Ouvindo...

Fortaleza bate Bragantino, acaba com jejum de vitórias e fica perto da ‘Sula’

Com a derrota na 36ª rodada do Brasileiro, time paulista não tem mais chance de título, mas garantiu a vaga na Libertadores

Calebe comemora segundo gol do Fortaleza contra o Bragantino

O Fortaleza encerrou um jejum de dez jogos sem vencer, nove deles pelo Brasileiro da Série A, ao bater o Red Bull Bragantino na noite desta quinta-feira (30), 2 a 1, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP). O jogo foi válido pela 36ª rodada e os donos da casa terminaram com nove em campo após duas expulsões.

O resultado eliminou o “fantasma” do rebaixamento para os cearenses, que chegaram aos 48 pontos, agora na 11ª colocação. Mas, mais do que isso, deixou encaminhada a classificação para a Copa Sul-Americana de 2024, objetivo do clube após recalcular rotas com a má fase na competição.

Mesmo se não somar mais pontos nas duas últimas rodadas, o Leão deve disputar no ano que vem o torneio do qual foi vice em 2023.

Já a derrota para o Bragantino acabou com a possibilidade de título. O time parou nos 59 pontos, na sexta posição, mas a sete pontos do líder Palmeiras, com seis a disputar nas duas rodadas finais.

Mas como o Athletico-PR só empatou com o Cruzeiro no Mineirão, os paulistas se garantiram na Copa Libertadores de 2024. Por enquanto a partir da fase preliminar, mas ainda com chance de chegar ao G4 e ir direto à fase de grupos.

Calebe desequilibra

O meia-atacante, ex-Atlético, ganhou a posição no meio de campo do Fortaleza nas últimas rodadas, após se recuperar de lesões. Aliás problemas fisicos atrapalharam o ano do jovem jogador de 23 anos. Ele ocupou a vaga do argentino Pochettino, e deu mais velocidade ao Leão, o que foi comprovado nesta noite.

No primeiro gol, uma saída de bola errada do Bragantino fez a bola sobrar para Calebe já no campo de ataque. Ele acionou Yago Pikachu na direita, que invadiu a área e chutou para abrir o placar.

O Bragantino, até aquele momento, 13 minutos do primeiro tempo, ficava com a bola, mas não pressionava. E nove minutos depois, Calebe deu um tapinha para driblar Lucas Cunha, entrou na área e só deslocou Cleiton para o 2 a 0.

No finalzinho do primeiro tempo, Mosquera fez a jogada e tocou para Ramires, que finalizou sem muita força. A bola desviou em Sasha e entrou.

Pressão e expulsões

O técnico Pedro Caixinha fez mudanças para o segundo tempo, deixou o Bragantino mais ofensivo, e chegou a pressionar o Fortaleza. Teve bola no travessão, viram o goleiro rival João Ricardo fazer defesas, e cera.

Ainda deu tempo de Pedro Augusto, volante que vem sendo criticado pela torcida do Fortaleza por ter pedido pênalti na decisão da Copa Sul-Americana contra a LDU de Quito, perder um dos gols mais feitos dessa edição do Campeonato Brasileiro. Sozinho, na frente de Cleiton, com tempo para pensar, ele chutou para fora.

Depois disso, duas expulsões para o Bragantino, por um pisão, de Ramires em Pedro Augusto, e por um chute de Alerrandro em Brítez. Ambos com chamada de revisão pelo árbitro de vídeo, e mesmo assim os mandantes ainda tiveram chance de empatar.

Próximos jogos

O Bragantino recebe o Coritiba no próximo domingo (3), às 18h30 (de Brasília), no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. O jogo será válido pela 37ª rodada do Brasileirão. No mesmo dia e horário, o Fortaleza enfrenta o Goiás na Arena Castelão, na capital cearense.

Bragantino 1 x 2 Fortaleza

Bragantino

Cleiton; Hurtado (Sorriso), Léo Realpe, Lucas Cunha e Juninho Capixaba; Jadsom, Eric Ramires e Eduardo Sasha (Alerrandro); Helinho (Matheus Gonçalves), Mosquera (Vitinho) e Thiago Borbas. Técnico: Pedro Caixinha.

Fortaleza

João Ricardo (Fernando Miguel); Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco (Escobar); Zé Welison, Caio Alexandre (Lucas Sasha) e Calebe (Pedro Augusto); Yago Pikachu, Thiago Galhardo (Lucero) e Guilherme. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Gols
Eduardo Sasha (48min1ºT) para o Bragantino
Yago Pikachu (13min1ºT), Calebe (22min1ºT) para o Fortaleza

Cartões Amarelos
Juninho Capixaba (Bragantino); João Ricardo, Yago Pikachu, Zé Welison (Fortaleza)

Cartões Vermelhos
Eric Ramires e Alerrandro (Bragantino)

Motivo: 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A
Data e horário: 30 de novembro de 2023 (quinta-feira), às 20h30 (de Brasília)
Local: Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)

Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa/RJ) e Rafael Trombeta (PR)
VAR: Wagner Reway (Fifa/PB)

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.