
Não houve confirmação dos valores, ma segundo apurou a reportagem, a LFU arrecadou um valor entre R$ 750 e R$ 800 milhões com as negociações.
A divisão entre os clubes será da seguinte maneira: 45% de forma igualitária, 30% de performance, 25% de audiência.
A LFU segue no mercado para venda de outros quatro jogos, além de propriedades comerciais para alavancar as receitas. O final do Brasileirão e a definição de todos os participantes devem acelerar o processo.
Divisão de clubes
- LFU: Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Corinthians, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Sport e Vasco;
- Libra: Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Atlético, RB Bragantino, Bahia, Vitória, Santos e Grêmio;