Ouvindo...

Cruzeiro joga mal, é derrotado por reservas do São Paulo e deixa o G6 do Brasileiro

Cruzeiro perdeu a primeira no Mineirão neste Brasileirão e vê invencibilidade em casa cair na competição nacional

O Cruzeiro jogou mal, decepcionou o seu torcedor e perdeu por 1 a 0 para o São Paulo, neste domingo (15), no Mineirão, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol do Tricolor Paulista, time que foi melhor em campo no Gigante da Pampulha, foi marcado por William Gomes, no segundo tempo.

A derrota fez o time celeste ficar no duplo prejuízo. Além de sair do G6, zona de classificação para a fase preliminar da Copa Libertadores de 2025, perdeu a primeira no Mineirão no Brasileirão deste ano.

Agora, o Cruzeiro é o sétimo colocado no Brasileirão, estacionado nos 41 pontos. Já o São Paulo chega à quinta colocação, com 44 pontos. Foi a primeira derrota cruzeirense no Mineirão no torneio nacional.

Próximos jogos

O próximo jogo do Cruzeiro será contra o Libertad-PAR, na ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. O duelo entre brasileiros e paraguaios está marcado para a quinta-feira (19), às 21h30 (de Brasília), no estádio Defensores del Chaco.

Pelo Brasileirão, o time celeste volta a jogar no domingo (22), contra o Cuiabá, às 18h30, na Arena Pantanal.

O São Paulo também jogará por competição internacional no meio de semana. Na quarta-feira (18), o Tricolor Paulista visitará o Botafogo, no jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores, às 21h30 (de Brasília), no estádio Nilton Santos.

O jogo

O Cruzeiro não fez um grande primeiro tempo. O time celeste teve trabalho com o São Paulo, time que foi melhor na etapa inicial.

Mesmo com um time completamente reserva, o Tricolor Paulista se sobressaiu em relação ao Cruzeiro no primeiro tempo. O time de Luis Zubeldía foi mais intenso, apresentou marcação mais forte e conseguiu assustar bem mais no ataque.

Mais “ligado”, o São Paulo ocupou com mais firmeza o campo ofensivo. Em um contra-ataque rápido até chegou a fazer gol, lance anulado pela arbitragem por impedimento.

O Cruzeiro se defendia da forma que dava. Quando tinha a bola nos pés, tentava rodar o jogo, mas o São Paulo não dava espaços. Tanto que o goleiro Jandrei foi quase um espectador de luxo, vendo o jogo de dentro do gramado.

No segundo tempo o Cruzeiro voltou um pouco mais ligado, mas o São Paulo ainda era mais intenso. O time celeste tinha dificuldade de superar a marcação são-paulina.

Sem se impor em campo, o time de Fernando Seabra, que teve 14 dias de intervalo em relação ao último jogo (vitória sobre o Atlético-GO, no dia 1º de setembro), acabou sucumbindo ao adversário.

O São Paulo abriu o placar aos 13 minutos do segundo tempo, com William Gomes.

O Tricolor era soberano, jogava melhor e via o adversário tentar o ataque de forma descoordenada. No fm da etapa final, o Cruzeiro até tentou pressionar, mas não conseguiu vazar o gol de Jandrei.

Seabra xingado

O técnico do Cruzeiro ouviu xingamentos vindos da arquibancada. Fernando Seabra foi xingado na substituição de Matheus Henrique, no fim do segundo tempo.

Os cruzeirenses gritaram: “Ei, Seabra, vai tomar no c*”.

Momento de emoção

Antes de a bola rolar, a cantora gospel Camila Campos, esposa do ex-zagueiro Léo, foi homenageada no estádio.

Camila luta contra o câncer de mama. A esposa do ex-zagueiro Léo, ao ser anunciada no sistema de som do Gigante da Pampulha, foi aplaudida e teve o seu nome gritado pelos torcedores. A cantora não conseguiu conter a emoção e demonstrou isso nas imagens.

Mais homenagem

O Cruzeiro homenageou Carol Moura, medalhista de ouro no Taekwondo na Paralimpíada de Paris, antes de a bola rolar para o jogo contra o São Paulo. A paratleta recebeu uma camisa personalizada do modelo 3, lançada no início deste mês.

Carol Moura é natural de Belo Horizonte. Ela é atleta do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG. Em Paris, disputou a primeira Paralimpíada da carreira. A lutadora já havia conquistado o ouro no Mundial do México em 2023.

Cronologia do jogo

Aos 7 minutos do primeiro tempo, o São Paulo fez um gol. William Gomes recebeu o lançamento na ponta esquerda, disparou sozinho, tocou por cima de Cássio e balançou as redes. No entanto, a arbitragem assinalou impedimento. Em checagem do VAR, a anulação do gol foi mantida. Jogo seguiu 0 a 0.

Aos 13 minutos do segundo tempo, Erick correu pela direita e lançou para William Gomes na esquerda. O jogador do São Paulo dominou, esperou Cássio cair e chutou no ângulo superior direito do goleiro cruzeirense: 0 a 1.

CRUZEIRO 0 X 1 SÃO PAULO

Cruzeiro

Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon (Kaiki); Lucas Romero (Peralta), Walace (Lautaro Díaz), Matheus Henrique (Matheus Henrique) e Matheus Pereira; Vitinho (Gabriel Veron) e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Seabra

São Paulo

Jandrei; Ferraresi, Ruan, Sabino e Igor Vinícius (Alan Franco); Marcos Antônio, Longo (Luiz Gustavo) e Michel Araújo (Rodriguinho) e Erick (Wellington Rato), André Silva e William (Jamal Lewis). Técnico: Luis Zubeldía

Motivo: 26ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 15 de setembro de 2024, às 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Arbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA) GO
Assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA-GO) e Eduardo Goncalves da Cruz (MASTER-MS)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (VAR/FIFA-RN)
Cartão amarelo: Ferraresi, André Silva (SAO); Kaio Jorge, Gabriel Veron (CRU)
Cartão vermelho:
Gol: William Gomes (13' 2ºT)
Público: 44.749 torcedores presentes
Renda: R$ 1.884.748,00

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Leia mais