A diretoria do Botafogo busca reforços para o elenco profissional e tem em Cristian Medina, do Boca Juniors, um dos alvos para o meio de campo. O Alvinegro já fez uma proposta ao clube argentino pelo meia de 21 anos, que firmou-se entre os titulares dos Xeneizes nesta temporada.
A proposta foi publicada pelo portal “ge”, sem os valores revelados. O Botafogo, procurado pela Itatiaia, não fala sobre a movimentação do clube no mercado.
O clube carioca ainda não tem reforços para a temporada de 2024, mas definiu as saídas de Luis Henrique, Di Plácido e Lucas Fernandes. Veja a movimentação
Boca antecipou interesse e renovou vínculo
Formado nas divisões de base do Boca Juniors, Cristian Medina estreou no time principal em 2020 e tem ganhado mais oportunidades a cada temporada. Em 2023, o camisa 36 firmou-se como um dos destaques da equipe de Jorge Almirón, técnico que deixou o clube após a campanha na Libertadores.
Cristian Medina e Marcelo Delgado, dirigente do Boca Juniors, no momento da renovação do contrato do meia, em agosto de 2023
Foram 50 jogos em 2023, sendo 33 como titular, com cinco gols e quatro assistências. A versatilidade e o amadurecimento de Medina ao longo da temporada fizeram o Boca Juniors se antecipar aos interessados, principalmente do futebol europeu, e renovar o contrato do jovem até dezembro de 2027.
O jogador assinou a prorrogação do contrato por mais um ano e recebeu uma valorização salarial em agosto de 2023. De acordo com o diário “Olé", a multa rescisória do jogador está estipulada em 15 milhões de dólares, cerca de R$ 73 milhões na cotação atual.
Europa de olho no Xeneize
O desempenho de Cristian Medina já desperta o interesse de clubes europeus. Ao longo de 2023, o meia foi elogiado, por exemplo, por Javier Zanetti, histórico lateral argentino e que, atualmente, é vice-presidente da Inter de Milão, da Itália.
Ao elogiá-lo em entrevistas após o vice do Boca Juniors da Libertadores, em novembro, o dirigente reforçou que é apenas “um gosto pessoal”, e não que a Inter de Milão iria fazer uma oferta pelo jogador.