Ouvindo...

Em jogo eletrizante, Botafogo empata com São Paulo e termina turno em primeiro

Times alternam domínio nos dois tempos do jogo e ficam no placar de 2 a 2; Tricolor Paulista é ultrapassado pelo Cruzeiro na classificação da Série A

Ferreira sofre pênalti de Bastos em São Paulo x Botafogo

São Paulo e Botafogo fizeram, nesta quarta-feira (24), uma partida digna de dois times que ocupam as primeiras posições da Série A do Campeonato Brasileiro. Repleto de alternativas e com cenários distintos nos dois tempos, o jogo terminou em um eletrizante empate em 2 a 2, no Morumbis com mais de 53 mil pessoas, pela 19ª rodada da competição.

Com o resultado, o time alvinegro chega aos 40 pontos e encerra o primeiro turno como líder, assim como na edição passada. Por outro lado, a igualdade no placar custou mais caro ao Tricolor. A equipe foi ultrapassada pelo Cruzeiro e caiu para a sexta posição, com 32 pontos, ficando atrás do rival no número de vitórias (10 x 9).

O confronto na capital paulista iniciou de maneira avassaladora, com dois pênaltis e dois gols em dez minutos. Lucas e Tiquinho Soares balançaram as redes. Ainda no primeiro tempo, Cuiabano virou o jogo e consolidou o melhor momento do Botafogo. Mas, na etapa final, o cenário invertou e foi o São Paulo, embalado por Lucas, quem atuou melhor e alcançou empate Ferreira, além de criar as melhores chances.

Leia também

Próximas partidas

As duas equipes voltam a jogar pelo Brasileirão no próximo sábado (27), às 21h30 (de Brasília). O Tricolor visita o Fortaleza, na Arena Castelão, em Fortaleza. Já o Glorioso recebe o Cruzeiro no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

O jogo

Avalanche em dez minutos

São Paulo e Botafogo começaram em um ritmo alucinante. Em dez minutos, foram dois pênaltis e dois gols. Tudo isso começou porque tinha dois braços no meio do caminho.

No primeiro lance, Bastos acertou o rosto de Ferreira dentro da área. Aos cinco minutos, Lucas cobrou e abriu o placar. Foi o primeiro gol sofrido pelo Alvinegro depois de quatro partidas.

Em seguida, foi a vez do braço de Welington bater na bola após cabeçada de Tiquinho Soares. O VAR entrou no jogo e, na cobrança da penalidade, o próprio Tiquinho Soares converteu, aos dez.

A virada alvinegra

Os dois times faziam uma partida equilibrada, com a busca constante por associações pelos lados do campo. Nesse cenário parelho, a partida poderia pender para o lado de quem fosse mais efetivo.

Depois de tomar um susto com um chute de primeira de Lucas, foi o Botafogo que se mostrou mais letal. Em uma jogada bem construída pela esquerda, Tiquinho Soares deixou Cuiabano na cara do gol para chutar sem chances, aos 21.

Depois de ficar na frente do placar, o bem treinado time de Artur Jorge conseguiu se fechar e sair com velocidade para o ataque. Do outro lado, o Tricolor começou a ficar nervoso ao ver as tentativas de ataque pararem na defesa rival. Também ficou claro o peso da ausência de Alisson. Sem ele, a transição de jogo do São Paulo era sofrível em alguns momentos.

Segundo tempo volta com empate

Na volta do intervalo, o São Paulo tinha apenas em uma figura conhecida a possibilidade de acelerar o jogo. Cabia a Lucas tentar algo novo. E foi justamente o camisa 7, que deu uma boa assistência para Ferreira partir em velocidade e chutar na saída do goleiro John para empatar a partida, aos 15.

São Paulo melhor

Ao igualar o marcador, o São Paulo começou a mudar o panorama do confronto. A equipe empurrou o Botafogo para o campo de defesa, contou com erros técnicos do rival e ainda teve a forte presença de Calleri no ataque.

O Tricolor, então, passou a criar oportunidades para virar o placar. Em uma delas, aos 24, Ferreira perdeu um gol incrível praticamente na pequena área. Depois, aos 28, Luciano desperdiçou outra grande chance de frente para o gol.

Na etapa final, o Botafogo viveu o pior momento no confronto. Com dificuldade para conectar passes, coube ao time praticamente tentar segurar o rival. No fim das contas, contou até com um pouco da sorte para cumprir a missão.

São Paulo 2 x 2 Botafogo

São Paulo

Rafael; Igor Vinícius, Arboleda, Alan Franco e Welington; Luiz Gustavo e Bobadilla; Lucas, Luciano (Erick), André Silva (Calleri) e Ferreira (Michel Araujo). Técnico: Maximiliano Cuberas

Botafogo

John; Damián Suárez, Bastos, Barboza e Cuiabano; Gregore (Igor Jesus), Marlon Freitas (Allan) e Tchê Tchê (Danilo Barbosa); Savarino, Luiz Henrique (Kauê) e Tiquinho Soares (Carlos Alberto). Técnico: Artur Jorge

Gols
Lucas (5min1ºT), Ferreira (15min2ºT), do São Paulo
Tiquinho Soares (10min1ºT), Cuiabano (21min1ºT), do Botafogo

Cartões amarelos
Rafinha, Alan Franco, Lucas, Maximiliano Cuberas, Luciano (São Paulo); Gregore, Artur Jorge, Marlon Freitas, Cuiabano (Botafogo)

Público: 53.244
Renda: R$ 3.155.055,00

Motivo: 19ª rodada rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 24 de julho de 2024, às 19h30 (de Brasília)
Local: Estádio do Morumbis, em São Paulo (SP)

Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Auxiliares: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MG)
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins-FIFA (RS)


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.