Ouvindo...

São Paulo vira sobre Fluminense, encosta no G4 e deixa rival na zona de queda

Em jogo movimentado, Tricolor Paulista aplica 2 a 1 e atinge sete jogos invictos na temporada, confirmando grande fase com técnico Luis Zubeldía

Bobadilla comemora primeiro gol do São Paulo sobre Fluminense

São Paulo e Fluminense fizeram, nesta segunda-feira (13), pela sexta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, um jogo em alta voltagem no MorumBis. Depois de perder uma enxurrada de gols na primeira etapa, os donos da casa ficaram atrás do placar, mas conseguiram virar o confronto no fim do segundo tempo e confirmaram a grande fase vivida sob o comando do técnico Luis Zubeldía.

Do lado dos vencedores, os gols da partida foram marcados por Bobadilla e Arboleda. No lado dos derrotados, a rede foi balançada com um gol contra de Igor Vinícius, após jogada de Keno.

Com o resultado, o São Paulo chega a sete jogos invictos, atravessando a melhor sequência no ano. O triunfo faz o time do Morumbi saltar para a quinta posição, com dez pontos.

Já o Fluminense fica na zona de rebaixamento, no 17º lugar, com cinco pontos.

Próximos jogos

As duas equipes voltam a jogar na próxima quinta-feira (16) pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.

O São Paulo encara, às 21h (de Brasília), o Barcelona-EQU, no MorumBis. Já o Fluminense recebe o Cerro Porteño, às 19h (de Brasília), no Maracanã.

O jogo

São Paulo amassa

O São Paulo montou uma linha de quatro atacantes para neutralizar a saída de bola ao estilo Fernando Diniz e conseguiu causar muito desconforto ao rival, que, em vários momentos, foi obrigado a dar chutões.

Com a bola, a equipe de Zubeldía ainda conseguia igualar o número de defensores da linha de quatro do rival e, assim, cresceu no primeiro tempo, criando muitas oportunidades.

Chances empilhadas

Nos 26 primeiros minutos de jogo, o São Paulo teve quatro chances claras de abrir o placar.

Nestor teve um chute defendido por Fábio, aos 14. Quatro minutos depois, Fábio saiu jogando errado, mas bloqueou um novo chute de Nestor e ainda encaixou o rebote cabeceado por Juan.

O Tricolor Paulista ainda perdeu outra oportunidade muito clara com uma cabeçada de Alan Franco. Tantos erros na finalização custariam caro.

Flu acha gol

Acuado na partida, o Fluminense conseguiu uma rápida troca de passes e ainda contou com um bote errado de Arboleda.

Keno invadiu a área e chutou na saída de Rafael, aos 28 minutos. A bola ainda bateu em Igor Vinícius antes de parar nas redes, abrindo o placar.

São Paulo empata

Atrás no placar, Tricolor Paulista não se abateu e contou com uma nova falha de reposição de Fábio para empatar o jogo, aos 31.

Juan, umas das surpresas na escalação, recuperou a bola e tocou para Bobabilla chutar para o gol.

Clima esquenta, e Diniz é expulso

Com o placar igual, a partida caiu de ritmo, mas subiu na temperatura com uma confusão protagonizada entre velhos conhecidos.

Diniz e Luciano bateram boca, após o atacante tentar fazer uma reposição rápida cobrando lateral. O treinador do Fluminense acabou expulso e saiu para os vestiários, sendo xingado pela torcida do São Paulo.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, o Fluminense foi quem se aproximou de ficar na frente do placar novamente, com um chutaço de Arias, aos seis minutos.

Em seguida, os dois times tiveram três jogadores substituídos de cada lado, e a partida, nitidamente, esfriou.

VAR em ação

O jogo só voltou a esquentar aos 24 minutos, quando Galoppo roubou a bola de Lima e tocou para Luciano virar o placar. O MorumBis explodiu.

Em seguida, contudo, o árbitro Anderson Daronco foi chamado pelo VAR e decidiu anular o lance, apontando uma falta do meia argentino antes de dar a assistência.

Arboleda vira o placar

O São Paulo, em seguida, continuou em cima até que foi premiado em um lance de bola parada. Erick cobrou o escanteio, e a bola chegou a Arboleda, que completou para o gol como o oportunismo de um atacante para selar um começo avassalador de Luis Zubeldía no comando do Tricolor Paulista.

Quando o estádio estava em festa, Marcelo, que deixara o banco de reservas há pouco tempo, acertou um lindo chute com a perna direita, mas a bola, caprichosamente, acertou a trave.

São Paulo 2 x 1 Fluminense

São Paulo

Rafael; Igor Vinícius, Arboleda, Alan Franco e Patryck (Welington); Bobadilla (Galoppo), Alisson e Nestor (Rodriguinho); André Silva (Ferreira), Juan (Erick) e Luciano. Técnico: Luis Zubeldía

Fluminense

Fábio; Marquinhos, Manoel (Felipe Andrade), Antônio Carlos e Diogo Barbosa (Marcelo); Martinelli (John Kennedy), Lima e Alexsander; Jhon Arias, Keno (Guga) e Kauã Elias (Terans). Técnico: Fernando Diniz.

Gols
Bobadilla (31min1ºT) e Arboleda (38min2ºT), do São Paulo
Igor Vinícius (contra, 28min1ºT), do Fluminense

Cartões amarelos
Nestor, Alisson, Luciano, Igor Vinícius, Erick (São Paulo); Lima, Manoel, Alexsander (Fluminense)

Cartão vermelho
Fernando Diniz (Fluminense)

Público: 39.515 pessoas
Renda: R$ 2.103.391,00

Motivo: sexta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 13 de maio de 2024, às 20h (de Brasília)
Local: Estádio MorumBis, em São Paulo

Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Auxiliares: Lucio Beiersdorf Flor (RS) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
Árbitro de vídeo: Helton Nunes (SC)

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.