Com o rebaixamento do Athletico-PR neste domingo (8), foram definidos os 20 clubes que disputarão a Série A do Campeonato Brasileiro na próxima temporada. Com expressiva participação de times do Sudeste, as quedas e os acessos vão mudar a geografia do Brasileirão em 2025.
Em relação à edição da Série A deste ano, o Sudeste aumentou o seu número de representantes de 10 para 12, com os acessos de Mirassol e Santos.
Quem também registrou um saldo positivo foi o Nordeste, com cinco clubes tradicionais na Série A de 2025. No ano que vem, assim como Bahia, Vitória e Fortaleza, Ceará e Sport jogarão a elite do futebol nacional.
O Sul do país, por outro lado, perderá dois clubes, após os rebaixamentos de Athletico-PR e Criciúma. O Centro-Oeste não terá nenhum representante na Série A, já que o Cuiabá caiu para a Série B.
O Norte teve a chance de fazer história com o Amazonas, mas seguiu sem nenhum time na Primeira Divisão.
Regiões - 2024
- Sudeste (10) - Cruzeiro, Atlético, Fluminense, Flamengo, Vasco, Botafogo, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, RB Bragantino
- Sul (5) - Grêmio, Inter, Juventude, Athletico, Criciúma
- Nordeste (3) - Bahia, Vitória, Fortaleza
- Centro-Oeste (2) - Cuiabá e Atlético-GO
- Norte - nenhum
Regiões - 2025
- Sudeste (12) - Cruzeiro, Atlético, Fluminense, Flamengo, Vasco, Botafogo, Santos, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, RB Bragantino, Mirassol
- Sul (3) - Grêmio, Inter e Juventude
- Nordeste (5) - Bahia, Vitória, Fortaleza, Ceará, Sport
- Centro-Oeste - Nenhum
- Norte - Nenhum