Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Botafogo no WhatsApp

Botafogo vai às redes e reage à gafe da CBF com Garrincha; veja

Clube carioca publicou foto nas redes sociais nesta quinta-feira (15) após publicação da CBF

Garrincha foi homenageado pelo Botafogo nas redes sociais

O Botafogo usou as redes sociais, nesta quinta-feira (15), para reagir à gafe comeitda pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A CBF publicou, na quarta-feira, um compilado de atletas com a camisa 7 da Seleção Brasileira e deixou de fora Garrincha. O clube carioca, pelo qual Garrincha jogou a maior parte da carreira, exaltou o jogador.

“A origem da mística camisa 7 no futebol tem nome: Mané Garrincha! Bicampeão da Copa com a Seleção Brasileira, o Anjo das Pernas Tortas comandou o espetáculo de 62 e se tornou melhor do mundo com o número. Um marco na identificação nacional com o esporte, a Alegria do Povo! INESQUECÍVEL”, escreveu.

Garrincha defendeu o Botafogo de 1953 a 1965. Ele foi parte fundamental da equipe que conquistou duas Copas do Mundo: 1958 e 1962. Pelo Botafogo, foi campeão do Campenoato Carioca e do Rio-São Paulo.

Garrincha entrou em campo pela Seleção Brasileira 50 vezes com 12 gols marcados e duas assistências anotadas. Além das duas Copas do Mundo, foi campeão do Superclássico das América (1957) e outros títulos.

Após ‘esquecer’ Garrincha, a CBF foi às redes sociais para publicar um vídeo com lances do jogador, nesta quinta-feira. As reações, assim como na postagem original, não foram positivas. No conteúdo ‘original’, nomes como Adriano, Douglas Costa, David Neres, Neymar, Bebeto, Jairzinho, Paquetá, Hulk, Vinicius Jr., Martinelli, Richarlison, Elano e Ronaldinho foram utilizados.

Leia também

Garrincha

Um dos maiores nomes da história do futebol brasileiro, Garrincha foi campeão mundial em 1962 pela Amarelinha usando a camisa 7. Foi também com esse número que ele brilhou pela Seleção em outras oportunidades e se eternizou como uma lenda do Botafogo.

Internautas questionaram a postagem da CBF e saíram em defesa da exaltação do ídolo brasileiro.

“Temos a MISSÃO de preservar o legado do GARRINCHA. É o segundo maior jogador da HISTÓRIA do Brasil. E tá sendo esquecido pela própria CBF”, disse um perfil.

“Esquecer o Garrincha, o 7 que te deu uma das estrelas dessa camisa mostra o tamanho do buraco que você tá enfiada”, criticou um torcedor.

“Existe um projeto de apagar Garrincha que vai cada vez mais se tornando bem sucedido. Dessa vez foi a CBF, mas muitos do que fazem parte da comunidade do futebol como um todo também tem participação nisso”, apontou um jornalista.

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.
Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.