Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Botafogo no WhatsApp

Como Paiva pode reforçar a marcação do Botafogo contra o PSG no Mundial

Equipes se enfrentam nesta quinta (19), em Los Angeles, pela segunda rodada do Grupo B do Mundial de Clubes

Renato Paiva definirá equipe do Botafogo contra o PSG nesta quarta (19)

Na estreia do Mundial de Clubes, o Paris Saint-Germain fez 4 a 0 sobre o Atlético de Madrid, time reconhecido pela solidez defensiva sob comando de Diego Simeone. O PSG é o próximo adversário do Botafogo pelo Grupo B do torneio, e, para o confronto de quinta-feira (19), o técnico Renato Paiva deve fazer mudanças visando frear o ímpeto ofensivo dos franceses.

Após abrir 2 a 0 sobre o Seattle Sounders na primeira etapa, o Botafogo perdeu o domínio das ações no segundo tempo da estreia, mas conseguiu segurar a vitória por 2 a 1 no domingo (15).

As mudanças de Renato Paiva - como as entradas dos reforços Arthur Cabral e Joaquín Correa - não surtiram o efeito esperado. Antes do encontro com o PSG, Paiva falou sobre os ajustes necessários.

“Obviamente, as correções precisam ser feitas em cima de vídeo. São três dias, com os jogadores em recuperação. (Houve erros que) Não podem acontecer com um adversário contra o PSG. Temos que melhorar defensivamente, com bola, gosto da equipe defendendo com bola. É uma grande equipe, coletivo muito forte, com muitas formas de atacar e agressiva, mas também deixa momentos para o adversário atacar e ter a bola”, analisou o treinador.

Leia também

Cuiabano e Allan são alternativas

Depois de apostar em uma dupla de ataque contra o Sounders, Renato Paiva deve reforçar o meio de campo para enfrentar o PSG. Mastriani, portanto, deve voltar a ser reserva.

Uma alternativa é o retorno de Cuiabano, atuando como meio-campista e fazendo “dobradinha” com Alex Telles na esquerda.

O volante Allan também é opção, podendo entrar no lugar do Mastriani ou até mesmo de Artur ou Savarino, alterando a disposição tática da equipe.

Assim, uma possível formação do Botafogo tem John; Vitinho, Jair, Alexander Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas, Allan (Artur) e Cuiabano; Savarino e Igor Jesus.

A definição acontecerá em atividade nesta quarta (18), no Westmont College, às 14h de Brasília (10h local).

Às 18h30 de Brasília, a delegação embarca para Pasadena, em Los Angeles, onde tem chegada prevista para às 21h de Brasília.

A equipe do Botafogo fará o reconhecimento do Rose Bowl, palco do jogo contra o PSG, ainda na noite de quarta-feira (18). Renato Paiva e três jogadores atenderão à imprensa.

Poderio ofensivo do PSG

156 gols em 59 partidas: com as campanhas nos títulos da Ligue One e da Liga dos Campeões, o Paris Saint-Germain chega ao confronto com o Botafogo com média de 2,65 gols por jogo.

Dembélé, Doué, Kvaratskhelia, Barcola, Mbaye, Gonçalo Ramos... Não faltam estrelas no setor ofensivo, mas o desempenho coletivo da equipe de Luis Enrique é o destaque em 2024/25.

Os artilheiros do PSG em 2024/25:
  • Dembélé - 33 gols
  • Barcola - 21 gols
  • Gonçalo Ramos - 18 gols
  • Doué - 15 gols
  • Hakimi - 9 gols

Fala, Igor Jesus!

Se há dúvidas na formação do Botafogo, uma certeza é a presença de Igor Jesus no comando do ataque contra o Paris Saint-Germain. O camisa 99 vive grande fase com a camisa do Glorioso.

Após marcar um dos gols na vitória sobre o Seattle Sounders, o centroavante projetou o confronto com os atuais campeões da Europa, ressaltando a qualidade do Botafogo.

“Claro que o Mister vai avaliar bem como a equipe deles joga. Tem qualidade, mas nós também temos. Nós vamos os enfrentar, e eles nos enfrentarão. Estamos preparados para esse desafio. Muitos duvidam de nós, mas sabemos da qualidade que temos. Vamos trabalhar em cima disso, nos defender e atacar bem para fazer os gols que podem nos dar a vitória”, afirmou Igor Jesus.

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.