Concentrado em Itu, no interior de São Paulo, o Botafogo deu início a mais uma fase da pré-temporada de 2024. A delegação viajou para o período de treinos com 30 jogadores, mas, neste momento, dois realizam treinos específicos, à parte do grupo. Tratam-se de Rafael e Patrick de Paula, recuperados de lesões graves sofridas em 2023.
O lateral-direito (cirurgia no joelho esquerdo, em julho) e o volante (cirurgia no joelho esquerdo, em fevereiro) estão liberados pelo departamento médico, que inicia 2024 zerado. De todo modo, Rafael e PK, respectivamente, ainda cumprem etapas antes de serem totalmente reintegrados às atividades do elenco principal.
Operado em julho, Rafael já cumpriu os seis meses previstos à época da cirurgia. O lateral-direito seguiu treinando, acompanhado por profissionais do clube, durante as férias. Com Mateo Ponte na seleção do Uruguai para o Torneio Pré-Olímpico, o jogador é o único nome da posição à disposição de Tiago Nunes no momento.
A recuperação de Patrick de Paula, que teve várias lesões no local em fevereiro de 2023, é mais complexa, e o volante completará um ano de recuperação em breve. Segundo apurado pela Itatiaia, a expectativa é de que o atleta ainda não esteja à disposição para a estreia do time na Libertadores, nos dias 21 e 28 de fevereiro.
Tiago Nunes orientando o elenco alvinegro nos primeiros dias de trabalho de 2024
Antes do confronto pela segunda fase preliminar da Libertadores,
O elenco profissional passa por uma reformulação desde a virada do ano, com