Ouvindo...

Grêmio joga bem, vence São Paulo e alivia pressão no Brasileiro

Tricolor gaúcho foi superior ao Paulista e garantiu o resultado ainda na primeira etapa; time de Renato pode confirmar permanência na Série A ainda neste domingo (1)

O Grêmio foi superior e venceu o São Paulo por 2 a 1, neste domingo (1), na Arena, em Porto Alegre, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor Gaúcho dominou todo o primeiro tempo, quando construiu a vantagem com gol de Cristaldo, e de Ruan, contra. Na segunda etapa, Luis Gustavo descontou para o time paulista, que ensaiou uma recuperação no final do jogo, mas não suficiente para mudar o placar.

Quase missão cumprida

Com o resultado, o time de Renato Portaluppi foi a 44 pontos, subiu para 10º lugar, e aliviou a pressão na parte debaixo da tabela. O Grêmio pode confirmar a permanência na Série A ainda neste domingo, caso o RB Bragantino não vença o Cruzeiro, no Nabi Abi Chedid, às 18h30 (de Brasília.

São Paulo na Libertadores 2025

Apesar da derrota, o São Paulo vive momento de tranquilidade na tabela após garantir sua vaga direta para a Libertadores com o título do Botafogo. O SPFC é o sexto na tabela, com 59 pontos, e não mais ser superado pelo Bahia que tem 50, em sétimo.

Próximos adversários

Na 37ª rodada, o Grêmio enfrenta o Vitória, no Barradão, na próxima quarta-feira (4). Já o São Paulo recebe o Juventude, no mesmo dia e horário, às 20h (de Brasília), no Morumbis.

Primeiro tempo

Precisando da vitória, o Tricolor Gaúcho entrou em campo como tal. Logo no primeiro minuto, Aravena teve chance mas o goleiro Rafael defendeu. O São Paulo respondeu aos 18, com Luciano, mas Marchesín defendeu. Em seguida, Aravena voltou a incomodar a zaga gremista, mas o Ruan cortou.

Pressão gremista

Superior ao São Paulo, o Grêmio não saía de dentro da área do adversário. Aos 23, Jemerson cabeceou e Rafael segurou. A pressão surtiu efeito aos 35, quando Cristaldo recebeu de João Pedro e guardou. 1 a 0 Grêmio.

Antes que a primeira etapa acabasse, aos 45, Ruan, do São Paulo, acabou marcando contra após Braithwaite e Aravena entrarem dentro da pequena área. 2 a 0 Grêmio

Segundo tempo

Assim como na primeira etapa, o Grêmio voltou do intervalo sendo superior, aos 14 Jemerson mandou no canto, e Rafael buscou. Zubeldía viu a necessidade, fez mudanças e conseguiu descontar aos 18, com um golaço de Luiz Gustavo. 2 a 1.

Aos 28, Wellington Rato deu frio na espinha dos gremistas ao soltar uma bomba do ladinho da rede.

Grêmio 2 x 1 São Paulo

Grêmio

Marchesín; João Pedro, Geromel, Jemerson e Reinaldo; Dodi, Villasanti, Aravena, Cristaldo e Soteldo; Braithwaite.Técnico: Renato Portaluppi.

São Paulo

Rafael; Igor Vinícius, Ruan, Alan Franco e Rafinha; Luiz Gustavo e Alisson; Lucas Moura, Luciano e Ferreira; André Silva.Técnico: Luis Zubeldía.

Gols

Cristaldo, do Grêmio (35min 1T), Ruan, do São Paulo CONTRA (45min 1T), Luiz Gustavo, do São Paulo (18min 2T)

Cartões amarelos
Wellington Rato, do São Paulo (26min 2T), Pavón, do Grêmio (49min 2T)

Motivo: Jogo da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre

Data e hora: 01 de dezembro de 2024, às 16h (de Brasília)

Árbitro: Ramon Abatti Abel (Fifa-SC)

VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC).

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Gaúcha de Porto Alegre, Mauri Dorneles é formada em Jornalismo pela PUC-RS e trabalha como correspondente do portal Itatiaia Esporte no Sul do Brasil. Também cursou Cinema. Antes da Itatiaia, passou por Correio do Povo, Record RS, Rádio Grenal, RBS TV e Band.
Leia mais