O Grêmio empatou em 2 a 2 com o Juventude em mais uma atuação ruim no Campeonato Brasileiro. Com um ponto garantido, ambas equipes continuam pressionadas pelo rebaixamento. No entanto, agora o Papo conseguiu sair da zona após a partida desta quarta-feira (20), na Arena, em Porto Alegre, pela 34ª rodada da Série A.
Em mais uma apresentação abaixo do esperado, o Tricolor saiu na frente com gol de Braithwaite logo no segundo minuto, mas viu o Jaconero virar o placar no início da segunda etapa. Antes que o jogo acabasse em derrota, nos acréscimos, Cristaldo tentou converter, e João Lucas acabou marcando contra, dando o empate o time de Porto Alegre.
Empate ruim pra todo mundo
Com o resultado, o Tricolor foi a 40 pontos, em 13º lugar, porém, com apenas três diferença para o Z4, que tem o Criciúma, em 17º, com 37. Apesar de ter desperdiçado uma grande vitória, o Papo conseguiu sair da zona com o ponto conquistado, e agora está em 15ª colocação, com 38 pontos, apenas um dos rebaixados.
Na próxima rodada, o Tricolor visita o possível campeão da Sul-Americana Cruzeiro, no dia 27, no Mineirão. O Jaconero recebe o “praticamente rebaixado” Cuiabá, no Jaconi, no próximo sábado (23). Ambas as partidas são válidas pela 35ª rodada.
Mais vaias
Com críticas que vão desde a direção até praticamente todo o clube, o Grêmio enfrentou vaias da torcida após o término da partida. O técnico Renato Portaluppi foi um dos mais criticados pelos gremistas, junto com o presidente Alberto Guerra. Sob forte pressão, o ídolo deverá deixar o comando da equipe ao final desta temporada, quando a tendência é de não renovação de seu contrato.
Primeiro tempo
Com um 442 ofensivo, com Braithwaite e Diego Costa atuando juntos, o Grêmio abriu o placar logo aos dois minutos do primeiro tempo, com gol do dinamarquês. Diego Costa deu a assistência para o camisa 22 balançar as redes. 1 a 0 Grêmio.
Na sequência, o Ju já respondeu com duas boas chegadas de Lucas Barbosa. Aos 23, Geromel cortou de cabeça o que poderia ser o gol de empate do Papo. O time da Serra continuou aproveitando os muitos espaços dados pelo Grêmio, e em contra-ataque buscava o gol. Aos 43, Lucas Barbosa tirou tinta do travessão de Marchesín.
Depois de muita pressão, aos 51, o Jaconero alcançou o empate com gol de Mandaca. 1 a 1.
Segundo tempo
No mesmo ritmo da primeira etapa, o Juventude começou dominando o segundo tempo e logo marcou o segundo com um golaço de cobertura de Lucas Barbosa. 2 a 1 Juventude.
Logo depois do gol do Ju, Renato tentou deixar a equipe ainda mais ofensiva com as entradas do atacante Pavón e do meia-atacante Monsalve nas vagas de Pepê e Edenílson.
Aos nove minutos, Reinaldo cometeu falta e o árbitro deu a penalidade para o Juventude. Por sorte tricolor, Marchesín defendeu bem a cobrança de Gabriel Taliari. Na sequência, o arqueiro argentino tirou mais uma boa do Papo.
Empate suado!
Sem aceitar a derrota, o Grêmio começou a pressionar o Papo no campo de defesa, e criou duas boas oportunidades com Braithwaite, Pavón e Reinaldo. Até que os 48 conseguiu um “heroico” empate com jogada de Cristaldo, que acabou virando um gol contra de João Lucas. 2 a 2.
Grêmio 2 x 2 Juventude
Grêmio
Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Geromel (Soteldo, 30min 2T) e Reinaldo; Cristaldo, Dodi, Pepê (Monsalve, 8min 2T)e Edenilson (Pavon, 8min 2T); Diego Costa (Arezo, 30min 2T)e Braithwaite. Técnico: Renato Portaluppi.
Juventude
Gabriel; Danilo Boza, Ronaldo, Lucas Freitas e João Lucas; Jadson e Mandaca (Jean Carlos, 28min 2T); Lucas Barbosa (Marcelinho 19min 2T), Erick Farias e Ewerthon (Zé Marcos 29min 2T); Gabriel Taliari (Nenê, 19min 2T). Técnico: Fabio Mattias.
Gols
Braithwaite, do Grêmio (02min 1T), Luis Mandaca, do Juventude (51min 1T), Lucas Barbosa, do Juventude (06min 2T), João Lucas, do Juventude CONTRA (48min 2T)
Cartões amarelos
Pepê, do Grêmio (08min 1T), Lucas Barbosa, do Juventude (13min 1T), Diego Costa, do Grêmio (26min 1T), João Lucas, do Juventude (27min 1T), Luis Mandaca, do Juventude (37min 1T), Geromel, do Grêmio (46min 1T), Ewherton, do Juventude (15min 2T)
Público: 40.426
Rend: R$ 2.297.345,00
Motivo: Jogo da 34ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data e hora: 20 de novembro de 2024, às 19h (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa-RJ)
Auxiliares:Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Carlos Henrique Alves (RJ)
VAR: Caio Max Augusto (RN)