Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Botafogo no WhatsApp

Renato Paiva destaca torcida do Botafogo após classificação: ‘Começamos com 12’

Treinador avalia vitória sobre a Universidad de Che, na qual o Botafogo teve Jair expulso aos 18 minutos do primeiro tempo

Renato Paiva em ação em partida do Botafogo no Estádio Nilton Santos

Ao analisar a classificação do Botafogo para as oitavas de final da Libertadores, com vitória sobre a Universidad de Chile por 1 a 0 nesta terça-feira (27), o técnico Renato Paiva destacou o apoio da torcida no Nilton Santos. Para o treinador, os mais de 30 mil alvinegros foram um jogador a mais - especialmente após a expulsão de Jair, aos 18 minutos do primeiro tempo.

“Disseram ali dentro que nós jogamos com 10 um monte de tempo. Não jogamos, não. Nós começamos com 12 e, quando o Jair foi expulso, jogamos com 11. Porque a torcida deixa qualquer profissional deste clube sem palavras. Começamos a ganhar o jogo na recepção que tivemos no ônibus. Um mosaico fantástico, geraram um ambiente de grande apoio e também de alguma intimidação ao adversário, de entender onde está e onde veio jogar”, iniciou Renato Paiva.

Leia também

“E depois, naquele momento em que era mais fácil entrar em descrença, não acreditar, foi um momento em que eles equilibraram o jogo, com um apoio constante durante os 90 e muitos minutos. Para mim era praticamente impossível ganhar este jogo ou manter esta vantagem durante o jogo se não fosse o 12º e depois o 11º jogador desta equipe. Portanto, a primeira palavra é de agradecimento do fundo do meu coração para a torcida, para o trabalho que fez antes e durante o jogo. Foram fundamentais”, concluiu.

Após a expulsão de Jair, revisada no VAR por entrada em Aránguiz no meio de campo, o Botafogo reorganizou-se mesmo em desvantagem numérica e teve as melhores chances. Igor Jesus, em atuação de muita entrega, foi o herói da classificação ao marcar o gol da vitória aos 38 minutos do primeiro tempo.

Estudiantes lidera a chave

A liderança do Grupo A da Libertadores ficou com o Estudiantes, que venceu o Carabobo por 2 a 0, em La Plata, e chegou aos 12 pontos.

O Botafogo alcançou a mesma pontuação, mas teve saldo de gols menor: 6 a 3 a favor da equipe argentina. Veja a tabela completa!

A Conmebol definirá, por sorteio, o chaveamento do mata-mata da Libertadores em 2 de junho. Os 16 classificados serão conhecidos até quinta (29).

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.