Adversários dentro do campo neste domingo (2), pela sétima rodada da
Na partida deste domingo, em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na próxima 4ª feira, 5 de junho, um atleta do Galo e um do Bahia entrarão em campo carregando uma bola de gelo simbolizando o globo terrestre. A ação foi intitulada de “JuntosPeloPlaneta”.
Essa bola será deixada em um totem, no entorno do gramado, e o seu derretimento durante a realização da partida irá simbolizar o aquecimento global. As bandeirinhas de escanteio da Arena MRV, palco do confronto, estarão com o símbolo da campanha.
Bandeirinha de escanteio da Arena MRV terá símbolo da campanha “JuntosPeloPlaneta”
“Como forma de demonstrar a importância da consciência ambiental para os clubes, Galo e Bahia terão um patch especial em suas camisas, com o mote da campanha: Juntos pelo Planeta”, diz o texto da ação.
Também participam da campanha o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Ministério Público da Bahia (MPBA), e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG).
Em entrevista à Itatiaia, o vice-governador de Minas, Mateus Simões, destacou a importância de conscientizar a população sobre o tema ambiental.
"É uma bola de gelo de 20 litros de água que será colocada na beirada do campo. A ideia é demonstrar para as pessoas que, se a gente não presta atenção, na hora que a gente olha de novo, ela já está menor. É exatamente o que está acontecendo com o nosso mundo (...) Para quem tinha dúvidas do que estava acontecendo, os desastres recentes mostram que essa é uma realidade que, infelizmente, vai prejudicar todos nós”, declarou o gestor, presente na Arena MRV.
Símbolo da campanha “Juntos pelo planeta” estampa o gramado da Arena MRV antes de jogo entre Atlético e Bahia
A secretária de Meio Ambiente, Marília Melo, explica o motivo da escolha pelo futebol para dar visão à ação. “O futebol é o esporte do nosso país. Que cada um de nós, torcedores de futebol do Brasil, possam aderir a essa causa. O meio ambiente é responsabilidade de todos nós”, disse.
Doação para o RS
O Ministério Público de Minas Gerais vai doar, neste domingo, R$ 400 mil para vítimas da tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul. De acordo com o procurador do órgão, Lucas Marques, o valor, que será transferido por meio do Instituto Galo, foi adquirido após acordos do MPMG com empresas que infringem a Lei Ambiental.
“O Ministério Público faz acordos com empresas que infringem a Lei Ambiental e destina esses valores para a própria população. Hoje, R$ 400 mil são direcionados para o Instituto Galo atuar em prol da população do Rio Grande do Sul, mas já foram destinadas outras verbas, porque se trata de uma tragédia sem precedentes”, contou.
Vídeo nas redes
Em vídeo publicado nas redes sociais, os dois clubes fazem menção à tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul e projetam, em uma linha do tempo, o que pode acontecer com a Terra se a humanidade seguir no atual caminho.
Confira a linha do tempo
- 2024 - Mais de 2,3 milhões de pessoas atingidas por enchentes no RS
- 2027 - Inundações afetam produção agrícola em mais de 50 países
- 2030 - Centenas de espécies são extintas, com mortes em massa de animais
- 2031 - Secas matam mais do que doenças crônicas
- 2032 - Aumento de epidemias por transmissão de insetos
- 2035 - Oceanos invadem mais de 450 praias pelo mundo
- 2036 - Milhares de pessoas morrem em desastres naturais todos os anos
- 2037 - Floresta Amazônica se transforma em Savana Amazônica
- 2038 - 50% das espécies de animais do mundo estão extintas
- 2039 - Cientistas afirmam que falta pouco para que os danos sejam irreversíveis
- 2050 - A humanidade declara seu risco de extinção
O vídeo se encerra com a mensagem “ainda dá tempo de virar esse jogo”.
Nessa partida não tem rivalidade. Essa causa é de todos nós!#JuntosPeloPlaneta pic.twitter.com/l7w8YSm6XV
— Atlético (@Atletico) June 2, 2024
Atlético e Bahia se encontram a partir das 16h (de Brasília) deste domingo, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela sétima rodada do Brasileirão.