Em busca de seu nono título do Campeonato Brasileiro, o Flamengo entra como um dos favoritos a conquistar a Série A em 2024. Com a manutenção da base, a continuidade do trabalho de Tite e confiança renovada após o Carioca invicto, o Rubro-Negro vive a expectativa de voltar a levantar o troféu depois de quatro anos.
Equilíbrio: time encaixa com Tite
Equilíbrio é a palavra que dita os rumos do trabalho da comissão técnica de Tite e, em 2024, a equipe alcançou a sintonia entre os setores. A defesa quebrou recordes no Campeonato Carioca, com 11 partidas consecutivas sem sofrer gols. Em 17 partidas oficiais, são apenas dois gols sofridos. Por outro lado, são 32 gols a favor.
Pedro é quem comanda o ataque, correspondendo ao voto de confiança de Tite, que o colocou como titular absoluto desde sua chegada, em outubro de 2023. São 13 gols em 14 partidas do camisa 9, um dos principais artilheiros do futebol brasileiro. Everton Cebolinha, Luiz Araújo e Arrascaeta compõem o ataque ideal do técnico.
Dois nomes por posição
As opções são muitas. Atendendo ao pedido da comissão técnica, a diretoria montou um elenco com dois nomes por posição. No ataque, Bruno Henrique e Gabigol - que está suspenso neste momento. No meio de campo, Gerson, Allan, Victor Hugo, Matheus Gonçalves são alternativas para De La Cruz, Pulgar e Arrascaeta.
Arrascaea, Varela, De La Cruz e Viña: uruguaios compõem o forte elenco do Flamengo
O uruguaio Nicolás De La Cruz, por exemplo, é o reforço contratado em 2024 que já alcançou a condição de titular. Seu compatriota Matías Viña ainda busca mais minutos, com Ayrton Lucas no time principal, assim como o zagueiro Léo Ortiz. Carlinhos, destaque no Nova Iguaçu no Carioca, se juntou ao grupo nesta semana.
Brasileirão como prioridade?
Sem levantar a taça do Campeonato Brasileiro desde o bi em 2019 e 2020, o Flamengo vive a expectativa pela edição de 2024. Após o título do Carioca, Tite afirmou que definiria, junto com a direção, as prioridades do clube para a sequência da temporada. Disputar os três torneios com força máxima é impossível, em sua visão.
Dentro deste cenário, a tendência é de que o Campeonato Brasileiro esteja entre as prioridades de Tite. A preocupação, contudo, está nos prováveis desfalques.
Sem a paralisação da Série A durante a Copa América, o Rubro-Negro pode perder boa parte dos titulares por até nove rodadas entre 20 de junho e 14 de julho.
Qual é a briga do Flamengo na Série A em 2024?
Guilherme Xavier, repórter da Trivela
“A briga do Flamengo na Série A é pelo título. Sem conquistá-lo desde 2020, ainda que em período de glórias nas copas, o Rubro-Negro é um dos favoritos, ao lado do bicampeão Palmeiras, Atlético e Internacional. A equipe iniciou o 2024 em grande fase, conquistando o Campeonato Carioca invicto. Tite gosta de times equilibrados, então não há nada melhor do que colocar seu trabalho à prova na competição que premia a regularidade.”
Ficha do clube
Clube de Regatas do Flamengo
- Fundação: 17 de novembro de 1895
- Modelo de gestão: Clube associativo
- Presidente: Rodolfo Landim
- Títulos da Série A: 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009, 2019 e 2020
- Campanha de 2023: Quarto colocado
- Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Elenco do Flamengo
Goleiros
- Agustín Rossi
- Matheus Cunha
Zagueiros
- Léo Pereira
- David Luiz
- Cleiton
- Fabrício Bruno
- Léo Ortiz
Laterais
- Varela
- Wesley
- Matías Viña
- Ayrton Lucas
Meio-campistas
- Igor Jesus
- Erick Pulgar
- Gerson
- Allan
- Matheus Gonçalves
- Arrascaeta
- Victor Hugo
- Nicolás De La Cruz
Atacantes
- Gabigol
- Bruno Henrique
- Pedro
- Everton Cebolinha
- Luiz Araújo
- Carlinhos
Técnico: Tite