O chaveamento do
“Nada menos que 16 dos 35 atletas inscritos pelo Glorioso no Mundial de Clubes da FIFA 2025 têm alguma experiência europeia no currículo. E uma parte considerável deles passou por times e ligas bem importantes do cenário do Velho Continente”, destacou a entidade internacional em seu portal, nesta terça (17).
John Textor confirma vendas ao Nottingham Forest, mas não inclui Cuiabano Zagueiro do Botafogo projeta plano contra o PSG: ‘Se eu sou o técnico...’ Botafogo no Brasileirão: datas e horários dos jogos entre as rodadas 13 e 18 Técnico do Botafogo projeta ‘noite perfeita’ contra PSG após estreia com vitória
John, Vitinho, Alex Telles, Marlon Freitas e Artur, que iniciaram a partida contra o Seattle Sounders e devem ser titulares contra o PSG, estão entre os atletas com “currículo europeu”.
Na janela pré-Mundial, o Botafogo ainda reforçou o elenco com três jogadores vindo da Europa: o zagueiro Kaio, ex-Krasnodar-RUS, e os atacantes Arthur Cabral, vindo do Benfica-POR, e Joaquín Correa, que já defendeu Sampdoria-ITA, Sevilla-ESP, Lazio-ITA, Olympique de Marselha-FRA e Inter de Milão-ITA.
Os dois atacantes já foram acionados por Renato Paiva na segunda etapa da partida contra o Seattle Sounders, no domingo (15). O técnico quis dar minutos aos atletas que foram integrados ao elenco já nos Estados Unidos.
Confira os jogadores do Botafogo com passagens pelo futebol europeu:
- John (G): um semestre no Valladolid (ESP)
- Vitinho (LD): quatro temporadas no Cercle Brugge (BEL) e duas temporadas no Burnley (ING)
- Bastos (Z): quatro temporadas no Rostov (RUS) e quatro temporadas na Lazio (ITA)
- Kaio (Z): seis temporadas no Krasnodar (RUS)
- Alex Telles (LE): uma temporada no Galatasaray (TUR), uma temporada na Inter de Milão (ITA), quatro temporadas no Porto (POR), duas temporadas no Manchester United (ING) e uma temporada no Sevilla (ESP)
- Marçal (LE): uma temporada e meia no Torreense (POR), três temporadas e meia no Nacional de Funchal (POR), uma temporada no Gaziantepspor (TUR), uma temporada no Guingamp (FRA), três temporadas no Lyon (FRA) e duas temporadas no Wolverhampton (ING)
- Danilo (M): duas temporadas no Braga (POR), uma temporada no Valencia (ESP), um semestre no Benfica (POR), um semestre no Standard Liège (BEL) e três temporadas e meia no Nice (FRA)
- Marlon Freitas (M): um semestre no STK Samorin (EVQ)
- Allan (M): três temporadas na Udinese (ITA), cinco temporadas no Napoli (ITA) e duas temporadas no Everton (ING)
- Artur (A): uma temporada no Zenit São Petersburgo (RUS)
- Rwan Cruz (A): uma temporada e meia no Ludogorets (BUL)
- Matheus Martins (A): uma temporada e meia no Watford (ING)
- Joaquín Correa (A): uma temporada e meia na Sampdoria (ITA), duas temporadas no Sevilla (ESP), três temporadas na Lazio (ITA), três temporadas na Inter de MIlão (ITA) e uma temporada no Olympique de Marselha (FRA)
- Gonzalo Mastriani (A): um semestre no Crotone (ITA), um semestre no ND Gorica (ESL) e uma temporada no Olhanense (POR)
- Jeffinho (A): uma temporada no Lyon (FRA)
- Arthur Cabral (A): duas temporadas e meia no Basel (SUI), uma temporada e meia na Fiorentina (ITA) e duas temporadas no Benfica (POR)
A situação na chave
Após os resultados da primeira rodada, o Paris Saint-Germain lidera a chave com três pontos, com quatro de saldo de gols.
O Botafogo está em segundo lugar, com três pontos e um gol de saldo. O Seattle Sounders e o Atlético de Madrid não somaram pontos.
Na quinta (19), o primeiro jogo do Grupo B é entre Sounders e Atleti, às 19h (de Brasília), em Seattle. PSG e Botafogo jogam às 22h (de Brasília) em Los Angeles.