Santos lidera no digital e se torna o clube que mais cresceu nas redes sociais em 2025

Levantamento do Ibope Repucom mostra evolução das bases digitais dos 50 clubes mais seguidos do país

Vila Belmiro, em Santos

As redes sociais seguem ganhando protagonismo no futebol brasileiro, não apenas como canais de relacionamento com torcedores, mas como importantes fontes de receita, visibilidade e fortalecimento de marca. Em 2025, um levantamento realizado pelo Ibope Repucom, que monitora a evolução digital dos 50 clubes mais seguidos do país, revelou quais equipes mais cresceram ao longo da temporada, e o grande destaque foi o Santos.

Entre janeiro e dezembro, o Alvinegro Praiano saiu da 9ª para a 3ª colocação no ranking, ficando atrás apenas de Flamengo e Corinthians. O clube também registrou o maior salto da tabela, acumulando mais de 12 milhões de seguidores nas plataformas.

Um dos retrospectos de maior destaque do Santos está no Tik Tok, que alcançou mais de 600 milhões de visualizações no mês de outubro, superando o clube de maior inscritos nas redes sociais, o Flamengo, com 210 milhões views na plataforma.

“Este crescimento nas redes é fundamental, pois fortalece a nossa marca e amplia o alcance e o engajamento com o torcedor. Não tenho dúvidas de que também haverá reflexos positivos para nossos parceiros e patrocinadores, já que a exposição aumentou consideravelmente. É importante destacar que, ainda em 2024, o departamento de Marketing e Comunicação já havia preparado o terreno para o boom registrado neste ano, especialmente com ações no TikTok, plataforma que dialoga diretamente com o torcedor mais jovem”, afirmou o presidente Marcelo Teixeira.

É importante destacar que, ainda em 2024, o departamento de Marketing e Comunicação já havia preparado o terreno para o boom registrado neste ano, especialmente com ações no TikTok, plataforma que dialoga diretamente com o torcedor mais jovem”, adicionou.

Esse crescimento nas redes sociais reflete a força da nossa torcida, a tradição do Santos e o trabalho sério que temos feito para aproximar cada vez mais o clube de novas gerações. Estar entre os maiores do país também no digital mostra que o Santos continua gigante dentro e fora de campo”, finalizou Marcelo Teixeira.

O bom desempenho do clube paulista nas redes também registrou o maior aumento nas redes sociais, sem contar o YouTube, entre os 100 clubes com mais seguidores no mundo em agosto. Isso porque, segundo o CIES Football Observatory, o clube cresceu 81,7% no período de um ano, desde junho de 2024.

O estudo também destacou o avanço do Sport, que, apesar de ocupar a 15ª colocação geral, se tornou o primeiro clube nordestino a atingir 1 milhão de seguidores no TikTok, mantendo-se como o segundo time da região com maior presença digital — atrás apenas do Bahia.

“As redes sociais são hoje uma das maiores vitrines do futebol. Cada novo seguidor é mais do que um número: é um torcedor mais próximo, um consumidor em potencial e, principalmente, alguém que amplifica a nossa história. O crescimento do Sport no digital mostra que, quando entregamos conteúdo com verdade e consistência, a marca ganha alcance e relevância nacional”, destaca Henrique Aguiar, diretor de marketing e negócios do clube pernambucano.

Outros clubes, como Red Bull Bragantino e Fluminense, também apresentaram picos de crescimento ao longo do ano, impulsionados por estratégias de marketing digital, campanhas estruturadas e movimentação de torcedores.

O Remo, muito em razão da boa campanha na série B que culminou com a volta a elite nacional após 32 anos, fechou o top 5 de maiores crescimentos com mais de 500 mil novos seguidores ao longo do ano. Já a Chapecoense voltou a figurar entre os clubes com maior crescimento mensal — algo que não ocorria desde abril de 2017 — ao registrar 67 mil novas adesões em dezembro, mais da metade vindas do Instagram, onde ultrapassou a marca de 1 milhão de seguidores.

O levantamento reforça também a hegemonia das equipes do Sudeste, que dominam as primeiras posições do ranking. O Grêmio segue como o único representante do Sul dentro do top 10, enquanto Flamengo e Corinthians continuam no topo absoluto das bases digitais.

Entre os clubes do interior, o Botafogo-SP se consolidou como um caso de destaque nacional. Em 2025, alcançou 1 milhão de seguidores e reafirmou o forte trabalho de consolidação de marca, que em 2024 já havia garantido ao clube o maior crescimento proporcional do Brasil, com aumento de 22% na base digital — cerca de 170 mil seguidores. O desempenho coloca o Tricolor à frente de tradicionais rivais paulistas, como Guarani e Ponte Preta, e entre os 30 clubes com maior presença online do país.

O relatório do Ibope Repucom mostra que o ambiente digital segue sendo um terreno estratégico e competitivo para os clubes brasileiros, e que planejamento, consistência e identidade de marca seguem determinantes para transformar engajamento em crescimento real e sustentável.

Leia também

TOP 10 dos clubes que mais cresceram em 2025

  • Santos: +11.466.870
  • Flamengo: + 4.217.974
  • Corinthians: + 1.972.729
  • Palmeiras: + 1.121.514
  • Remo: +512.570
  • Fluminense: +455.088
  • Red Bull Bragantino: +357.865
  • Cruzeiro: +320.275
  • Bahia: + 206.362
  • São Paulo: +212.727
Iúri Medeiros é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Passou pela Gazeta Esportiva, onde estagiou e posteriormente cobriu o dia a dia do Corinthians. Além do noticiário do Timão, participou da cobertura de jogos de Palmeiras, Santos e São Paulo, além de eventos na capital paulista, como a São Silvestre. Na Itatiaia, acompanha Corinthians e Santos.

Ouvindo...