Ouvindo...

Com gol polêmico, Vasco vence clássico contra o Fluminense pelo Brasileiro

Cruzmaltino sai na frente em lance que gerou muita reclamação, amplia na segunda etapa, e mantém Tricolor no Z4 da Série A

Em jogo marcado por um gol polêmico, o Vasco venceu o Fluminense na noite deste sábado (10), no Estádio Nilton Santos, por 2 a 0, pela 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Vegetti e Victor Luís marcaram para o Cruzmaltino.

O primeiro gol do Vasco gerou muita discussão por um eventual toque na mão de Vegetti. Depois de olhar o monitor, o árbitro Anderson Daronco confirmou o gol para o desespero dos jogadores do Fluminense.

Com o resultado, o Cruzmaltino chega aos 27 pontos, na 11ª colocação,enquanto o Fluminense fica com 20, em 18º lugar. O Tricolor segue na zona de rebaixamento da competição com a derrota.

Leia também

Polêmica (outra vez?!) com a arbitragem

Parece estar cada vez mais difícil assistir um jogo de futebol no Brasil sem polêmicas com arbitragem. E o clássico, foi só mais um desses para as estatísticas. Em decisão questionável de Anderson Daronco, o Vasco abriu o marcador.

Após cruzamento na área, a bola tocou na mão de Léo e sobrou para Vegetti empurrar e marcar o primeiro do cruzmaltino. No entanto, o lance envolvendo o argentino foi o que gerou polêmica.

O VAR chamou Daronco para revisar se tinha o toque na mão do Pirata também. Após sete minutos de análise, de uma imagem pouco esclarecedora nos telões do Nilton Santos, o árbitro confirmou o gol.

Desespero de todos os jogadores do Fluminense que questionaram muito a decisão. A comissão técnica também se revelou. Agora é aguardar uma imagem mais conclusiva para saber se Daronco acertou ou não.

Equilibrio total

Além do gol do Vasco, desde o início do primeiro tempo até a metade da segunda etapa, o que se viu foi um jogo totalmente equilibrado e com poucas chances para as equipes.

No geral, Fábio e Léo Jardim eram meros espectadores no gramado. O fato do duelo acontecer no Nilton Santos, que se utiliza de grama sintética, pode ter colaborado para o baixo nível técnico da partida.

As duas equipes, não tem o costume de atuar neste tipo de gramado. Com a bola mais rápida do que em gramados naturais, tanto Vasco quanto Fluminense, nitidamente, demoraram a se adaptar e entrar no duelo.

Fluminense tenta

Com o placar adverso, o Fluminense tentou exercer uma maior pressão sobre o Vasco, que apostava nos contra-golpes com a vantagem marcador.

O Tricolor parecia sem forças para tentar a reação e rondou a área vascaína sem levar grande perigo. O Flu em diversas vezes errou o último passa e em um saída de bola errada do goleiro Fábio, veio o castigo.

Missão cumprida!

Esperando o Fluminense, o Vasco conseguiu outra boa escapada para ampliar a vantagem no Nilton Santos. João Victor aproveitou passe errado de Fábio e levantou com precisão para Vegetti. O Pirata cabeceou e Fábio defendeu.

Na sobra, Victor Luís de peixinho ampliou para o Cruzmaltino. Fábio ainda conseguiu fazer mais uma defesa espetacular, mas a bola já estava dentro do gol. Vantagem confirmada: 2 a 0 para o Vasco.

Primeira vitória cruzmaltina em clássicos na Série A do Campeonato Brasileiro deste ano. Antes, eram duas derrotas e um empate.

Próximos jogos

Envolvido na disputa da Copa Libertadores, o Fluminense inicia as oitavas de final da competição, na terça-feira (13), no Estádio Couto Pereira,em Curitiba, diante do Grêmio, às 19h (de Brasília).

Na Série A, o próximo desafio do Fluminense é o Corinthians, no sábado (17), às 21h (de Brasília), no Maracanã. Mais um confronto direto.

Já o Vasco terá a semana livre para treinamentos e para recuperar os lesionados, e volta a campo no domingo (18), às 16h (de Brasília), diante do Criciúma, no Heriberto Hülse, em Criciúma.

Vasco 2x0 Fluminense

Vasco

Léo Jardim, Paulo Henrique, Maicon (João Victor), Léo e Victor Luís (Leandrinho); Hugo Moura (Souza), Mateus Carvalho e Payet (Rayan); David, Adson e Vegetti (Émerson Rodríguez). Técnico: Rafael Paiva.

Fluminense

Fábio; Samuel Xavier, Ignácio, Thiago Santos, Diogo Barbosa (Esquerdinha); André, Alexsander (Renato Augusto) e Ganso (Lima); Keno (Isaac), Arias e Kauã Elias (John Kennedy). Técnico: Mano Menezes.

Gols: Vegetti (Aos 22 min do 1º tempo), Victor Luís (Aos 19 do 2º tempo) para o Vasco;
Cartão amarelo: Victor Luís e Rayan (VAS); Ganso, Alexsander, Arias (FLU)
Cartão vermelho: Nenhum
Motivo: Jogo válido pela 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro
Data e hora: 10 de agosto de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Assistentes: Lúcio Beiersdorf Flor (RS) e Michael Stanislau (RS)
Arbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (RS)


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.
Leia mais